sábado, 20 de outubro de 2012

STJD absolve Juninho, mas multa o Vasco em R$ 3 mil

Atleta foi julgado por ter ido ao vestiário antes de realizar o exame anti-doping, após a partida contra a Ponte

Rio -  Nesta sexta-feira, o meia Juninho Pernambucano foi absolvido das acusações de ter infringido o regulamento do controle de doping da CBF. O jogador do Vasco foi julgado por ter ido ao vestiário antes de se encaminhar para a realização do exame, na partida contra a Ponte Preta.

No julgamento, Juninho declarou estar triste com a situação, e que se sente abalado moralmente por ter sofrido tais acusações. O jogador chegou a se emocionar ao comentar o recebimento da notícia por seus familiares e amigos.

"Estou punido moralmente. Sou um exemplo de jogador, um representante do futebol brasileiro. Ser acusado de ter burlado a lei é um absurdo para mim. Foi duro, jogar 20 anos e ter o nome manchado por algo que você não cometeu.", declarou o meia do Vasco.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Juninho foi absolvido pelo STJD | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
O jogador, que realiza tratamento medico ortomolecular, admitiu que chegou a ficar preocupado com a possibilidade de ter utilizado algum medicamento que possa ter lhe prejudicado, mas declarou que em um segundo momento viu que estava sendo injustiçado e que se está muito decepcionado por toda a situação.

"No início fiquei preocupado, pois faço medicina ortomolecular e pensei que poderia ter usado algo que tivesse me prejudicado. Se fosse por isso, pensei em assumir e tentar entender. Em um primeiro momento fiquei preocupado, e no segundo acordei de manhã com mensagens da família e de franceses. Foi uma decepção ter que explicar para todo mundo ainda hoje e dizer o que aconteceu", concluiu.

Pela maioria dos votos, Juninho foi absolvido das acusações, enquanto o Vasco terá que pagar uma multa de R$ 3 mil, por infração ao artigo 191, incisos I e III do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva),  por deixar de cumprir a obrigação legal e o regulamento, geral ou especial, da competição.


Juninho ainda acha cedo para 'jogar a toalha' por vaga na Libertadores

Meia do Vasco admitiu que a classificação ficou ainda mais difícil, mas acredita na reação de sua equipe

Rio -  A derrota por 3 a 2 diante o Botafogo foi um verdadeiro banho de água fria nas pretensões do Vasco de se aproximar do São Paulo, que soma 55 pontos e atualmente fecha a zona de classificação para a Copa Libertadores de 2013. Mesmo assim, jogadores cruz-maltinos como Juninho Pernambucano não jogam a toalha e garantem que ainda não desistiram de disputar o principal torneio de clubes da América do Sul na próxima temporada.

Após perder por 2 a 0 para o próprio Tricolor paulista e também para o Santos, e ser superado pelos botafoguenses neste meio de semana, os vascaínos estacionaram nos 50 pontos, se complicando bastante para a sequência do Campeonato Brasileiro. A sete rodadas do fim, o Reizinho mantém a confiança.

"Temos que analisar a tabela com cuidado e verificar aquilo que precisamos fazer para que a vaga na Copa Libertadores seja conquistada. Acho que ainda é muito cedo para desistir ou jogar a toalha. Temos que lutar porque ainda faltam alguns pontos a serem disputados e as coisas podem mudar", contou o meia Juninho.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Juninho ainda sonha com uma vaga na Libertadores | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Passada a derrota para o Botafogo, o elenco do Vasco realizou apenas um trabalho regenerativo nesta sexta-feira, e passa a focar no duelo contra o Internacional, marcado para a próxima quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), em São Januário, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Para este compromisso, o técnico Marcelo Oliveira espera um posicionamento do departamento médico sobre a situação dos dois centroavantes da equipe. Alecsandro, com um estiramento grau um na coxa direita, e o equatoriano Carlos Tenorio, se recuperando de um estiramento muscular na coxa direita, continuam em tratamento. O elenco volta a treinar na manhã deste sábado, em São Januário, e o domingo será de folga.

As informações são do iG

Diguinho deve ser titular contra o Galo

Rio -  Às vésperas da partida decisiva contra o Atlético-MG, o técnico Abel Braga ainda não tem total certeza de como irá escalar a equipe do Fluminense. Mas a dúvida pode estar chegando ao fim.
Sem Jean, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, a tendência era que Valencia ocupasse a vaga no meio-campo tricolor, entretanto, uma lesão constatada no jogador o deixará fora da partida, e Abel deve escalar Diguinho.
Diguinho se recupera de lesão e ja faz trabalho no gramado | Foto: Divulgação
Diguinho deve ser titular na partida contra o Atlético-MG | Foto: Divulgação
Após se recuperar de uma lesão, o volante ainda não conseguiu reconquistar a vaga de titular no time do Fluminense, mas deve ter sua nova chance no próximo jogo.
Fluminense e Atlético-MG se enfrentam às 16h de domingo, no Independência.

Sem Cleber Santana, Wellington Bruno ganha chance contra o São Paulo

Rio -  O Flamengo terá o desfalque de Cleber Santana no duelo contra o São Paulo, domingo, no Engenhão. O apoiador que foi contratado junto ao Avaí mas tem direitos econômicos ligados ao time do Morumbi, não poderá ir a campo por detalhes burocráticos.

Desta forma, Wellington Bruno será o escolhido para iniciar a partida. Quem confirmou a presença do atleta foi Dorival Júnior em entrevista nesta sexta-feira, no Ninho do Urubu.

"São situações que você não consegue entender. Desde que assina contrato com outro clube, deveria jogar. Não deveria existir esse empecilho. Mas acontece com todos os clubes", disse Dorival, explicando a ausência de Cleber Santana na partida.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Dorival Júnior não poderá contar com Cleber Santana | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
O Flamengo deve apresentar novidades na escalação para o jogo contra o São Paulo. González retorna ao time. A tendência é que Renato Santos seja mantido no setor. Já Cáceres que se chocou com Paulo Victor durante atividade desta sexta ainda é dúvida. O paraguaio sente dores no quadril e será reavalidado neste sábado.

Com o panorama, o Flamengo deve ser escalado com: Felipe, Wellington Silva, Renato Santos, González e Ramon; Airton, Cáceres, Renato e Wellington Bruno; Love e Liedson.

'Coalhada' Bruno Mendes em alta no Botafogo

POR Fabio Falcão Cazes
Rio -  A semelhança física com o personagem imortalizado pelo gênio Chico Anysio rendeu a Bruno Mendes o apelido de Coalhada, quando dava seus primeiros chutes nas categorias de base do Guarani. Dentro de campo, eles são uma antítese. Vivendo um momento mágico no Botafogo depois de marcar três gols em duas partidas, sendo dois na vitória sobre o Vasco, o garoto tem tudo para fazer o que o perna-de-pau fictício nunca conseguiu: brilhar num grande clube.
Foto: Divulgação
Bruno Mendes e Coalhada: semelhança apenas física | Foto: Divulgação
Enquanto Coalhada vivia se defendendo das críticas, Bruno só tem recebido elogios desde que chegou ao Alvinegro, no fim de setembro.

“O Bruno é um atacante nato, um centroavante que tem cheiro de gol. A gente fica feliz de poder estar ‘descobrindo’ um jogador da qualidade dele. Tenho certeza de que vai nos ajudar muito. É um garoto de cabeça boa e vai fazer a história dele aqui, que é o que ele procura”, disse o goleiro Jefferson.

Se o personagem de Chico Anysio nunca foi visto em campo, tendo boas atuações, a fama de jogador com um belo futuro do atacante botafoguense não vem de agora. Comparado ao ex-centroavante Careca, o garoto de apenas 18 anos chamou a atenção de todos no primeiro confronto entre Guarani e Botafogo pela Copa do Brasil, no primeiro semestre.

“No jogo que tivemos contra o Guarani, já sabíamos da qualidade dele. A gente já conhecia. Ele já fez muita coisa em pouco tempo e tem muito a crescer. É um grande atacante, um grande finalizador. Isso ele vai mostrar para o torcedor neste fim de Brasileiro e no ano que vem”, projetou o volante Marcelo Mattos.

No dia seguinte ao show dado no Engenhão - Bruno Mendes deu o passe para gol de Elkeson e marcou os outros dois na espetacular virada de 3 a 2 sobre o Vasco -, o atacante foi liberado para resolver problemas particulares em Campinas. Ele ainda precisa concluir a mudança em definitivo para o Rio.

Coalhada sempre teve ao seu lado o fiel escudeiro Bigode, seu empresário. Apesar de ter sido comprado por um grupo de investidores junto ao Guarani, Bruno ainda não cortou o cordão umbilical. Tanto nos treinos quanto nos jogos, o garoto é acompanhado pela mãe, Márcia e pelo pai, Osmar. A retribuição pelo carinho veio na comemoração do primeiro gol no clássico. O atacante beijou as tatuagens que tem com o nome dos dois.

São Paulo ganha 'Avenida Hebe Camargo'

São Paulo -  A apresentadora Hebe Camargo, que morreu no dia 29 de setembro, foi homenageada na manhã deste sábado com a inauguração da Avenida Hebe Carmargo, no bairro do Morumbi, onde ela morava.
Seu filho Marcello, o sobrinho Cláudio Pessutti e a amiga  Lolita Rodrigues estiveram presentes na inauguração da rua. Fotos da celebração foram divulgadas pela família de Hebe no Twitter.
Prefeitura de São Paulo inaugura Avenida Hebe Camargo, em homenagem à apresentador falecida, no bairro do Morumbi | Foto: Reprodução Internet
Prefeitura de São Paulo inaugura Avenida Hebe Camargo, em homenagem à apresentador falecida, no bairro do Morumbi | Foto: Reprodução Internet

Com vestido transparente, Paula Fernandes faz show em São Paulo

Rio -  A sertaneja Paula Fernandes se apresentou em show no Credicard Hall, nesta sexta-feira, em São Paulo. Além das marcantes músicas da cantora, a grande atração da noite, sem dúvidas, foi seu vestido rendado vermelho que chamou a atenção do público por ser tão transparente.
Transparência do vestido chamou a atenção | Foto: Orlando Oliveira / Ag. News
Transparência do vestido chamou a atenção | Foto: Orlando Oliveira / Ag. News
Cantora se apresenta em São Paulo | Foto: Orlando Oliveira / Ag. News
Cantora se apresenta em São Paulo | Foto: Orlando Oliveira / Ag. News
Paula Fernandes faz show em São Paulo | Foto: Orlando Oliveira /Ag. News
Paula Fernandes faz show em São Paulo | Foto: Orlando Oliveira /Ag. News

‘Avenida Brasil’ congela o Rio, mas tem final morno

Bares, restaurantes e até pontos de táxi: os cariocas pararam para ver o desfecho da novela e o destino de Carminha

POR  Priscilla Costa
Victor Corrêa
Rio -  Parecia até final de Copa do Mundo com a Seleção Brasileira em campo. Das Zonas Norte, Sul e Oeste à Baixada Fluminense o assunto nas mesas de bar era um só: o tão esperado fim de ‘Avenida Brasil’, que teve 51 pontos no ibope, recorde da novela desde a sua estreia, há sete meses. A resposta que todos esperavam para ‘Quem Matou Max?’ foi respondida quando Carminha assumiu o crime.
Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
Um grupo de quatro amigas assistiu ao último capítulo no bar Leviano, na Lapa. “Quando ficamos sabendo que teria um telão aqui, não pensamos duas vezes. A Carminha fez muito bem em ter matado o Max”, opinou a assistente administrativa Luana Oliveira, de 23 anos. A oficial da marinha Natália Moreno, de 21 anos, estava irritada. “Estou revoltada com esse final. A Carminha foi má a novela inteira e foi ficar boazinha no fim?” desabafou.
O fenômeno afetou o trânsito da cidade. Na Avenida Atlântica, em Copacabana, poucos carros eram vistos circulando no horário em que se passava a novela. Na Av. Brasil real, todos pararam para assistir à trama.
Carminha, Tufão, Nina e cia. conquistaram também os anunciantes. Segundo a revista americana ‘Forbes’, a novela faturou cerca de R$ 1 bilhão em anúncios. Outros veículos internacionais também deram destaque. O jornal britânico ‘The Guardian’ destacou a decisão da presidenta Dilma Rousseff, que adiou sua participação no comício do candidato à prefeitura de São Paulo Fernando Haddad para não disputar com o último capítulo. Já a emissora BBC, também de Londres, fez uma reportagem sobre os personagens do povão retratados no folhetim.
Uma trama à altura de Janete Clair - Mauro Ferreira - Autor do livro "Nossa Senhora das Oito"
Se o Brasil parou na "Avenida Brasil", o mérito maior é de João Emanuel Carneiro, criador de trama à moda antiga, à altura das melhores histórias de "Nossa Senhora da Oito" Janete Clair (1925 - 1983).
Carneiro trouxe de volta às novelas os ganchos ao fim de cada capítulo (e até entre os intervalos), técnica que Janete usava com maestria. Mas, em vez do romantismo, ele apostou no suspense, na tensão permanente entre suas personagens.
Sem jamais se desviar do mote central (o embate Nina X Carminha), a trama de "Avenida Brasil" sempre andou para frente. E é justo ressaltar o acerto total da direção de Amora Mautner. O núcleo de Tufão era verdadeiro, reproduzia a vida cotidiana como ela é, com gritos, falas atropeladas e (muita) emoção. Entrou para a história da TV.

Avenida Brasil


Turma de 'Avenida Brasil' se reúne em churrascaria para conferir último capítulo da novela
Os finais de Avenida Brasil
Carminha
Foi presa após confessar ter assassinado Max. Vai morar no lixão, junto com mãe Lucinda.
Cadinho
Casa-se com Alexia, Verônica e Noêmia numa cerimônia tripla, no salão do Divino Futebol Clube.
Tufão
Volta para sua ex-namorada Monalisa.
Adauto
Fica com Olenka. Volta a jogar no Divino como titular.
Nina e Jorginho
Finalmente conseguem ficar juntos e viver o amor da infância. Ela leva o filho dos dois para Carminha conhecer.
Suelen, Roni e Leandro
Ela engravida e os três vivem juntos sob o mesmo teto.
Muricy e Leleco
Continuam reclamando um do outro, mas não se desgrudam.

Glória Menezes completa 78 anos e reestreia peça no Rio

Rio -  A reestreia da peça "Ensina-me a viver", nesta sexta-feira, no Rio, teve um sabor especial para Glória Menezes. No mesmo dia, a veterana atriz, que é protagonista do espetáculo, completou 78 anos. No fim da peça, Glória ganhou o carinho de fãs e um beijo do maridão, Tarcísio Meira, que estava na plateia no Centro Cultural João Nogueira (Imperator), no Méier.
Glória Menezes ganhou beijo do marido | Foto: Anderson Borde / Ag. News
Glória Menezes ganhou beijo do marido | Foto: Anderson Borde / Ag. News


 

Arthur Aguiar beija Giovanna Lancellotti e posta foto no Twitter

Rio -  Os pombinhos Giovanna Lancellotti e Arthur Aguiar estão mais apaixonados do que nunca. O ator da novela "Rebelde" postou uma foto em seu Twitter, na madrugada deste sábado, onde ele aparece ganhando um romântico beijo da atriz, que vive Lindalva em "Gabriela". Giovanna não perdeu tempo e foi logo tratando de comentar na foto: "Love you!".
Casal vive clima de romance | Foto: Reprodução Internet
Casal vive clima de romance | Foto: Reprodução Internet

Com vestido superdecotado, Sabrina Sato vai a evento em São Paulo

São Paulo -  Sabrina Sato caprichou no decote para prestigiar o evento “Mostre sua essência”, promovido por José Cuervo Platino, em um bar de São Paulo, nesta quinta-feira. Durante a noite, Sabrina se divertiu tirando fotos de seus amigos.
Sabrina vai decotada a evento em São Paulo | Foto: Orlando Oliveira / Ag. News
Sabrina vai decotada a evento em São Paulo  | Foto: Orlando Oliveira / Ag. News
Apresentadora se divertiu tirando fotos dos amigos | Foto: Orlando Oliveira / Ag. News
Apresentadora se divertiu tirando fotos dos amigos | Foto: Orlando Oliveira / Ag. News


Elymar Santos vai coroar rainha da Acadêmicos da Abolição neste domingo

Rio -  A Acadêmicos da Abolição realizará uma grande feijoada, neste domingo, a partir das 14h, em sua quadra. O grupo Kamaradas fará a abertura do evento, que irá contar com show da cantora Monica Moretty e apresentação dos sambas finalistas do Carnaval 2013.
Na ocasião, o cantor Elymar Santos irá coroar a rainha de bateria Julyana Albuquerque. O encerramento será com o intéprete oficial Anderson Bala e apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Ewerton Anchieta e Thainara Matias.
A quadra fica na Rua Teixeira de Azevedo, 69, na Abolição. A entrada custará R$ 10 e a feijoada R$ 15. Informações: 7898-1402 e 7813-5080.


Caprichosos de Pilares define samba-enredo para o Carnaval 2013

Rio -  Em clima de muita festa e emoção, a Caprichosos de Pilares definiu seu hino oficial na madrugada deste sábado. O samba campeão leva as assinaturas de Jorge do Batuke, Frank, Josemar Manfredini, Fernando Bom Cabelo, Aldir Sena e Jorge Matias de Oliveira. O enredo se chama "Fanatismo... Enigma da Mente". A escola começou o concurso com 11 obras inscritas.
Compositores campeões posam com time de intérpretes | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Compositores campeões posam com time de intérpretes | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Casal de MS/PB da Caprichosos, Diego e Jaqueline comemora escolha do novo hino | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Casal de MS/PB da Caprichosos, Diego e Jaqueline comemora escolha do novo hino | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Ao anunciar o resultado, o presidente Cezar Thadeu teve que desempatar a disputa com o voto de minerva. "Escolhi o samba 8 pelo fato de comover a comunidade e ter uma ótima melodia", explicou. Em 2012, a escola foi Campeã do antigo Grupo B
Jorge do Batuke, um dos integrantes da parceria ganhadora, comemorou a vitória. "Apostamos em um samba diferente. Estou muito satisfeito com o resultado, nossa parceria é 10". A escola será a oitava a desfilar no dia de sábado, 9 de fevereiro, pela Série A.
Confira o samba campeão

Enredo: Fanatismo... Enigma da Ment
Autores: Jorge do Batuke, Frank, Josemar Manfredini, Fernando Bom Cabelo, Aldir Sena e Jorge Matias de Oliveira
PILARES EU SOU, AZUL E BRANCO!
UM ELO DE AMOR E UNIÃO
A MENTE COMANDA, O CORPO OBEDECE
ACENDE A CHAMA, ADORAÇÃO!
SEGUINDO VOU CUMPRIR MINHA MISSÃO
DIVINO SONHO ÉS FASCINAÇÃO,
INCONDICIONAL, ALÉM DO NORMAL...
ESPECIAL!

É GOL! EXPLODE A GALERA
ENFIM, O FIM DA ESPERA
LOUCURA, QUE FAZ DELIRAR
O CANTO É A VOZ QUE NINGUÉM VAI CALAR!

DE UM POVO QUE RALA E BATALHA
E NUNCA FOGE DA RAIA
SEU FANATISMO É SOMENTE VIVER
LONGE DA MARACUTAIA E DA AMBIÇÃO DO PODER (AI, AI MEU DEUS OH! MEU SENHOR)

SENHOR, OLHAI POR NÓS QUE USAMOS TEU NOME EM VÃO,
A FÉ SEM RAZÃO...IRMÃO CONTRA IRMÃO, DESTRÓI A NAÇÃO!
MEU SAMBA É ALEGRIA DA CIDADE
RECEITA DESTA TAL FELICIDADE
RENOVA O PRAZER, TUDO POR VOCÊ
CAPRICHANDO PRA VALER!

NÃO DÁ PRA CONTROLAR, CHEGO A ME ARREPIAR!
AO VER A MINHA CAPRICHOSOS, LINDA À DESFILAR
É FANATISMO E AMOR, PAIXÃO DE ENLOUQUECER
MEU VÍCIO É VOCÊ


Confirmado: Juliana Alves é a nova rainha de bateria da Unidos da Tijuca

POR Leo Dias
Rio -  Não existe mais disputa na Unidos da Tijuca. A atriz Juliana Alves é a nova rainha de bateria da escola. A coluna parabeniza a atriz, que é linda, simpática, tem muito samba no pé e por pouco já não foi rainha da Vila Isabel.
Adriane Galisteu, que também estava no páreo para representar a escola da Tijuca, está fora do Carnaval 2013 na Sapucaí. A apresentadora acaba de renovar seu contrato com a Band até 2016 e a emissora já avisou que tem projeto para o primeiro semestre para a apresentadora. Tudo leva a crer que Galisteu fará parte do time que vai cobrir o Carnaval de Salvador na Band.
Juliana Alves | Foto: Ag. News
Juliana Alves | Foto: Ag. News
Galisteu havia sido convidada pela Mocidade Independente para o posto de rainha e chegou a negociar com a Unidos da Tijuca, que ela defendeu durante quatro anos, mas a loura vai ter que adiar por mais um ano sua volta à Sapucaí. Galisteu, aliás, fez muitos elogios à Unidos da Tijuca.
"É a escola com a qual eu tenho mais afinidade. Passei meus melhores anos do Carnaval ali, vi a Tijuca crescer e se tornar uma escola de primeira linha".


Imperatriz: Wander Pires é contratado e vai cantar com Dominguinhos do Estácio

POR Raphael Azevedo
Rio -  Wander Pires está de volta ao Carnaval do Rio. O intérprete foi contratado nesta quinta-feira pela diretoria da Imperatriz Leopoldinense. O cantor vai reforçar o carro de som e se juntará ao time liderado pelo veterano Dominguinhos do Estácio. A apresentação oficial do sambista ainda não foi marcada, segundo a assessoria de imprensa da agremiação.
Cria da Mocidade, Wander Pires é considerado um dos melhores intérpretes do Carnaval, mas nos últimos tempos tem tido problemas nas escolas por onde passa. Os fãs do puxador esperam que a permanência da verde e branco de Ramos dure. No último desfile, Wander defendeu a Unidos do Porto da Pedra, que foi rebaixada para o Grupo de Acesso.
Em 2012, Wander defendeu a Porto da Pedra na Sapucaí | Foto: Divulgação
Em 2012, Wander defendeu a Porto da Pedra na Sapucaí | Foto: Divulgação

Rainha de bateria da Mocidade usa Facebook para agradecer escolha

Rio -  A nova rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, Camila Silva, usou o Facebook nesta quinta-feira para agradecer à diretoria pelo convite. Após a recusa de Adriane Galisteu, que não pôde aceitar por motivos profissionais, a escola da Zona Oeste chamou Camila para ocupar o posto. Sambista nata, a jovem, de 25 anos, é rainha de bateria da Vai-Vai, em São Paulo, há quatro anos e também primeira-dama da agremiação paulistana.
Camila Silva, a nova rainha da Mocidade, esteve na quadra no último domingo, durante a escolha de samba | Foto: Divulgação
Camila Silva, a nova rainha da Mocidade, esteve na quadra no último domingo, durante a escolha de samba | Foto: Divulgação
"É com imensa alegria e lágrimas nos olhos que venho aqui agradecer publicamente a Mocidade pela confiança em me escolher para representar a essa bateria que não tenho dúvida nenhuma que "Não existe mais quente"!. Meus agradecimentos especiais ao presidente Paulo Viana e à querida primeira dama Patricia por me proporcionarem este presente. Ao meu talentoso carnavalesco Alexandre Louzada e seus assistentes Ailton e Junior Barata, meu muito obrigada pelo carinho! Ainda estou em êxtase! Aliás, com licença de todos os sambistas, preciso falar diretamente para a COMUNIDADE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL: "Estou extremamente feliz!", escreveu ela na rede social.
A sugestão foi feita ao presidente Paulo Vianna pelo carnavalesco Alexandre Louzada, que já conhecia a morena do tempo em que trabalhou na escola de São Paulo. No último domingo, durante a escolha de samba-enredo, Camila esteve na quadra da Mocidade e teve o primeiro contato com os ritmistas.
Eleita rainha do carnaval paulistano em 2009, a beldade teve passagens por escolas como Leandro de Itaquera e Camisa Verde e Branco.

Liesa inicia venda de camarotes no dia 23 de outubro

Arquibancadas da Sapucaí serão colocadas à venda na segunda quinzena de dezembro

POR Felipe Freire
Rio -  No aquecer dos tamborins, o Carnaval pede passagem e já na terça-feira começam as reservas dos camarotes para os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial 2013. A venda das frisas será no dia 12 de novembro, e as arquibancadas mais caras, no setor 8, quase em frente ao recuo da bateria, tiveram o preço reduzido de R$ 400 para R$ 320. As populares serão vendidas em janeiro, a R$ 10.

Os pedidos para os camarotes serão feitos pelo fax 2122-8080, entre 9h e 13h. Para as frisas, os valores, que sofreram reajuste de até 5,5%, variam de R$ 950 a R$ 7 mil. Foram anunciados ainda os valores das cadeiras, R$ 130, e das arquibancadas especiais, que variam de R$ 200 a R$ 320, e serão colocadas à venda na 2ª quinzena de dezembro. Com valores a partir de R$ 25 mil, a Liga Independente das Escolas de Samba receberá os pedidos de reservas dos camarotes no dia 23 de outubro de 2012, terça-feira.
Praça da Apoteose, um dos símbolos máximos do Carnaval | Foto: Divulgação
Praça da Apoteose, um dos símbolos máximos do Carnaval | Foto: Divulgação
Os interessados deverão encaminhar seus pedidos através do fax nº (21) 2122-8080, com 12 posições de atendimento simultâneo, entre 9h e 13h (horário de Brasília), lembrando que o atendimento se dará pela ordem cronológica da chegada dos pedidos, de acordo com o limite de capacidade de cada setor da Avenida dos Desfiles.
Quem tiver sua reserva confirmada no dia 6 de novembro deverá efetuar o pagamento da primeira parcela, no valor de 50% (cinquenta por cento) do total, nos dias 8 e 9 de novembro, na Central Liesa de Atendimento (Rua da Alfândega, 25 – lojas B e C), no horário bancário, e os 50% (cinquenta por cento) restantes, 30 dias após.
Camarotes
>>> Clique aqui para ver a tabela dos camarotes

Frisas
>>>Clique aqui para ver a tabela das frisas
Os pedidos de reserva para compra da frisas deverão ser encaminhados somente através do fax nº (21) 2122-8080, com 24 posições de recebimento simultâneo, no dia 12 de novembro de 2012 (segunda-feira), das 9h às 13h (horário de Brasília).

Arqubancadas especiais e populares e cadeiras individuais
>>> Clique para ver a tabela das arquibancadas
>>> Clique aqui para ver a tabela das cadeiras individuais
Previsão de venda na segunda quinzena de dezembro de 2012. As arquibancadas populares (setor 12 e 13), têm previsão de venda na segunda quinzena de janeiro de 2013.

Biblioteca Pública de Niterói também abre as portas para a inclusão social

Trabalho feito por funcionários junto a moradores de rua chama a atenção da comunidade internacional e foi apresentado nos EUA

Rio -  A Biblioteca Pública de Niterói vai além do incentivo à leitura. Diante da grande quantidade de moradores de rua que visitavam o prédio para acessar à internet a aproveitar o ar-condicionado, a direção decidiu desenvolver atividades de inclusão social, informou o governo do estado.

Aos poucos, a aproximação dos funcionários foi decisiva na orientação de pesquisas, na emissão de documentos e no encaminhamento para albergues. O resultado transformou a vida desses frequentadores e deu ao espaço o direito de ser o único no Brasil aceito como membro da comunidade internacional de bibliotecas Beyond Acess. O trabalho em Niterói foi apresentado em uma conferência em Washington, capital dos Estados Unidos.
Biblioteca Pública de Niterói | Foto: Divulgação
Biblioteca Pública de Niterói | Foto: Divulgação


Ex-moradores da Rua Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, Eduardo Bispo, de 21 anos, e Jaqueline Paixão, 19, consideram que tiveram suas esperanças renovadas com o apoio da biblioteca. Incentivados a regularizar os documentos, conseguiram sair da rua com o trabalho de reciclagem, alugaram um quarto e reconquistaram a custódia do filho de sete meses novamente.

“Não acreditava nem que poderia entrar na biblioteca mal vestido. Estava desacreditado e aprendi que poderia seguir em frente”, disse Eduardo, que gosta de acessar a internet e ler biografias.
UM ESPAÇO DIFERENTE

As mudanças da biblioteca surgiram após a reforma do Governo do Estado, finalizada em julho do ano passado. Com mais de 50 mil obras no acervo, entre livros e DVDs, a biblioteca oferece oficinas culturais, leituras dramatizadas, palestras e visitas guiadas. Cinquenta computadores e 24 notebooks estão espalhados pelas salas para pesquisa na internet.

Ludoteca (com brinquedos educativos para crianças) e sala de audiovisual completam as instalações. A combinação do antigo com o novo transformou a biblioteca num point. “Nós nos reinventamos: montamos oficinas, desenvolvemos trabalhos com crianças e incentivamos a cidadania de moradores de rua”, afirmou a diretora Glória Blauth.

Rio: Aeroportos do interior vão ganhar investimentos e passarão por reformas

Rio -  Impulsionados pelo crescimento do setor de petróleo e gás, aeroportos do interior do Estado do Rio crescem e ganham investimentos. Para atender melhor a demanda de empresas como Petrobras e OGX, o de Cabo Frio inaugurou este mês a primeira parte de sua expansão. Em Maricá, o projeto é transformar o aeródromo municipal em um aeroporto para servir o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Já o espaço de Macaé se estabelece como a porta de entrada e saída de cargas e pessoas do maior polo petrolífero fluminense.

Com um aumento de 48% no embarque e desembarque de passageiros e 61,7% nos pousos, em relação a 2011, a maioria de funcionários e helicópteros das plataformas de petróleo em alto mar, o Aeroporto de Cabo Frio confirma a sua vocação e começa a crescer.
De janeiro a agosto, o desembarque de cargas em Cabo Frio para as indústrias petrolíferas cresceu 75,7% em relação ao mesmo período de 2011 | Foto: Divulgação
De janeiro a agosto, o desembarque de cargas em Cabo Frio para as indústrias petrolíferas cresceu 75,7% em relação ao mesmo período de 2011 | Foto: Divulgação
Até 2014, segundo o governo do estado,serão investidos R$ 60 milhões na ampliação do pátio de aeronaves na construção de novos terminais de cargas e também de passageiros. Este mês, a primeira fase foi concluída e já há espaço para operação de mais seis helicópteros.

“No fim das intervenções, chegaremos a mais 30 posições para helicópteros. Conseguiremos, no total, atender 45 aeronaves. Por isso, também precisaremos de um novo terminal de passageiros e mais espaço para armazenar cargas”, explicou Pedro Orsini, diretor geral da Libra Aeroportos, gestora do aeroporto.

Meta é atender 1,2 milhão de passageiros

Além de dobrar a área coberta, que atualmente é de 16 mil m2, será construído um novo terminal de passageiros que terá capacidade de atender 1,2 milhão de passageiros por ano. De janeiro a agosto deste ano, o desembarque de cargas no aeroporto de Cabo Frio — entre máquinas, equipamentos e insumos industriais — para as indústrias petrolíferas cresceu 75,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Tratamento em Queimados para diabéticos

Em menos de dois anos, foram realizados mais de 2.300 atendimentos para tratamento das feridas expostas

Rio -  Queimados conta com centro de tratamento gratuito especializado para cuidar de hipertensos e diabéticos há um ano e 10 meses. Mais de 160 funcionários, divididos entre as áreas de consultas, tratamentos, exames e farmácia, trabalham todos os dias para oferecer ao pacientes tratamento especializado e de qualidade.

Nesse tempo, foram realizados mais de 2.300 atendimentos de Fisiolaser, uma tecnologia moderna que ajuda no tratamento das feridas expostas dos diabéticos.

Para minimizar os impactos da doença, os diabéticos contam com uma dieta alimentar balanceada, produtos diet, injeções de insulinas e o laser, importante ferramenta no tratamento do pé diabético. Esse tratamento é inovador e conta com técnicas específicas para cada machucado, ele auxilia a renovação dos tecidos, tem efeito anti-inflamatório, analgésico e ajuda na aceleração da cicatrização do tecido biológico.

O médico Gutemberg Silva, que trabalha com o fisiolaser, destaca que os benefícios do tratamento vão além do físico. “Os pacientes que tem feridas expostas sofrem com o preconceito e olhares das pessoas. O tratamento do pé diabético com o fisiolaser acelera o processo de cicatrização e traz, além da cura física, o bem-estar ao paciente”.


Rio das Ostras realiza palestras sobre Aids

Segundo a prefeitura, 335 pessoas são portadoras do vírus no município, sendo que 16 têm menos de 20 anos

Rio -  Conscientizar por meio de informações é a principal ferramenta que a Prefeitura de Rio das Ostras encontrou para combater a Aids no município. De acordo com a coordenadora do Programa DST/HIV/Aids/Hepatites Virais, Bianca Monteiro, atualmente 335 pessoas são portadores do vírus no município, sendo que 16 têm menos de 20 anos.

O trabalho de orientação realizado com palestras vem sendo intensificado, principalmente nas escolas da rede municipal, por intermédio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a UFF/Puro. Só este ano, 41 educadores participaram das oficinas de Sexualidade e DST - Doença Sexualmente Transmissíveis.

Os profissionais recebem treinamento para serem agentes multiplicadores de informações. No ano passado, 1.230 estudantes, entre 12 a 29 anos, foram imunizados contra Hepatite B. Outra preocupação da equipe do programa DST/HIV Aids é informar, principalmente aos jovens, sobre a importância de usar e exigir os preservativos. Em média, o município distribuiu cerca de 18 mil preservativos por mês. O programa também promove a realização de Testes Rápidos de diagnóstico da doença.

O programa conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos infectologistas, pediatra, dermatologista, assistente social, psicólogo, nutricionista, entre outros.

Mais de 30% das mulheres terão osteoporose após a menopausa, diz estudo

São Paulo -  Uma em cada três brasileiras vai desenvolver osteoporose, doença que enfraquece os ossos, após a menopausa, aponta estudo da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso). Apesar do alto percentual entre a população feminina, apenas 39% das mulheres com mais de 45 anos já fizeram algum exame para detectar a doença. Para reforçar a necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce, a associação promove neste sábado, no Dia Mundial de Combate à Osteoporose, a campanha nacional Seja Firme Forte.
A Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) distribuiu cartilhas informativas na Estação Liberdade do metrô, em São Paulo, para alertar sobre a osteoporose e lembrar o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, que é 20 de outubro | Foto: Divulgação
A Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) distribuiu cartilhas informativas na Estação Liberdade do metrô, em São Paulo, para alertar sobre a osteoporose e lembrar o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, que é 20 de outubro | Foto: Divulgação
A costureira Maria Bueno Dedin, de 69 anos, descobriu a doença há apenas cinco anos, quando fez a primeira densitometria óssea. “Descobri em um exame de rotina. Nunca senti nenhuma dor que indicasse a doença. Agora faço o exame todo ano para acompanhar”, disse. Com tratamento à base de remédios, ela conseguiu estabilizar a perda de massa óssea que caracteriza a osteoporose. Assim como a costureira, cerca de 50% das mulheres fazem o exame tardiamente, somente entre 51 e 60 anos, quando o ideal seria logo após o início da menopausa, aponta a associação.
Maria Bueno passou pela Estação Liberdade do metrô, na manhã desta sexta-feira, onde a equipe da campanha distribuía cartilhas e orientava a população sobre medidas de prevenção à osteoporose. Ações como esta serão feitas pela Abrasso até domingo em pontos de grande circulação da capital paulista, como estações de metrô e parques públicos.
Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com o problema, de acordo com a associação. As cartilhas também serão distribuídas em Minas Gerais, no Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Nas atividades também haverá o cadastramento de mulheres com mais de 65 anos que nunca tenham feito uma densitometria óssea, exame que mede a densidade mineral óssea e a compara com padrões para idade e sexo . Elas poderão fazer o exame gratuitamente na clínica médica Casa Branca, que integra a campanha na capital paulista.
A Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) distribuiu cartilhas informativas na Estação Liberdade do metrô, em São Paulo, para alertar sobre a osteoporose e lembrar o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, que é 20 de outubro | Foto: Divulgação
A Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) distribuiu cartilhas informativas na Estação Liberdade do metrô, em São Paulo, para alertar sobre a osteoporose e lembrar o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, que é 20 de outubro | Foto: Divulgação
Até 3 mil mulheres paulistas, durante os meses de novembro a janeiro, devem ser atendidas pela iniciativa. “Nessa faixa etária ainda existem muitas mulheres que não fizeram o exame”, disse Vinícius Finardi, coordenador de atendimento ao cliente da clínica.
Levantamento feito pela Abrasso mostra que dos 1.717 equipamentos para o exame em funcionamento atualmente, apenas 367 estão no Sistema Único de Saúde (SUS). Também há grande disparidade do ponto de vista regional, já que a maior parte dos aparelhos, 1.222 do total, está localizada nas regiões Sul e Sudeste.
Entre a população masculina com mais de 65 anos, a frequência da osteoporose é apenas 10%. A proporção é dez mulheres para cada homem com a doença. Eles, no entanto, também não devem descuidar das medidas de prevenção, alerta a associação. O aposentado João Rodrigues, de 82 anos, por exemplo, nunca fez um exame para verificar a saúde dos ossos. “Eu nunca senti nada e o médico também nunca pediu”, disse.
Rodrigues acredita que se protege da doença ao consumir dois copos de leite por dia. Mas a quantidade necessária de consumo de leite e derivados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é maior: tem que ser pelo menos três porções diárias. A pesquisa da Abrasso, que entrevistou 2 mil brasileiras, mostra que o engano é cometido por seis em cada dez mulheres. Elas acham que apenas um copo de leite por dia é suficiente para prevenir a osteoporose.
A Abrasso aponta que 90% das mulheres não consomem a quantidade de cálcio recomendada. A prevenção deve começar na infância, por meio de uma alimentação equilibrada e rica em cálcio, presente, principalmente, em leite e derivados. Por ser uma doença que não causa dor, muitas vezes o diagnóstico é feito somente após a primeira fratura, provocada pela fragilidade dos ossos.
A estudante universitária Hellen da Silva Sabo, de 19 anos, ainda deverá atingir o seu pico de massa óssea, que ocorre por volta dos 30 anos, mas ela sabe que são as atitudes assumidas agora que irão garantir a saúde de sua estrutura óssea no futuro. “Sempre gostei muito de leite, sempre como alimentos que possuem proteína, cálcio”, diz. Além da alimentação, a estudante pratica atividade física regularmente.


As informações são da Agência Brasil

Conselho restringe reposição hormonal

Método não poderá ser usado para retardar o envelhecimento

POR João Ricardo Gonçalves
Rio -  O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou ontem resolução proibindo — sob pena até de cassação de licença — a prescrição por médicos da reposição hormonal em tratamentos que prometem retardar ou impedir o envelhecimento, conhecidos como “anti-aging”. O argumento é que a reposição e a suplementação com antioxidantes (vitaminas e sais minerais) para este fim não têm comprovação científica e geram riscos.
Paulinho Moska Moska passou a usar após constatar em exames alteração hormonal | Foto: Reprodução
Paulinho Moska Moska passou a usar após constatar em exames alteração hormonal | Foto: Reprodução
Segundo a Câmara Técnica de Geriatria do CFM, prescrever hormônio do crescimento para “rejuvenescer” um adulto sem deficiência da substância é submetê-lo ao risco de adquirir várias doenças, entre elas diabetes e câncer.
Maria do Carmo Lencastre de Menezes e Cruz, membro da comissão, explica que o abuso da testosterona pode levar à maior incidência de câncer de próstata, por exemplo. Ela explica que outros hormônios em excesso podem causar hipertensão.
A médica aprova, no entanto, o uso em pacientes específicos. Em mulheres que sofrem problemas em fases da menopausa, por exemplo. “Mas não é toda mulher na menopausa que precisa repor”, diz.
O presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento, Wilmar Jorge Accursio, afirma que, de fato, há abuso na prescrição de hormônios. Já o presidente da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia, Ítalo Rachid, discorda de pontos da resolução do CFM. Ele alega que a reposição e suplementação hormonal podem ter caráter preventivo em males como a prevenção da perda de massa óssea em mulheres.
Segundo a Corregedoria do CFM, em quatro anos, a entidade cassou o registro profissional de cinco médicos que praticavam os procedimentos sem comprovação científica.
Cantor: exames constantes
O perfil de quem repõe hormônios varia. Após constatar alterações em taxas hormonais, o cantor Paulinho Moska, 45 anos, começou recentemente tratamento de reposição. Ele já fazia uso de medicamentos ortomoleculares, que também poderão sofrer restrições do CFM, segundo comunicado divulgado ontem.
Moska conta que começou o tratamento ortomolecular por ter baixa imunidade. E diz que seu médico indicou a reposição depois de verificar exames e quando informou que iria começar a fazer exercícios.
“Acho que o importante é haver um acompanhamento constante através de exames e pensar na saúde, não com objetivo de deixar de envelhecer”, opina.

Hominídeos chegaram à Sibéria há 1 milhão de anos, segundo cientistas russos

Arqueólogos afirmam que encontraram indícios de ocupação por Homo erectus na região que datam de pelo menos 800 mil anos

Rio -  Os primeiros ancestrais do homem se instalaram na Sibéria há aproximadamente um milhão de anos, segundo demonstra o estudo da jazida arqueológica de Karama, na região russa da República de Altai, informou nesta sexta-feira o Instituto de Arqueologia e Etnografia russo. "Agora podemos afirmar com segurança que as camadas mais antigas deste povoado primitivo têm uma idade aproximada de um milhão de anos, ou pelo menos de 800 mil anos", explicou aos jornalistas o diretor adjunto do Instituto de Arqueologia, Mikhail Shunkov.
Os pesquisadores russos creem que o Homo erectus chegou à Sibéria vindo da África pela chamada rota migratória do norte, que começou a ser usada pelas comunidades primitivas deste continente há quase dois milhões de anos. "Eles (os homens primitivos) rodeavam o Tibete e o Himalaia tanto pelo norte como pelo sul. Pelo sul chegaram ao Sudeste asiático. A rota do norte passava presumivelmente por (...) os territórios do Cazaquistão e das atuais repúblicas centro-asiáticas, pelas quais finalmente chegaram ao sul da Sibéria", explicou Shunkov.
As pesquisas paleontológicas, por outro lado, indicam que naquela época o clima de República Altaica era mais benevolente do que o atual. "O clima do Altai de então era pelo menos parecido ao que tem na atualidade o Cáucaso Norte ou inclusive mais quente", concluiu o cientista russo.

As informações são da EFE 

Médicos prometem ir à justiça para usar hormônios contra o envelhecimento

Especialistas formam sociedade para defender a prática, proibida pelo Conselho Federal de Medicina por falta de "evidências científicas"

São Paulo -  Os médicos reagiram à proibição do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o uso de hormônios para retardar o envelhecimento. Em comunicado, um grupo de especialistas afirmou que vai recorrer à justiça para conseguir praticar a chamada medicina “anti-aging”.
Nesta sexta-feira, 19, o CFM publicou no Diário Oficial da União que proíbe o uso da terapia hormonal para “ retardar, modular ou prevenir o processo de envelhecimento”, por falta de evidências científicas e riscos não mensurados. Segundo a publicação, o médico que insistir na utilização pode ter o registro profissional cassado.
A determinação coincide com a realização de um congressoem São Paulo justamente para divulgar as técnicas hormonais para manter a juventude. Por isso, a organização do evento produziu um comunicado dizendo que na próxima segunda-feira, será oficialmente lançada a Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf).
O advogado Valter Carretas, que representa a Sobraf, afirmou na nota que “lançaremos mão de instrumentos judiciais para garantir que nossos médicos associados possam atuar de acordo com seus direitos de praticar livremente a medicina, em benefício da saúde humana.”
Além disso, diz o texto, que será atribuição da Sobraf esclarecer alguns aspectos da nova resolução do CFM.
“Ao proibir ‘a prescrição de tratamentos baseados na reposição, suplementação ou modulação hormonal para prevenir a perda funcional da velhice, doenças crônicas e promover o envelhecimento saudável, o CFM não apenas atinge os médicos que praticam anti-aging, mas também especialidades que se utilizam dos hormônios para a redução das comorbidades do envelhecimento”, afirmou no material o médico ginecologista Ítalo Rachid, que ocupará o cargo de presidente da Sobraf.
“É o caso dos ginecologistas, que repõem o estradiol na menopausa para prevenir a perda de massa óssea, melhorar a lubrificação vaginal e a sexualidade feminina; andrologistas e urologistas, que prescrevem testosterona, largamente utilizada em todo mundo para melhoria da composição corporal, redução do percentual de gordura e melhoria da insulina, uma vez que nenhuma dessas são doenças, mas condições clínicas que podem levar a doenças”.
O geriatra Jorge Jamili, que assumirá o cargo de vice-presidente da entidade, acrescenta que “as práticas anti-aging são adotadas para promover o envelhecimento saudável, não barrá-lo”.


As informações são do iG 

Chuva de meteoros Oriônidas acontece neste fim de semana

Pico da chuva de meteoros vai acontecer na noite de sábado. Brasil está em posição privilegiada para assistir ao fenômeno

São Paulo -  A chuva anual de meteoros Oriônidas poderá ser vista neste final de semana, na noites de sexta, sábado e domingo, e se o céu estiver limpo, pode render um belo espetáculo aos observadores brasileiros.
Chuva de meteoros Oriônidas vai riscar o céu na madrugada deste sábado | Foto: Divulgação
Chuva de meteoros Oriônidas vai riscar o céu na madrugada deste sábado | Foto: Divulgação
Segundo o astrônomo do Planetário de São Paulo João Paulo Delicato, apesar de ser considerada um fenômeno mediano pela quantidade de meteoros que produz em seu momento de pico (cerca de 15 por hora), os brasileiros conseguem ter uma boa visualização das Oriônidas porque a constelação de Órion (também conhecida como As Três Marias) fica bem no alto do céu no seu auge, que será entre as 4h da manhã e o amanhecer da noite de sábado para domingo. “Às vezes, a chuva de meteoros acontece muito próxima ao horizonte, e isso prejudica a visão,” explicou. Não será o caso neste fim de semana.
As Oriônidas acontecem todos anos no fim de outubro, quando a Terra passa pela trilha de detritos do cometa Halley e têm o nome de Oriônidas por surgirem perto da constelação de Órion. O meteoros, que são pedaços de rocha do tamanho de grãos de feijão, passam pela atmosfera a centenas de milhares de quilômetros por hora
Para assistir à chuva de meteoros, é preciso estar afastado das luzes urbanas ou em um lugar alto. A Lua não será um problema, porque ele está na fase minguante. Mas a noite precisa estar sem nuvens.


As informações são do iG 

Novo satélite europeu vai procurar 'Super Terras'

Missão da Agência Espacial Europeia vai buscar planetas fora do Sistema Solar maiores que o nosso

Rio -  A Agência Espacial Europeia (ESA) decidiu iniciar um programa de pesquisa que tem como objetivo construir um pequeno satélite cuja missão será estudar planetas de outras estrelas para poder compreender sua formação, especialmente a dos que têm tamanhos muito superiores ao da Terra.
Conceito artística do novo satélite Queops, da Agência Espacial Europeia | Foto: Divulgação
Conceito artística do novo satélite Queops, da Agência Espacial Europeia | Foto: Divulgação
O satélite de prospecção e caracterização de exoplanetas, batizado de Quéops, deveria ser lançado em 2017, informou a agência nesta sexta-feira em comunicado, que optou em março pelo programa, dentro das 26 propostas que havia recebido para inaugurar a lista de suas missões de pequeno porte.
Seu alvo serão estrelas próximas e brilhantes que têm planetas girando em sua órbita, nas quais se pretende buscar sinais que revelem a trajetória desses planetas para que quando o Quéops estiver diante deles tome medidas precisas, por exemplo, de seu raio.
Nos planetas de que se sabe a massa se poderá calcular sua densidade, o que oferecerá indicações de sua composição. Com todos esses dados, os cientistas esperam avançar na análise de como se formaram os planetas várias vezes maiores que o nosso, que a ESA chama de "Super Terras".
O diretor da exploração científica e robótica da ESA, Álvaro Giménez Cañete, destacou que ao se concentrar em estrelas com exoplanetas, "Quéops permitirá aos cientistas realizar estudos comparativos de planetas com uma precisão inédita". Sua missão é produto de um acordo entre a ESA e a Suíça, um país ao que se somarão outros da organização que darão "contribuições substanciais".
Trata-se da primeira das chamadas "pequenas missões" que serão caracterizadas pelo "baixo custo" e com um desenvolvimento rápido para permitir uma maior flexibilidade em resposta às novas ideias que chegam da comunidade científica.


As informações são da EFE 

Professora brasileira recebe prêmio L'Oréal-Unesco Para Mulheres na Ciência

Ela foi premiada por ter descoberto uma anomalia na água que levaria à compreensão da diversidade de fenômenos no mecanismo de dobramento de proteínas

Rio -  A professora brasileira Marcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi laureada nesta sexta-feira com um dos cinco prêmios L'Oréal-Unesco Para Mulheres na Ciência 2013. Marcia foi premiada por ter descoberto uma anomalia na água "que poderia levar a uma melhor compreensão" de uma grande diversidade de fenômenos no mecanismo de dobramento de proteínas, que é essencial para o tratamento de certas doenças, destacaram a Unesco e a multinacional francesa de cosméticos em comunicado.
Marcia Barbosa, do Instituto de Física da UFRGS, vai ganhar 100 mil dólares por seu estudo pioneiro de uma anomalia na água | Foto: Reprodução Internet
Marcia Barbosa, do Instituto de Física da UFRGS, vai ganhar 100 mil dólares por seu estudo pioneiro de uma anomalia na água | Foto: Reprodução Internet

As ganhadoras de 2013 procedem dos cinco continentes e receberão o prêmio de US$ 100 mil no dia 28 de março, na sede central da Unesco, em Paris. Os responsáveis pelo prêmio L'Oréal-Unesco, criado há 15 anos para promover os trabalhos pioneiros na ciência, disseram que todas as homenageadas foram selecionadas pela dedicação ao trabalho e "por pesquisas inovadoras e fundamentais em diferentes campos científicos".
As outras ganhadoras do prêmio são Francisca Nneka Okeke, da Universidade da Nigéria; Pratibha Gai, da Universidade britânica de York; Reiko Kuroda, da Universidade das Ciências de Tóquio; e Deborah Jon, do National Institute of Standards and Technology da Universidade do Colorado.
A diretora geral da Unesco, Irina Bokova, afirmou que "estas cinco mulheres fornecem ao mundo uma compreensão mais minuciosa do funcionamento da natureza e são fonte de inspiração para todos". "Seus descobrimentos modificam nossa maneira de ver e pensar em numerosos campos das ciências físicas e ampliam as fronteiras da ciência e da tecnologia, podendo transformar nossas sociedades", disse a ex-diplomata búlgara.
O programa Para as Mulheres e a Ciência, que em 15 anos já premiou 77 mulheres, inclui, a cada ano, uma série de bolsas de estudos voltadas para pesquisas internacionais, regionais e nacionais.


As informações são da EFE 

Conheça modelos diferentes de estantes

Usando a criatividade, você pode guardar seus livros e ainda inovar no visual da casa

Rio -  Se você é daquelas pessoas que não abrem mão de um bom livro e compra diversos mensalmente, não deve ser fácil encontrar arrumar um lugar para guardá-los em casa. Muitas vezes eles ficam espalhados ou então naquela tradicional estante. Mas existe possibilidade de você não abrir mão da paixão pela leitura e ainda ganhar na decoração do ambiente.
Hoje em dia existem vários tipos usando a criatividade, é capaz de ter diferentes tipos de estantes. Desde utilizando tubulações até acoplada a uma poltrona. Conheça algumas opções de diferentes e modernas estantes para a casa.
Aqui a estante ficou 'embutida' na parede e, com uma iluminação exclusiva, dá para encontrar seu livro favorito durante a noite | Foto: Divulgação
Aqui a estante ficou 'embutida' na parede e, com uma iluminação exclusiva, dá para encontrar seu livro favorito durante a noite | Foto: Divulgação
Esta instante é inspirada nos 'balões' das revistas em quadrinhos | Foto: Divulgação
Esta instante é inspirada nos 'balões' das revistas em quadrinhos | Foto: Divulgação
Se a sua casa tem uma estilo industrial, utilizar das tubulações de ferro é uma boa alternativa para guardar seus livros | Foto: Divulgação
Se a sua casa tem uma estilo industrial, utilizar das tubulações de ferro é uma boa alternativa para guardar seus livros | Foto: Divulgação
Essa é ideal para quem não deixa de lado o conforto. Nada melhor do que uma estante acoplada com uma poltrona. Não acham? | Foto: Divulgação
Essa é ideal para quem não deixa de lado o conforto. Nada melhor do que uma estante acoplada com uma poltrona. Não acham? | Foto: Divulgação