Rio -  Reduzir as desigualdades sociais no estado do Rio de Janeiro e auxiliar famílias desabrigadas por desastres naturais foram as metas — conquistadas — da Secretaria de Assistência Social ao longo de 2012. A pasta colecionou destaques com ações dos programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, Aluguel Social, Restaurante Cidadão e do Pacto de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, por exemplo.
Oportunidades: programas do estado beneficiaram mais de um milhão de pessoas no ano passado | Foto: Carlos Magno / Divulgação
Oportunidades: programas do estado beneficiaram mais de um milhão de pessoas no ano passado | Foto: Carlos Magno / Divulgação
O ano também teve resultado proveitoso na prevenção de vulnerabilidades e de riscos sociais e de pessoas. Através do Pacto de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, a Secretaria transferiu recursos fundo a fundo, no valor de R$ 24.457.680, aos 92 municípios do estado.
investimento ajudou no funcionamento de 372 Centros de Referência da Assistência Social, equipamentos da área de Proteção Social Básica, entre outros programas.
Uma das ações com reflexo direto no bem-estar da população foi o Aluguel Social. O programa auxiliou mais de 16 mil famílias em 12 municípios, totalizando investimento de quase R$ 60 milhões. A maior parte dos beneficiados é da Região Serrana (Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis).
“O aluguel social garante mais tranquilidade às famílias que tiveram que deixar suas casas”, observou o secretário de Assistência Social, Zaqueu Teixeira.