sábado, 29 de setembro de 2012

Click do Leitor: Beleza de todos os ângulos

Emoldurada pela Praia  de Piratininga, em Niterói, a silhueta do Rio mostra ângulo pouco conhecido, mas esplêndido, conta Sandra Lamoglia Pastura Martins.
Foto: Leitora Sandra Lamoglia Pastura Martins
Foto: Leitora Sandra Lamoglia Pastura Martins
“É uma beleza natural que dá prazer de apreciar”, afirma a leitora.

PRF apreende 150 kg de maconha dentro de carro em Goiás

Goiás -  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada deste sábado 150 quilos de maconha dentro de um carro em Jataí, no sudoeste de Goiás. Um casal que estava no veículo foi preso.
Carro com 150 kg em drogas divididos em 99 tabletes | Foto: Divulgação
Carro com 150 kg em drogas divididos em 99 tabletes | Foto: Divulgação
O Fiat Uno em que estavam os dois recebeu ordem para parar em um abordagem de rotina. O condutor, de 31 anos, fugiu em alta velocidade. Os policiais perseguiram o veículo e com um disparo que estourou o pneu traseiro, conseguiram parar o carro.
A droga estava distribuída em 99 tabletes. O homem e sua esposa, de 53 anos, disseram aos policiais que compraram a maconha no Paraguai e pretendiam levar para Brasília. Eles foram conduzidos para a Polícia Federal de Jataí.

Obama amplia vantagem sobre Romney, diz pesquisa

Em bom momento da campanha, candidato à reeleição dos EUA subiu um ponto percentual

Estados Unidos -  Nova pesquisa realizada pela Reuters e o instituto Ipsos mostra o candidato à reeleição Barack Obama ainda à frente de seu rival, o republicano Mitt Romney. O atual presidente americano subiu apenas um ponto percentual entre os eleitores inclinados a votar e alcançou a marca de 49%. Já o ex-governador de Massachusetts estacionou nos 42%. A margem de erro gira em torno dos 3,6%.
Presidente dos EUA, Barack Obama, que é candidato à reeleição pelo Partido Democrata, cumprimenta simpatizantes depois de falar em um comício na Kent State University, em Ohio, nos EUA (26/09/2012) | Foto: EFE
Presidente dos EUA, Barack Obama, que é candidato à reeleição pelo Partido Democrata, cumprimenta simpatizantes depois de falar em um comício na Kent State University, em Ohio, nos EUA (26/09/2012) | Foto: EFE
Faltando apenas 40 dias para o pleito, foram ouvidos 1.194 eleitores registrados e que confirmaram o desejo  de votar em novembro. Na última análise feita pela Reuters/Ipsos, Obama aparecia com 48% das intenções de voto e Mitt Romney mostrava 43%. Embora analistas americanos afirmam que a disputa está mais equilibrada do que se esperava, o atual presidente dos Estados Unidos vive um bom momento.
Na última semana, foi divulgado um vídeo no qual o candidato republicano aparece debochando de cerca de 47% da população que depende dos auxílios oferecidos pelo Estado e que, fatalmente, votariam em Obama. O Partido Democrata aproveitou a fala infeliz e tem mostrado Romney como um partidário elitista, pouco preparado para entender as necessidades da classe média americana.
Em resposta, a campanha de Romney afirmou que pesquisas internas relizadas pelo Partido Republicano mostram que a disputa está muito mais acirrada do que a maioria das pesquisas tem demonstrado.
Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama , afirmou na semana passada que o ocupante de seu cargo deve "trabalhar para todos, não apenas para alguns", numa crítica a seu rival republicano na eleição, Mitt Romney, flagrado em um vídeo dizendo que não se preocupa com os 47% de americanos que não pagam impostos e são "dependendentes" do governo.
"Uma das coisas que aprendi como presidente é que você representa o país inteiro", disse Obama, durante entrevista ao apresentador David Letterman, da rede CBS. "Minha expectativa é de que, se você quer ser presidente, precisa trabalhar para todos, não só para alguns", acrescentou, sendo aplaudido pela plateia no estúdio.

As informações são do iG

Carlos Alberto e Auremir participam de treinamento no Recreio

POR Marcia Vieira
Rio -  O técnico Marcelo Oliveira comandou o último treino antes do jogo contra o Figueirense, neste sábado, às 18h30, em São Januário. Na primeira parte da atividade, o comandante assistiu ao rachão disputado pelos jogadores no CFZ, no Recreio. Carlos Alberto e Auremir participaram do recreativo, mas não encaram o Figueira.
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Carlos Alberto aparece de visual novo | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
O camisa 10 é preservardo após se recuperar de uma inflamção no pé esquerdo. Carlos Alberto, que apareceu nesta sexta-feira de visual novo, teve de tomar antibióticos para tratar o problema e ainda está debilitado.
Já Auremir participou do primeiro treino desde que sofreu um estiramento na coxa esquerda contra o Náutico. O jogador vem desfalcando a equipe por três semanas.
Na segunda parte do treino, Marcelo Oliveira deu atenção às jogadas de bola paradas e cruzamentos. O técnico trabalhou sobretudo com Wendel, Juninho e Felipe. O comandante estimulava os jogadores e cobrava na atividade.
Sem Jonas, suspenso, Marcelo Oliveira vai colocar Luan na lateral direita. O Vasco deve ir a campo com Prass, Luan, Dedé, Fabrício e Thiago Feltri; Nilton, Wendel, Juninho e Felipe; Tenorio e Alecsandro.

Setor hoteleiro se expande rumo à Zona Norte carioca

Longe de cartões-postais badalados, ao menos oito hotéis surgirão no subúrbio até 2016

POR Angélica Fernandes
Rio -  Nem Zona Sul, nem Barra da Tijuca e muito menos Porto Maravilha. Longe dos mais badalados cartões-postais, nova onda de construções para hospedar visitantes está chegando agora à Zona Norte, que deverá ganhar até 2016 ao menos oito hotéis três estrelas somando total de 1.460 quartos.

Os primeiros bairros onde os novos empreendimentos vão ‘desembarcar’ são Maracanã, Del Castilho e Ilha do Governador. Ao lado do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o GJP Galeão Hotel está com quase metade das obras concluídas. Serão 162 quartos, nove adaptados para deficientes. A inauguração está prevista para julho.

Ainda na Ilha, outros dois hotéis estão em análise pela prefeitura. Já em Del Castilho, serão três empreendimentos: dois já foram licenciados e serão construídos dentro do projeto de expansão do Shopping Nova América e outro ainda está em análise. No Maracanã, mais dois hotéis aguardam autorização do município para serem erguidos.
Foto: Reprodução
Ao lado do Galeão, hotel da rede GJP está com quase metade da obra concluída. Inauguração será em julho | Foto: Reprodução
Acesso à estádios

Para Márcio Lopes, assessor da Secretaria Municipal de Urbanismo, a escolha do subúrbio se deve à mobilidade e ao baixo custo de construção.

“O solo da Zona Norte é barato e fica perto de tudo. Em Del Castilho, tem a Linha Amarela, que é acesso fácil para estádios e aeroporto”, explica Lopes. Ele aposta em Deodoro como próxima parada de investimentos da rede hoteleira: “Após a construção do autódromo, deveremos receber pedidos de construções”.
Foto: Reprodução
Novo hotel na Ilha, construído com reaproveitamento de água, terá piscina, academia e centro de convenções | Foto: Reprodução
Ligação direta com aeroporto internacional

A só 1 km distante do aeroporto internacional do Rio, o novo hotel da Ilha, o GJP, terá ligação direta com o Galeão. A locomoção será serviço oferecido pelo hotel.

O empreendimento terá também piscina, academia e centro de convenções. A construção é baseada em conceitos de sustentabilidade com reaproveitamento de água para uso em sanitários, lavagem e jardim.

Superintendente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindhRio), Darcílio Junqueira acredita que a pacificação de comunidades da Zona Norte foi fator determinante para construção de hotéis na Zona Norte: “As UPPs do Alemão devolveram a sensação de segurança aos bairros do subúrbio. Os empreendedores estão de olho nisso. É uma inovação trazer turistas a esses locais”.

Vasco encara o Figueira no encontro entre os amigos de pescaria Dedé e Caio

POR Marcia Vieira
Rio -  O zagueiro Dedé e o atacante Caio precisaram deixar a cidade de Volta Redonda para vingar no futebol. Enquanto o defensor se firmou no Vasco e chegou à seleção brasileira, o jovem atacante teve que trocar o Botafogo pelo Figueirense para provar  sua vocação de artilheiro. Mas a amizade de velha data e muitas pescarias será deixada de lado quando a bola rolar neste sábado, às 18h30, em São Januário.
Foto: Divulgação
Não é história de pescador... Dedé e Caio vão se reencontrar na Colina | Foto: Divulgação
Enquanto o Gigante da Colina precisa da vitória para manter vivo o sonho do título, o Figueirense busca desesperadamente os três pontos para fugir do rebaixamento.

“Se depender de mim, o Caio vai voltar mais triste para casa”, brinca Dedé, após saber que o amigo pediu para ele aliviar neste sábado.

“A gente sabe do poder do Figueirense. É um time muito chato de jogar. Tem uma pegada forte, mas estamos preparados e vamos jogar em São Januário, onde somos fortes, para vencer”, acrescenta.

Além de buscar os três pontos, Dedé quer fazer as vezes de goleador, como o amigo Caio.

“Estou com saudade de comemorar e ver a torcida do Vasco vibrar com um gol meu. Não fiz nenhum no Brasileiro ainda e se Deus quiser vai sair contra o Figueirense”, projeta o zagueiro.

Mas, se depender do atacante do Figueirense, a história será bem diferente.

“Eu digo sempre que o momento dele é muito bom. O Dedé tem jogado bem em todos os jogos, mas tomara que eu possa ser mais feliz do que ele nesta partida”, diz o atacante que, para levar a melhor sobre o zagueiro, terá que quebrar uma escrita.

“Eu nunca consegui vencer o Dedé. É a quarta partida que jogo contra e ele ganhou duas e empatou uma. Eu também nunca fiz gol no Vasco, espero que possa quebrar esses tabus neste jogo”, sonha o atacante, que já marcou oito gols nesta edição do Campeonato Brasileiro.

A rivalidade só é deixada de lado na véspera da partida quando a dupla se lembra de pescaria recente na fazenda de um amigo em comum.

“A foto não é mentira de pescador, nós pegamos realmente os peixes e nos divertimos muito”, garante Dedé.

O zagueiro espera fisgar neste sábado um peixe bem diferente: de três pontos, e não de três quilos.

Love e Liedson: dupla para impor respeito ao Fluminense

POR Vitor Machado
Rio -  Uma avalanche de crises castigou o Flamengo durante o ano. Mas, depois de despencar no Brasileiro, o Rubro-Negro, à beira do precipício, pendurou-se à dupla Vagner Love e Liedson para iniciar uma escalada em direção à parte de cima da tabela. Entre as armadilhas da competição, os dois precisarão unir talento e experiência para que não haja novos deslizes. Neste domingo, o Fluminense é a pedra no caminho.
Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Dupla tem feito a diferença para o Fla | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Agarrado ao paredão, Vagner Love e companhia temiam a queda, mas agora o topo está na mira. O Artilheiro do Amor e Liedson foram os principais responsáveis pelas últimas duas vitórias que empurraram o Flamengo de 16º para 10º lugar.

“É muito fácil jogar com o Vagner Love, gosto de atuar ao lado dele, é um ótimo parceiro, sabe se posicionar muito bem, dá muitos passes e consegue segurar os marcadores. Na partida contra o Atlético-MG foi muito bom e me surpreendi demais”, disse Liedson.

Ronaldinho deixou o Flamengo no fim de maio. Desde então, Love não tem um parceiro que, ao seu lado, seja capaz de guiar a equipe pela trilha da vitória.
Deivid, consagrado, convivia com lesões, a má fase e a dívida milionária do clube. E Diego Maurício, Adryan, Thomás, Hernane e Negueba ainda estão na base da montanha do futebol, com muita parede por escalar. À medida que o entrosamento entre Love e Liedson aumenta, o Rubro-Negro se sente mais seguro.

“Eu sempre espero uma jogada do Love. Ele sempre rouba as bolas e se doa muito em campo e estou muito feliz ao jogar ao lado dele”, elogiou Liedson, que, experiente, ressalta a dificuldade não só de se aproximar do topo da tabela, mas também de se manter na parte de cima do Brasileirão.

“É difícil chegar lá em cima e se manter. Mas sabemos que, com concentração e o grupo unido, vamos sair bem dessa, jogo a jogo”, emendou.

Contra o Atlético-GO, Liedson desencantou com passe de Love, que também deu a assistência para o primeiro gol do time, de Cleber Santana. E no 2 a 1 sobre o Galo, um gol de cada um da dupla.

Ibson participa de treino, mas Dorival Júnior não dá indícios dos titulares

POR Vitor Machado
Rio -  Dia de rachão. Neste sexta-feira, no Ninho do Urubu, Dorival Júnior não deu dicas da equipe que pretende mandar a campo contra o Fluminense, domingo, no Engenhão. A definição da equipe vai ficar apenas para o treinamento deste sábado.
Ibson e Renato participam de rachão no Ninho do Urubu | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Ibson e Renato participam de rachão no Ninho do Urubu | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
A dúvida reside em qual atleta vai substituir Cáceres, que terá que cumprir suspensão. Renato, Bottinelli, Luiz Antônio e Ibson lutam pela vaga. O último está totalmente recuperado de uma lesão na coxa direita e vai ficar à disposição do treinador.

Alguns atletas não participaram na movimentação. Vagner Love correu apenas ao redor do campo e fez alongamentos. Em seguida, o artilheiro permaneceu apenas observando a atividade. Na academia: Airton, Muralha, Renato Santos e Cáceres fizeram trabalhos de recuperação.

Digão é confirmado no lugar de Leandro Euzébio no Fla-Flu

Rio -  O mistério acabou. Leandro Euzébio está fora do Fla-Flu. Com dores no joelho esquerdo, o zagueiro que não treinou a semana inteira vai ser substituido por Digão no clássico de domingo. Abel Braga foi quem confirmou a presença do zagueiro revelado em Xerém na partida.
Digão salvou um lance de perigo do Boca no fim do jogo | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Digão vai enfrentar o Flamengo |  Foto: André Mourão / Agência O Dia
''Entra o Digão e isso não tem qualquer problema. Também já sei quem vai jogar nas laterais, mas só vou falar na hora do jogo, está definido'', afirmou.
Anderson, que poderia ser uma opção para o lugar de Euzébio, sentiu um desconforto na coxa direita, antes da partida contra o Naútico e segue fora da equipe.

Jean pede atenção com Léo Moura no meio-campo: 'Muito técnico'

Rio -  Um dos jogadores mais regulares do Fluminense no Brasileiro, Jean está atento ao Flamengo. Com as mudanças impostas por Dorival Júnior, o volante disse que espera um clássico bastante disputado no Engenhão. O posicionamento de Léo Moura, agora no meio-campo, foi um dos itens apontados pelo atleta.
Jean (à esq.) já atuou em 33 partidas na temporada e é titular do Fluminense | Foto: Divulgação
Jean (à esq.) está atento ao time do Fla | Foto: Divulgação
"Deu para analisar um pouco deste novo posicionamento dele. Trata-se de um jogador muito técnico e é por isso que vem sendo utilizado nesse setor. O time também se adaptou. Temos de entrar bem espertos e ligados", disse o jogador.

Jean também destacou o retorno de Edinho. Suspenso contra o Náutico, o volante ressaltou o entrosamento com o companheiro no setor.

"Nesse quesito temos uma melhora sim. O entrosamento é muito bom. Além disso, temos o nosso time completo e isso é muito motivante para um clássico", concluiu.

Jefferson ressalta mais um passo rumo à Copa de 2014

POR Fabio Falcão Cazes
Rio -  A cada nova convocação para a Seleção, Jefferson sobe um degrau rumo à realização de um sonho: disputar a Copa de 2014. Chamado por Mano para os amistosos com Iraque e Japão, o goleiro tem como objetivo manter a regularidade para que o técnico continue tendo confiança no seu potencial para ser o titular.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Jefferson é figura carimbada na lista de Mano | Foto: André Mourão / Agência O Dia
“A gente sabe que a caminhada é longa. Todos que foram convocados estão pensando na Copa de 2014. Respeito todos os goleiros, mas meu objetivo é jogar. Vamos continuar mantendo a regularidade no Botafogo e, se as oportunidades aparecerem, tenho que aproveitá-las”, disse o camisa 1 alvinegro.

“Ser capitão é uma responsabilidade boa. A gente não é capitão da noite para o dia. Vim construindo isso. Acho que estou construindo um caminho legal na seleção brasileira. Em nenhum momento o Mano foi questionado por ter me dado a faixa. Acho que é uma demonstração de que o grupo da Seleção me respeita”, afirmou Jefferson.

Fellype Gabriel e Lodeiro são ausências em treino do Botafogo

Rio -  Oswaldo de Oliveira teve baixas na movimentação desta sexta-feira. Lodeiro, Fellype Gabriel e Bruno Mendes não participaram da atividade no campo em anexo do Engenhão. O trio ficou apenas na academia realizando trabalhos musculares. Assim, no coletivo, o treinador testou Vitor Júnior no meio-campo.
Oswaldo de Oliveira orienta Andrezinho durante treino | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Oswaldo de Oliveira orienta Andrezinho durante treino | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Vitor Júnior não participa de um jogo como titular desde do empate com a Portuguesa, no Canindé, dia 12 de agosto. O jogador pode ser uma das novidades contra o Bahia, domingo, em Salvador.

Apesar de ausentes na atividade desta sexta, Fellype Gabriel e Lodeiro não serão problemas na escalação. Já Bruno Mendes aguarda a decisão de Oswaldo de Oliveira para saber se embarca com a equipe para Salvador.

A equipe terá desfalques. Oswaldo não contará com Renato, Antônio Carlos, Brinner, Marcelo Mattos e Lucas Zen. Ambos se recuperam de lesão.

Carreira musical de Penha, Cida e Rosário pode ter continuação em uma série em 2013

POR Paulo Ricardo Moreira
Rio -  A saga de Penha (Taís Araújo), Cida (Isabelle Drummond) e Rosário (Leandra Leal) chegou ao fim em ‘Cheias de Charme’, mas a trajetória das Empreguetes tem tudo para ganhar uma continuação na Globo. Se depender do entusiasmo da diretora de núcleo da novela, Denise Saraceni, o trio de cantoras domésticas pode voltar em um seriado, com oito ou dez episódios, em 2013. “A novela foi tão legal que eu gostaria de ver o grupo de volta. A emissora está vendo a ideia com carinho, ainda este ano podemos ter uma surpresa”, conta a diretora.
Empreguetes ganham mais espaço na Globo | Foto: Divulgação
Empreguetes ganham mais espaço na Globo | Foto: Divulgação
A ideia do seriado é acompanhar uma turnê das Empreguetes pelo País, mostrando os bastidores dos shows de Penha, Cida e Rosário. “Seria uma viagem pelo Brasil, pelo menos umas oito cidades. Acho que só teria graça se fosse como uma turnê de verdade”, diz Denise.  Ontem, no programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, a continuidade da carreira musical das Empreguetes ganhou o apoio da apresentadora Fátima Bernardes. A princípio, Taís Araújo, Isabelle Drummond e Leandra Leal aceitaram participar.
Denise Saraceni, porém,lembra que as atrizes e os autores, Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, precisam de um tempo para descansar, antes de mergulharem em um novo projeto. “O grande charme da novela é que os shows costuravam a dramaturgia. Para ser bem-sucedido, o seriado também precisa ter uma boa história”, avalia a diretora. Segundo a prévia do Ibope, ontem, o último capítulo de ‘Cheias de Charme’ deu 32 pontos de média, dois a mais que o final de sua antecessora no horário, ‘Aquele Beijo’.

Mega-Sena pode pagar R$ 2 milhões neste sábado

Rio -  A Caixa Econômica Federal sorteia, neste sábado, o concurso 1.429 da Mega-Sena. O prêmio previsto é de R$ 2 milhões. O sorteio será realizado às 20h30 (horário de Brasília), na praça Robert Simões, em Mangaratiba, no Rio.
A aposta mínima é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h em qualquer uma das mais de 11,4 mil lotéricas do Brasil.
Se apenas um apostador ganhar e o prêmio for depositado na poupança, o rendimento, já pelas novas regras do governo, seria de aproximadamente R$ 9 mil no primeiro mês.
O valor do prêmio também é suficiente para comprar mais de 80 carros populares.
Bolão
A partir desta segunda-feira, os apostadores poderão concorrer, em grupo, aos prêmios das loterias de posse de recibos emitidos pelo próprio sistema de Loterias da Caixa. O Bolão da Caixa permite o registro de apostas nas quais cada participante do bolão recebe um recibo individual de cota. As modalidades contempladas são: Mega-Sena, Quina, Lotofácil (apostas de 16, 17 e 18 números), Dupla Sena e Loteca.
As informações são do iG

Faltando apenas uma semana para a votação, candidatos disputam votos nas ruas

Confira a agenda dos candidatos a prefeito da Região Metropolitana do Rio para o fim de semana

Rio -  Na reta final para as eleições, os candidatos a prefeito da Região Metropolitana do Rio aproveitam o último fim de semana antes do dia da votação para conquistar o voto dos eleitores. No Rio, Eduardo Paes (PMDB) visita Vigário Geral e Marcelo Freixo (PSOL) faz panfletagem em Bonsucesso. Em Niterói, Flávio Serafini (PSOL) faz caminhada e panfletagem nas ruas da cidade, já Rodrigo Neves(PT) organiza carreata pelos bairros. Confira abaixo os compromissos de campanha dos candidatos a prefeito:

Rio de Janeiro
Marcelo Freixo (PSOL)
Sábado
10h - Panfletagem na Praça das Nações, em Bonsucesso.
14h - Reunião com a coordenação de campanha.
Otávio Leite (PSDB)
Sábado
9h - Evento de candidato a vereador - Praça Matupiri - Benfica.
10h - Panfletagem em frente ao Norte Shopping - Av. Dom Helder Câmara, 5474 - Cachambi.
12h - Evento da Colônia Portuguesa na CADEG - Av. Capitão Félix, 110 - Benfica.
14h - Panfletagem no Mercadão de Madureira - Av Min. Edgard Romero, 239 - Madureira.
Domingo
9h30 - Caminhada na Praia de Ipanema (saída do posto 08) - Av. Vieira Souto - Ipanema.
Rodrigo Maia (DEM)
Sábado
10h - Caminhada no Calçadão de Bangu. Ponto de encontro: Avenida Ministro Ari Franco em frente da escada rolante.
11h30 - Caminhada no Calçadão de Campo Grande. Ponto de encontro: Calçadão em frente à Loja Superlar.
14h - Carreata no bairro de Padre Miguel. Ponto de encontro: Rua da Usina no 77 em frente a fábrica de móveis.
Domingo
10h - Caminhada na Comunidade do Arara, em Benfica. Ponto de encontro: Entrada pela Praça Matupiri. Entrada do Prédio do Tuca.
Eduardo Paes (PMDB)
Sábado
10h - Visita Vigário Geral, onde apresentará propostas para as comunidades do Rio. No local, Paes será recebido pelo grupo Afroreggae. Ponto de encontro: Centro Cultural Waly Salomão (Afroreggae) - Rua Bulhões de Marcial, s/nº, Vigário Geral (referência: passarela verde, ao lado do Posto Esso)
Aspásia Camargo (PV)
Sábado
10h – Caminhada no Meiér seguida de caminhada no Calçadão de Madureira
Ponto de encontro: Praça Agripino Grieco - início da Rua Dias da Cruz.
12h30 - Caminhada pelas ruas de Madureira. Ponto de encontro: Embaixo do Viaduto Negrão de Lima.
Domingo
10h - Caminhada pelo Leblon. Ponto de encontro: Posto 12.
11h30 - Corpo a corpo na Quinta da Boa Vista.
12h30 – Caminhada na Feira de São Cristovão.
Segunda
10h30 – Preparação para o debate da TV Record.
21h30 – Chegada à TV Record para o debate.

Niterói
Sérgio Zveiter (PSD)
Sábado
9h – Panfletagem na praia de Icaraí, Moreira César e Gavião Peixoto.
15h – Debate entre os candidatos no G1.
16h - Evento no Viradouro.
16h30 - Evento na Comunidade do Bonsucesso.
17h – Reunião no Campo do Estado.
18h – Esquenta da Campanha Muda Niterói no Fonseca.
21h – Reunião com lideranças da Região Oceânica.
21h – Reunião no Vital Brasil.
Flávio Serafini (PSOL)
Sábado
09h – Atividade das mulheres do PSOL no Campo de São Bento.
15h – Debate no site G1.
15h- Reunião de mobilização final da campanha Paulo Eduardo vereador e Flavio Serafini Prefeito.
16:30h – Plenária Final do Construção Coletiva, na sede do Partido
18h – Debate entre prefeitáveis na Fac. Direito UFF, promovido pelo Sou Niterói
18h – Debate entre prefeitáveis na Fac. Direito UFF, promovido pelo Sou Niterói
20h – Comício Doméstico Dra Rosemary (Icarai)
21h – Voo Noturno em Santa Rosa (concentração no Bar do Meio)
Domingo
8h - Panfletagem no Ingá
9h - Caminhada no Fonseca
10h - Caminhada no Caramujo
11h - Panfletagem em Santa Bárbara (Em frente ao Colégio Estadual David Capistrano)
12h - Panfletagem na Engenhoca
14h - Caminhada na Martins Torres
15h - Caminhada no Morro do Zulu
17h - Comício Doméstico na Ponta da Areia
Segunda
6h30 - Panfletagem nas Barcas, na Praça Araribóia
7h30 - Panfletagem na Alameda, no Fonseca
11h - Panfletagem na Praça do Rink, no Centro do Rio
15h - Reunião da coordenação de comunicação da campanha
19h - Plenária Final da campanha Flavio Serafini, na sede do PSOL Niterói (Travessa Xavier Leal, 21, Centro de Niterói, próximo da Prefeitura Nova)
Rodrigo Neves (PT)
Sábado
9h – Café da manhã em Pendotiba.
9h30 – Correata no Baldeador.
10h – Correata na Cova da Onça.
10h30 – Correata no Morro do Castro.
11h – Correata no Tenente Jardim.
11h30 – Correata no Barreto.
12h – Correata na Ilha da Conceição.
15h – Participa de debate promovido pelo G1.
18h – Participa de evento em Piratininga.
18h30 – Encontro com representantes de movimentos comunitários em São Lourenço.
20h30 – Comício doméstico no Fonseca.
21h30 – Comício doméstico em Pendotiba.
Domingo
9h – Caminhada no Maceió.
10h – Caminhada na comunidade Souza Soares.
11h – Caminhada na comunidade Nova Brasília.
12h – Caminhada no morro do Preventório.
14h - Atividade com candidato a vereador na Engenhoca.
15h – Encontro com lideranças religiosas no Centro.
16h – Comício doméstico em Pendotiba.
17h – Participa de evento em Itaipu.
20h – Encontro religioso em Icaraí.
Segunda
9h – Gravação de programa eleitoral.
11h – Encontro com trabalhadores no Barreto.
12h – Reunião com a coordenação de campanha.
15h – Reunião com equipes de campanha.
17h – Caminhada em Icaraí.
20h – Encontro com lideranças religiosas no Barreto.

São Gonçalo
Adolfo Konder (PDT)
Sábado
8h – Café com lideranças religiosas no Rocha
10h30 – Café com lideranças na Trindade
11h – Carreata no Jardim Catarina
15h – Almoço com lideranças no Rio do Ouro
16h – Reunião com lideranças no Novo México
19h – Reunião com lideranças religiosas na Trindade
20h – Reunião com lideranças em Santa Catarina
21h – Reunião com lideranças no Alcântara
21h30 – Encontro festivo no Mutuá
Domingo
9h – Visita do senador Eduardo Lopes
12h – Caminhada na Mangueira
16h – Caminhada no Gradim
21h – Visita a igrejas evangélicas

Central telefônica esclarece dúvidas dos eleitores

Rio -  A partir desta segunda-feira, dia 1º, quem tiver dúvidas relativas às eleições pode ligar para o telefone (21) 2544-0077. Criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), o serviço terá 10 atendentes e funcionará de 11h às 19h de segunda a sexta, de 13h às 19h no sábado, dia 6, e de 8h às 17h no domingo, dia das eleições.
As ligações podem ser realizadas de todo o estado. As denúncias sobre irregularidades devem continuar sendo feitas pelo Disque-Denúncia Eleitoral, no telefone 2524-0404.

Relator do Mensalão diz que Marco Aurélio é 'obstáculo' à presidência do STF

Em nota à imprensa, ministro Joaquim Barbosa reage às críticas feitas por colega de Corte durante sessão do julgamento; relator deve ser o próximo presidente do Supremo

Brasília -  O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, reagiu nesta sexta-feira às críticas feitas pelo também ministro do STF Marco Aurélio Mello, que o acusou de destempero e pôs em dúvida seu desempenho como futuro presidente da Corte. As críticas começaram quando ambos protagonizaram áspera discussão durante o julgamento do Mensalão .
Foto: Divulgação
O ministro relator Joaquim Barbosa divulgou nota criticando Marco Aurélio Mello, seu colega de STF | Foto: Divulgação
“Um dos principais obstáculos a ser enfrentado por qualquer pessoa que ocupe a presidência do Supremo Tribunal Federal tem por nome Marco Aurélio Mello. Para comprová-lo, basta que se consultem alguns dos ocupantes do cargo nos últimos dez ou 12 anos”, disse Joaquim Barbosa em nota à imprensa.
Com a aposentadoria do presidente, ministro Carlos Ayres Britto, em novembro, quando atinge a idade limite de 70 anos, Barbosa, atual vice-presidente, é o candidato natural a assumir o comando do STF. Embora seja tradição na casa, a condução do vice à presidência precisa ser confirmada por votação entre os ministros da Corte.
Barbosa diz que, se assumir a presidência do STF, não tomará "decisões rocambolescas e chocantes para a coletividade" e também não adotará posições "de claro e deliberado confronto para com os poderes constituídos, de intervenções manifestamente gauche, de puro exibicionismo".
O ministro ainda afirma que, ao contrário de quem o critica, conquistou o posto de ministro do STF por esforço acadêmico e profissional. “Jamais me vali ou tirei proveito de relações de natureza familiar", diz. Marco Aurélio foi indicado ao STF na década de 1990 por seu primo, o então presidente Fernando Collor de Mello.
A discussão entre os ministros começou na última quarta-feira, quando Barbosa insinuou que o revisor Ricardo Lewandowski estava fazendo "vista grossa" a evidências do processo . Marco Aurélio sugeriu a Barbosa que policiasse suas palavras, e este reagiu, dizendo não tolerar hipocrisia. Os ânimos só foram acalmados após intervenção do presidente Ayres Britto e do decano Celso de Mello, que ressaltaram a importância de opiniões diferentes no órgão colegiado.

As informações são da Agência Brasil 

Internações por infarto crescem 9,7% em menores de 30 anos

Rio -  A população brasileira com menos de 30 anos tem hábitos que transformam o coração em uma bomba-relógio precoce.
Nesta parcela, 22% fumam, 90% são sedentários, mais da metade está com sobrepeso, só 15% consomem frutas e legumes em quantidade ideal e os jovens do Brasil constituem o segundo maior mercado mundial de crack e cocaína (com 2,2 milhões de usuários).
A união de todos estes fatores de risco – mapeados pelo Ministério da Saúde e por um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – fez os registros de internações por infarto aumentarem 9,7% nos últimos quatro anos, passando de 686 casos em 2008 para 753 em 2011.
O levantamento, feito pelo iG Saúde no banco virtual do Ministério com informações de todos os hospitais brasileiros, detectou ainda que entre janeiro e julho deste ano foram acumulados outras 427 internações na faixa-etária entre 15 e 29 anos, uma média de dois atendimentos por dia.
“O crescimento de doenças cardiovasculares em jovens é uma tendência mundial”, afirma o diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sérgio Timerman.
“Nossas análises apontam que nos principais hospitais de atendimento cardíaco do País, o movimento de pessoas jovens nos setores de emergência foi ampliado entre 3% e 12%”, completa o médico.
As informações são do iG

Brasil é exemplo mundial na erradicação da raiva animal e humana no mundo, aponta organização

Rio -  O Brasil é considerado, hoje, exemplo no combate eficaz da raiva animal em todo mundo. De acordo com Rosângela Ribeiro, gerente de Programas Veterinários da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA, na sigla em inglês), com a implantação pelo Ministério da Saúde, em 1973, do Programa Nacional de Prevenção da Raiva, o país tem sido eficaz no combate à doença.
Foi por meio desse programa, acrescentou, que o Brasil conseguiu baixar o número de casos de raiva humanos e animais em mais de 90%, desde a década de 80. De acordo com dados do Ministério da Saúde, enquanto em 1990 foram registrados 73 casos de raiva humana no país, no ano passado esse número caiu para apenas dois oficialmente notificados. Outros países da América Latina, entre os quais o México, o Peru e o Chile, também conseguiram obter esse resultado por meio da vacinação em massa gratuita. Em toda a região, os casos de raiva canina caíram de 25 mil, em 1977, para 196, em 2011, informou a WSPA.
Nesta sexta-feira, Dia Mundial da Raiva, a WSPA lançou pelo segundo ano consecutivo a campanha Coleiras Vermelhas – Na Luta contra a Raiva. O objetivo, segundo Rosângela Ribeiro, é mostrar para as pessoas que existem métodos humanitários, sustentáveis e mais efetivos de combater a raiva. “Infelizmente, existem muitos países, principalmente na Ásia, que matam milhões de cães por ano pensando que, dessa forma, podem erradicar a raiva”, disse.
De acordo levantamento feito pela entidade, cerca de 20 milhões de cães são sacrificados por ano no mundo, “na tentativa errônea de erradicar a doença, que mata 55 mil pessoas anualmente”.
“Essa campanha vai levar informação aos governos de vários países que ainda sacrificam cães para controlar essa zoonose. Nós queremos que esses governos implementem programas de vacinação em massa, gratuitos, de todos os cães, como uma forma humanitária de controlar a doença”, declarou a gerente da WSPA Brasil.
A implantação de programas de vacinação, enfatizou Rosângela Ribeiro, é a única forma comprovadamente eficaz de erradicar essa doença. Ela esclareceu que com 70% da vacinação das populações de cães, consegue-se criar uma barreira sanitária de imunização. “E você passa a proteger tanto os animais, como os seres humanos”.
A gerente da WSPA Brasil lembrou, entretanto, que a vacinação não é uma ação isolada. Ela deve ser acompanhada de iniciativas de educação em saúde, educação em guarda responsável, vigilância, entre outras. No Brasil, a maioria dos casos de raiva animal e humana é encontrada nas regiões Norte e Nordeste, com destaque para o estado do Maranhão, onde a campanha de vacinação não estava sendo implementada de forma efetiva.

As informações são da Agência Brasil

Perca peso com a dieta da cesta básica

Montamos um cardápio de sete dias para emagrecer consumindo apenas os principais alimentos da cesta básica, confira!

São Paulo -  Produtos light e diet são mais caros quando comparados às suas versões regulares. Essa diferença no preço gera a ideia de que entrar em dieta significa um rombo no orçamento.
Feijão e arroz: é possível perder peso com os ingredientes da cesta básica | Foto: Reprodução Internet
Feijão e arroz: é possível perder peso com os ingredientes da cesta básica | Foto: Reprodução Internet
Não precisa ser assim. É possível emagrecer com alimentos simples e comuns, sem necessariamente investir em produtos elaborados, sofisticados e caros.
“Para emagrecer, é preciso seguir uma alimentação equilibrada e variada, que contenha todos os grupos alimentares – carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais –, o que é possível obter com alimentos bem conhecidos, como arroz, feijão, carnes magras, frutas e hortaliças”, diz a nutricionista Rosa Silvestrim.
Para ajudar, Rosa montou um cardápio para sete dias, contendo apenas os alimentos da cesta básica brasileira. Ele é bem simples e até repetitivo, mas contém apenas 1.000 calorias diárias, distribuídas em lanches e refeições.
Dieta da cesta básica: cardápio de 7 dias
Veja o regime de 1.000 calorias diárias distribuídas ao longo do dia em lanches e refeições
Segunda-feira
Desjejum: Meia xícara (100ml) de café com leite adoçado com 1 colher de açúcar + 1 pão francês (25g) com manteiga (1 colher de chá)
Lanche da manhã: 1 banana
Almoço: 2 colheres de sopa de arroz, ½ concha de feijão, 90g de carne magra (assada ou cozida) e salada de 1 tomate
Lanche da tarde: 1 banana
Jantar: Uma xícara pequena (100ml) de café com leite adoçado com 1 colher de açúcar + 1 pão francês (25g) com manteiga (1 colher de chá)
Terça-feira
Desjejum: Uma xícara pequena (100ml) de leite + 1 fatia de pão de forma com manteiga (1 colher de chá)
Lanche da manhã: 1 banana
Almoço: 1 batata cozida média (amassada ou fatiada) + 90g de carne magra (assada ou cozida) + salada de 1 tomate
Lanche da tarde: 1 banana
Jantar: 90g de carne magra (assada ou cozida) + salada de 1 tomate
Quarta-feira
Desjejum: 1 banana batida com 100ml de leite
Lanche da manhã: 1 copo (200ml) de suco de tomate (bater com água)
Almoço: 2 colheres de sopa de arroz, ½ concha de feijão, 90g de carne e salada de 1 tomate
Lanche da tarde: meia xícara (100ml) de leite com café adoçado com uma colher de açúcar
Jantar: 1 colher de sopa de arroz + 90g de carne magra (assada ou cozida) + salada de 1 tomate
Quinta-feira
Desjejum: meia xícara de leite + 1 fatia de pão de forma com manteiga (1 colher de chá)
Lanche da manhã: 1 banana
Almoço: 2 colheres de sopa de arroz, ½ concha de feijão, 90g de carne e salada de 1 tomate
Lanche da tarde: 1 banana
Jantar: meia xícara (100ml) de café com leite adoçado com 1 colher de açúcar + 1 fatia de pão de forma com manteiga (1 colher de chá)
Sexta-feira
Desjejum: Uma xícara pequena (100ml) de café com leite adoçado com 1 colher de açúcar + 1 pão francês (25g) com manteiga (1 colher de chá)
Lanche da manhã: 1 banana
Almoço: 2 batatas pequenas (cozidas ou assadas) + 90g de carne magra (assada ou cozida) + salada de 1 tomate
Lanche da tarde: 1 banana
Jantar: meia xícara (100ml) de leite + 1 pão francês (25g) com manteiga (1 colher de chá)
Sábado
Desjejum: 1 copo (200ml) de suco de tomate + 1 fatia de pão de forma com manteiga (1 colher de chá)
Lanche da manhã: 1 banana
Almoço: 2 colheres de sopa de arroz, ½ concha de feijão, 90g de carne e salada de 1 tomate
Lanche da tarde: 1 banana
Jantar: 2 colheres de sopa de arroz + 90g de carne magra (assada ou cozida) + salada de 1 tomate
Domingo
Desjejum: 1 banana batida com 100ml de leite
Lanche da manhã: 1 copo (200ml) de suco de tomate (bater com água)
Almoço: 2 colheres de sopa de arroz, ½ concha de feijão, 90g de carne e salada de 1 tomate
Lanche da tarde: 1 xícara de café com leite adoçado com 1 colher de chá de açúcar + 1 banana
Jantar: meia xícara (100ml) de café com leite adoçado com 1 colher de açúcar + 1 fatia de pão de forma com manteiga (1 colher de chá)
Veja mais recomendações:
- Compre frutas e hortaliças da estação, que costumam ser mais baratas
- Faça de 5 a 6 refeições todos os dias, sendo três principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches, com intervalos de três horas (em média) entre cada uma dessas refeições
- Evite frituras, pois elas prejudicam a saúde e aumentam a quantidade calórica consumida
- Evite o consumo de gordura animal (carnes gordurosas , banha, etc) e retire a pele e a gordura aparente da carne e do frango
- Aumente o consumo de frutas e hortaliças, pois fornecem vitaminas, minerais, fibras, água e aumentam a saciedade
- Dê preferência às preparações grelhadas, assadas e cozidas

As informações são de Tatiana Tavares do iG

Gabriela sai de casa sem nada

POR Regina Rito
Rio -  Depois de ser flagrada por Nacib (Humberto Martins) na cama com Tonico Bastos (Marcelo Serrado), Gabriela (Juliana Paes) recolhe suas coisas para ir embora. A morena é acolhida pela vizinha, Arminda (Neusa Maria Faro), e avisa à amiga que não levará os presentes que o turco lhe deu. Ela pega apenas os vestidos de chita e os chinelos, coloca tudo numa trouxa, o cãozinho Rei, que Tonico lhe deu e, arrasada, deixa a casa de Nacib. Em ‘Gabriela’, terça-feira.
Morena fica na pior | Foto: Divulgação
Morena fica na pior | Foto: Divulgação

'Avenida Brasil': Soninha Catatau ressurge

POR Regina Rito
Rio -  A coluna antecipou e agora mostra as fotos do casamento de Dolores (Paula Burlamaqui) e Diógenes (Otávio Augusto) no Divino Futebol Clube, quando a ex- atriz pornô volta a ser ‘possuída’ por Soninha Catatau e faz um strip-tease na frente de todos.
Mãe de Roni revive história antiga | Foto: Divulgação
Mãe de Roni revive história antiga | Foto: Divulgação
O ‘transe’ acontece quando Nicole (Rita Guedes), irmã de Dolores, Xandão (Jairo Mattos) e sua trupe chegam na festa. Xandão, parceiro de Soninha nos filmes eróticos, vai à mesa do DJ, aperta o play e coloca uma música sensual. Nicole despeja uísque no suco de caju e no chá de capim-cidreira servidos e acende incensos.
Todos dançam. A noiva se desespera, pede para abaixar a música, mas não se segura. Se transforma em Soninha Catatau, joga os sapatos longe, gargalha, sobe na mesa e começa a tirar a roupa. Roni (Daniel Rocha) interrompe a baixaria. Tira o fio da tomada e para a música. Dolores cai em si, morta de vergonha. Os noivos pedem desculpas e saem. Em ‘Avenida Brasil’, segunda-feira.

Premiê britânico visita ONG no Complexo da Maré

David Cameron esteve na comunidade Nova Holanda, acompanhado de atletas, para conhecer a Luta Pela Paz, que incentiva a prática de esportes na infância

Rio -  O Complexo da Maré recebeu nesta sexta-feira visitante ilustre. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, esteve na comunidade Nova Holanda para conhecer a ONG Luta Pela Paz, que incentiva a prática de esportes na infância.

Acompanhado de sua comitiva, o político conversou com alunos e assistiu a apresentações de capoeira, boxe e judô. Cameron estava acompanhado de quatro atletas que disputaram as Olimpíadas de Londres: os boxeadores Nicola Adams e Anthony Joshua, que conquistaram medalha de ouro; a judoca Gemma Gibbons, que conseguiu a prata; e o judoca Euan Barton.
Foto: AFP / Vanderlei Almeida
Cameron caminhou pelas ruas da comunidade e posou para fotos | Foto: AFP / Vanderlei Almeida
Além de caminhar pelas ruas da comunidade e posar para fotos, o primeiro-ministro visitou as salas de aula do projeto e conversou com membros do conselho jovem da Luta pela Paz.
Durante o encontro com as crianças, ele disse que estaria com Dilma Rousseff em poucas horas e pediu sugestões de perguntas para fazer à presidenta.

O encontro também contou com a participação da secretária de Esportes e Lazer do Estado do Rio, Márcia Lins, e Edwin Moses, da Laureus World Sports Academy. O ex-piloto Emerson Fittipaldi, que é padrinho da ONG,também esteve na academia.

A ONG, criada em 2000, foi fundada pelo britânico Luke Dowdney e atende cerca de 1.500 crianças.

Pagamento da dívida dos 28,86% aos militares vai custar R$ 5,9 bilhões

POR Marco Aurelio Reis
Rio -  O Ministério do Planejamento trata com cautela e sigilo a proposta de pagamento da dívida dos 28,86% aos militares das Forças Armadas. O pedido de quitação das diferenças para praças e oficiais até o posto de capitão de corveta/major, feito pelos Comandos Militares, tramitou semana passada, e parou na Assessoria da Secretaria Executiva do Planejamento. Mas qualquer informação do pagamento só tem saído mesmo de forma extraoficial.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia
O esqueleto é da ordem de R$ 5,9 bilhões, dinheiro necessário para pagar percentuais não creditados entre 1º de janeiro de 1993 e 29 de dezembro de 2000. Nesse período quem servia como soldado tem direito a valores entre 20,80% a 10,18% dos vencimentos recebido à época. Sargentos a suboficiais, a percentuais entre 4,88% a 5,03%. Já dos tenentes a majores, os valores vão de 0,46% a 2,27% (confira ao lado o percentual por posto e graduação).
O principal entrave é como pagar quem era militar temporário, como cabos, entre 1993 e 2000. Obstáculo superado é como quitar a dívida de quem recebeu promoção nesse período. A saída será aplicar percentuais diferentes, um para cada posto ou graduação, no período previsto. Definida está a correção dos atrasados. Será pela antiga URV (de 93 a 94) e pelo índice oficial de inflação, o IPCA, entre 1994 e 2000.
Quem já recebeu parte da dívida, por meio de ação judicial, será incluído no pagamento, mas o valor já pago será descontado da dívida após atualização. Com isso, muitos terão valores baixos a receber.
PALAVRA OFICIAL
O valor elevado da dívida faz o governo pisar em ovos quando o assunto é a dívida dos 28,86%. Abordado pela Coluna, o Planejamento sublinhou o que vem dizendo a quem o procura pelo Sistema Acesso à Informação (SAI).
SÓ PARA ALGUNS
O SAI da Controladoria Geral da União vem informando que a decisão do Supremo Tribunal, que reconhece a possibilidade de pagamento de diferenças dos 28,86%, “produz efeitos apenas em relação às partes (litigantes) do processo.”
SEM DATA PARA PAGAR
A resposta evasiva se completa com a informação segundo a qual “não há, no momento, previsão de quando haverá uma definição sobre a extensão do percentual aos militares que não participaram da ação judicial”.

Governo vai editar lei contra demissões sem justa causa

Empresário que fizer cortes de pessoal acima da média pagará mais encargos trabalhistas

POR Pablo Vallejos
Rio -  Empresas que evitarem demissões sem justa causa vão pagar menos encargos trabalhistas. Essa é a proposta que será apresentada pelo governo ao Congresso ainda este ano. Em contrapartida, quem demitir acima da média de seu setor será punido, pagando mais.
Nome do deputado foi confirmado para assumir o ministério | Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai encaminhar um Projeto de Lei Complementar (PLC), iniciativa para regulamentar o mecanismo de combate à rotatividade de pessoal, confrontando empresas que demitem sem justa causa. Em entrevista exclusiva, durante visita à redação de O DIA, o ministro do Trabalho, Brizola Neto, revelou que a estratégia é combater o desemprego, fraudes nas demissões e quando patrão e empregado combinam demissão de fachada para que o trabalhador receba o seguro-desemprego.
Em 2009, a taxa de rotatividade alcançou 36% e chamou a atenção do governo. Em 2007, o número estava em 34,3%. Essa evolução, pesquisada pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do MTE, é motivo de preocupação. Segundo o ministro, em 2013 modelo piloto com oito agências testará sistema de monitoramento de empregos. O programa funcionará em conjunto com a Previdência.
Brizola Neto detalhou a plataforma: “Teremos controle para saber quanto tempo o trabalhador está demorando para ser atendido, quanto ele demora para receber proposta de emprego, além da demora em pedidos de qualificação, abono ou matrícula em curso de capacitação”.
INVESTIMENTOS
SOBROU VAGAS
A medida do Ministério do do Trabalho e Emprego para a criação da ferramenta de análise vem em boa hora. Segundo o MTE, este ano são 600 mil vagas de emprego não preenchidas.
Brizola Neto afirma que a solução reside nos investimentos em programas de qualificação: “Desse monitoramento, esperamos integrar políticas e criar, de fato, um sistema nacional de emprego. Hoje, infelizmente, ele existe em somente alguns lugares”.
QUALIFICAÇÃO
A mudança da qualidade dos cursos também é preocupação do ministro Brizola Neto. Antes de assumir o cargo, havia o Plano Nacional de Qualificação, que envolvia programas do MTE para capacitar pessoal em específicos setores.
“No entanto, veio o Pronatec, que foi um grande esforço do governo. Com ele, é outro modelo. No Plano Nacional de Qualificação, era algo básico e inicial, como uma porta de entrada”, compara. “Com o Pronatec, existem profissionais bem qualificados — como do Sistema S (Senai, Senac e Sebrae) —, que preparam para arcos ocupacionais mais complexos como petróleo e gás e construção civil”.

APAGÃO DE MÃO DE OBRA
Indústria naval e petróleo e gás são os setores com escassez mais grave de mão de obra. Segundo o ministro, jovens já estão sendo capacitados para atender à demanda e o ministério estabelece parcerias com Prominp e outras instituições de ensino.

Servidor estadual: orçamento garante reajuste em 2013 só para segurança

POR Alessandra Horto
Rio -  O orçamento do estado garante em 2013 aumento de 24,42% para 122.640 servidores ativos, aposentados e pensionistas das polícias Civil (exceto delegados) e Militar, do Corpo de Bombeiros e Inspetores de Segurança. Serão 0,915% em janeiro e 23,3% em fevereiro.
Já os demais servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas de outras áreas terão que aguardar o balanço das receitas e despesas do próximo ano para saber se vão ganhar aumento. A boa notícia é que há reserva no orçamento que vai permitir negociação entre categorias e estado para reajustes que tenham impacto ainda em 2013.
O Projeto de Lei do Orçamento Anual (PLOA) de 2013, entregue ontem à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) pelo governador Sergio Cabral, fixa as despesas no valor de R$ 71,83 bilhões. Do montante, a despesa com pessoal será de R$ 29,80 bilhões. O total representa aumento de 8,72% sobre os gastos com pessoal de 2012. O orçamento de 2013 também prevê, além dos possíveis reajustes, pagamento de salário de novos servidores aprovados por meio de concurso.
De acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), entre as funções que vão representar os maiores gastos (despesas correntes e de capital) em 2013 estão: Encargos Especiais (R$ 19,32 bilhões), Previdência Social (R$ 11,03 bilhões), Educação (R$ 8,70 bilhões), Segurança (R$ 7,50 bilhões) e Saúde (R$ 5,17 bilhões), totalizando R$ 51,72 bilhões nessas áreas.

Russas fazem show erótico na janela do apartamento

Rússia -  Inspiradas, duas mulheres  usaram a janela de um apartamento na Rússia como palco para encenar um show erótico. Segundo o jornal romeno Libertatea, a cena podia ser vista da rua. Confira o vídeo aqui.
Janela de apartamento vira vitrine para mulher que faz show erótico | Foto: Reprodução Internet
Janela de apartamento vira vitrine para mulher que faz show erótico | Foto: Reprodução Internet
Mulheres russas encenaram show erótico em janela de apartamento | Foto: Reprodução Internet
Mulheres russas encenaram show erótico em janela de apartamento | Foto: Reprodução Internet

Sobe para oito o número de mortos devido às chuvas na Espanha

Espanha -  Com a localização do corpo de uma mulher desaparecida desde a sexta-feira na região de Múrcia, subiu para oito o número de mortos devido ao temporal que castiga o sul e o leste da Espanha. Entre as vítimas, estão uma menina de 9 anos e um homem  de 65 que também viviam na província de Múrcia, entre os municípios de Puerto Lumbreras e Lorca. Esta última cidade, uma das mais afetadas pelas fortes chuvas, sofreu no ano passado graves danos em um terremoto no qual morreram nove pessoas.
Também no temporal de ontem, os corpos de um homem e uma mulher foram encontrados dentro de um veículo arrastado pelas águas na cidade de Cuevas de Almanzara, em Almería. Ainda na província, mas no município de Vera, um idoso, que aparentemente sofria de uma doença cardíaca, faleceu enquanto era levado para o hospital. As ministras de Fomento, Ana Pastor, e Trabalho, Fátima Báñez, viajarão hoje a Múrcia e Andaluzia, respectivamente, para verificar pessoalmente os danos ocasionados pelo temporal que deixou milhares de desabrigados, além de muita destruição em infraestruturas e cultivos agrícolas.
O mau tempo castigou também ontem a cidade de Gandía, na província de Valência. Um tornado deixou 35 feridos ao derrubar uma roda-gigante, informaram fontes municipais. Na capital, que tem o mesmo nome da província, a autoridade portuária decidiu fechar o tráfego marítimo.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tropas federais chegam à capital já no domingo

Fuzileiros e militares do Exército vão garantir que candidatos possam fazer campanha em áreas de tráfico e milícias

POR Marcos Galvão
Rio -  Fuzileiros navais e militares do Exército se apresentam neste domingo no Rio de Janeiro para garantir a segurança no município durante as eleições. A decisão foi tomada ontem, em sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que definiu que o contingente será usado para patrulhar áreas sob influência do tráfico de drogas e de milicianos até o dia 7 de outubro, data da eleição. A expectativa é que o número de militares seja definido nesta sexta pelo Ministério da Defesa.
As tropas agirão para que candidatos façam suas campanhas políticas nestes locais, sem que sofram qualquer tipo de constrangimento nem ameaça de bandidos. No dia da eleição, vão impedir pressão sobre os eleitores.
O TSE definiu ainda que os municípios de Macaé, Magé, Campos, Itaboraí, Cabo Frio e Rio das Ostras receberão reforço de tropas federais, mas só no dia da eleição. Os seis municípios foram considerados prioritários pelo desembargador Luiz Zveiter, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) como locais onde a disputa política é acirrada.
Ontem, antes da sessão do TSE, o ministro da Defesa, Celso Amorim, e a ministra Cármen Lúcia, presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tiveram reunião para definir que o esquema de segurança no Rio será semelhante ao que foi adotado nas últimas eleições municipais, em 2008.
Outros nove estados que já garantiram a presença de tropas federais são Alagoas, Sergipe, Tocantins, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte e Paraíba. “O que o TRE e o TSE querem é que as pessoas possam se expressar livremente”, disse a ministra Cármen Lúcia.

SkyDrive agora permite recuperar arquivos apagados por engano

Serviço de backup da Microsoft ganha lixeira similar à do Windows

Rio -  A Microsoft atualizou nesta terça-feira seu serviço de backup de arquivos em nuvem, o SkyDrive. O serviço agora ganhou uma lixeira, similar a do Windows e de outros sistemas operacionais. Ela permite recuperar arquivos apagados por engano.
Anteriormente, quando o usuário apagava uma arquivo, devia confirmar essa ação em uma caixa de alerta do serviço. Agora o serviço apaga o arquivo sem a confirmação, mas uma janela permite desfazer ação. Mesmo depois disso, o arquivo pode ser recuperado na Lixeira.
Os itens da Lixeira são mantidos por, no mínimo, três dias. Depois disso, caso os arquivos apagados tomem mais de 10% do espaço total da conta (de 7 GB no modo gratuito), os mais antigos começarão a ser apagados.
Caso o limite de 10% não seja excedido, os arquivos da Lixeira serão mantidos por 30 dias. Depois desse prazo, eles são permanentemente excluídos e não haverá mais a possibilidade de recuperação.
Por enquanto, a Lixeira pode ser acessada apenas na versão web para desktops e notebooks do SkyDrive. A Microsoft afirma que a função será levada em breve para aplicativos de tablets e smartphones.
Enquetes no SkyDrive
A Microsoft aproveitou o anúncio sobre as novidades do SkyDrive para mencionar outro recurso que estreará em breve. O Excel Surveys permitirá criar enquetes simples a partir do SkyDrive. Segundo a empresa, esse recurso está sendo criado a partir de pedidos de estudantes, que usam o SkyDrive para projetos em grupo. O recurso deve estrear em breve.
As informações são do iG

Apple vende mais de cinco milhões de unidades do iPhone 5 em três dias

Rio -  A companhia americana Apple anunciou nesta segunda-feira, em comunicado, que vendeu mais de cinco milhões de seu novo smartphone, o iPhone5, apenas três dias após o lançamento, em 21 de setembro. Além disso, o novo software lançado pela empresa neste mês, o iOS 6, foi atualizado em mais de 100 milhões de dispositivos no mundo.
Novo iPhone, apresentado nesta quarta-feira pesa 20% a menos do que o iPhone 4S | Foto: EFE
Novo iPhone pesa 20% a menos do que o iPhone 4S | Foto: EFE
O iPhone 5 já está disponível nos EUA, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Cingapura e Reino Unido. A empresa prevê que o aparelho estará disponível em 22 países, a partir de 28 de setembro, e em mais de 100 no final do ano.
Segundo explicou a companhia, a demanda do iPhone 5 ultrapassou os estoques iniciais, embora a maioria dos pedidos adiantados tenham sido atendidos. "A demanda do iPhone 5 foi incrível e estamos trabalhando duro para que o aparelho esteja nas mãos de cada cliente o mais rápido possível", disse Tim Cook, CEO da Apple. "Nós esgotamos nosso estoque inicial, mas as lojas vão receber o produto normalmente e os consumidores poderão continuar encomendá-los on-line", acrescentou.
O iPhone 5 tem uma tela de quatro polegadas e uma conexão de alta velocidade, conhecida como LTE. O aparelho é 18% mais fino e 20% mais leve do que seu antecessor, o iPhone 4S. Com 7,6 milímetros de grossura e 112 gramas de peso, o telefone incorpora um novo chip, o A6, que permite dobrar seu rendimento gráfico. Segundo a Apple, a duração da bateria também aumentou.
Uma das grandes novidades do iPhone 5 é a tecnologia de conexão em altas velocidades LTE -até 100 megas por segundo-, uma melhora que nem todos os usuários poderão desfrutar, já que a rede foi implantada em poucos países.
As informações são da EFE

Cauã Reymond aproveita folga de novela para surfar na Prainha

Rio -  Cauã Reymond, o Jorginho de "Avenida Brasil", aproveitou uma folguinha da novela e foi surfar na Prainha, na Zona Oeste do Rio, nesta sexta-feira. Depois de praticar o esporte, o ator tomou uma água de coco em um quiosque da orla.
Cauã Reymond surfa na Prainha | Foto: Dilson Silva / Ag. News
Cauã Reymond surfa na Prainha | Foto: Dilson Silva / Ag. News
Cauã Reymond surfa na Prainha | Foto: Dilson Silva / Ag. News
Cauã Reymond surfa na Prainha | Foto: Dilson Silva / Ag. News
Ator aproveita folga das gravações para surfar | Foto: Dilson Silva / Ag. News
Ator aproveita folga das gravações para surfar | Foto: Dilson Silva / Ag. News
Cauã Reymond surfa na Prainha | Foto: Dilson Silva / Ag. News
Cauã Reymond surfa na Prainha | Foto: Dilson Silva / Ag. News
Cauã Reymond surfa na Prainha | Foto: Dilson Silva / Ag. News
Cauã Reymond surfa na Prainha | Foto: Dilson Silva / Ag. News




 

Marco Aurélio Mello critica colocações do relator no julgamento do mensalão

Brasília -  O ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a criticar quinta-feira o tom usado na última quarta-feira pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão. “É uma falta de urbanidade”, assinalou, referindo-se às colocações de Barbosa acerca do voto do revisor Ricardo Lewandowski.
Foto: Divulgação
'Como é que ele vai coordenar o Tribunal?', questionou ministro | Foto: Divulgação
Marco Aurélio também questionou a futura gestão de Joaquim Barbosa no comando da Corte, prevista para novembro, quando o atual presidente, Carlos Ayres Britto, aposenta-se. “Como é que ele vai coordenar o Tribunal? Como ele vai se relacionar com os demais órgãos, com os demais Poderes? Não sei, mas vamos esperar. Nada como um dia após o outro”, disse o ministro.
“É ruim o clima que fica. Não há espaço para isso, a divergência em colegiado é a coisa mais natural. Mas ele fica incontido, né? O ministro Lewandowski, justiça se faça, leu todo processo e está trazendo elementos. Quando houve o primeiro atrito, ele [o ministro-relator] foi muito áspero, agressivo e eu disse que não tinha gostado da sessão”, analisou, sobre o mal-estar causado durante os embates entre o relator e o revisor no julgamento.
O ponto alto da discussão entre Barbosa e Lewandowski ocorreu na sessão de ontem, quando o revisor falava que não tinha certeza sobre a participação do então secretário informal do PTB, Emerson Palmieri, no esquema. Para Joaquim Barbosa, o ponto de vista do revisor foi uma afronta ao seu trabalho, pois todas as provas contra Palmieri estão demonstradas no processo. “Nós, como ministros do STF, não podemos fazer vista grossa das situações”.
Os comentários de Barbosa provocaram indignação de Lewandowski, que sugeriu que o ministro peça ao colegiado a retirada da figura do revisor das ações penais. O ministro Marco Aurélio saiu em defesa do colega dizendo que ninguém faz vista grossa no STF. “Cuidado com suas palavras. Vamos respeitar os colegas. Agressividade não tem lugar nesse plenário”, disse Marco Aurélio a Barbosa, na sessão da última quarta-feira.
Sobre a divergência relativa ao crime de corrupção ativa, Marco Aurélio explicitou seu ponto de vista. “Quem recebe, recebe alguma coisa de alguém. A tendência é esclarecer quem implementou a entrega. Quem implementou comete o crime de corrupção ativa. As coisas estão interligadas. O dinheiro não caiu do céu”, observou o ministro.