sábado, 28 de julho de 2012

spacer.gif
    “Favela como Modelo Sustentável” -- O Filme já está disponível

    Com o desenvolvimento sustentável no centro do debate mundial na conferência da ONU Rio+20 que aconteceu na semana passada, a ComCat apresentou "Favela como Modelo Sustentável", um curta-metragem que contribui para um crescente diálogo global em torno das qualidades inerentes em assentamentos informais, especialmente as favelas consolidadas como as do Rio, e as lições potenciais que elas oferecem para uma urbanização sustentável em todo o mundo.

Favela as a Sustainable Model cover
    O filme estreou na Cúpula dos Povos da Rio+20, e foi apresentado na Mostra de Vídeos da Cúpula dos Povos. “Favela como Modelo Sustentável” explora as maneiras pelas quais os princípios sustentáveis estão no próprio tecido da vida nas favelas e também as dificuldades que as favelas enfrentam devido à negligência do Estado. 

    A Fundadora e Diretora Executiva da ComCat, Theresa Williamson explica: "Ao longo dos anos o nosso trabalho nas favelas do Rio de Janeiro nos fez ver uma ampla gama de qualidades nessas comunidades que são normalmente associadas com bairros sustentáveis ou resilientes. Decidimos filmar o documentário com imagens recomendadas por líderes comunitários do Rio de Janeiro, para lançar luz sobre os aspectos da vida nas favelas que a sociedade mais ampla poderia e deveria ter como modelo em termos de sustentabilidade."

Desde o maior assentamento informal da América Latina até uma pequena comunidade no interior da floresta da Tijuca, as pessoas e os projetos apresentados no filme mostram soluções criativas e valores comuns que contribuem para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades. Ao realizar o filme, a ComCat tem como objetivo dissipar alguns preconceitos amplamente atribuídos as favelas. “No ano passado, nós percebemos que os estigmas associados as favelas eram um tremendo obstáculo para o desenvolvimento das comunidades do Rio. E nenhum destes estigmas são bem fundamentados “, diz Williamson. “Com o nosso filme para a Rio +20, nós estamos trabalhando para quebrar esses estigmas, contribuindo para o diálogo em torno da sustentabilidade.”

De 17-29 junho a ComCat também ofereceu Visitas Comunitárias Educativas nas favelas que foram mostradas no filme, visitas guiadas pelos próprios protagonistas do filme (clique para ver as fotos das visitas). Para participar no debate em torno da sustentabilidade em favelas do Rio de Janeiro, nos curta no Facebook, siga-nos no Twitter, ou se inscreva na nossa mala direta para atualizações.


Verifique também matérias feitas sobre a produção do filme pela Agência Brasil e TV Brasil.
spacer.gifrc-c-bl.gifspacer.gifrc-c-br.gif

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Brasil vence Egito em estreia no futebol

Brasil vence Egito em estreia no futebol

O NASCIMENTO DO SUB BAIRRO SANTA MARGARIDA.


QUARTA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2010

A origem do sub-bairro de Santa Margarida


  Morador nascido e criado no sub-bairro de Santa Margarida, formado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos - UNIMSB e atualmente aluno do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO.
diascom@gmail.com

HISTÓRIA DO BAIRRO

A origem do sub-bairro de Santa Margarida na Zona Oeste do Rio de janeiro.

AGRADECIMENTOS


   Agradeço aos antigos moradores do bairro pela generosidade, pelo comprometimento, por dividir os seus conhecimentos de uma forma tão amorosa.

INTRODUÇÃO

   Escolhi o tema "A Origem do sub-bairro de Santa Margarida" porque precisava aprofundá-lo um pouco mais para melhor elaborar uma pesquisa sobre a história do nosso sub-bairro. Fiz um apanhado da literatura fornecida pelos amigos professores de história, nos relatos dos antigos moradores do local e procurei artigos no Google, para complementar.
   Primeiramente revi com muita dedicação todo trabalho deixado pelos antigos moradores ilustres que lá fizeram suas histórias, sendo minha pretensão continuar buscando na história a origem de Santa Margarida que lá se encontram as nossas origens e as nossas raízes plantadas.
   Li também o livro "in Familia Vidal Leite Ribeiro", Armando Vidal Leite Ribeiro - 1960, que muito veio a acrescentar em termos de ser para mim um material inspirador. Por isso retirei do livro algumas conclusões que me cativaram durante a leitura.
   Ao final das conclusões decorrente de tudo que li, não entrarei em detalhes do assunto, mas idéias que se formaram com o objetivo de divulgar a origem de Santa Margarida.


O Barão e o sub-bairro de Santa Margarida.

    Fernando Vidal Leite Ribeiro era assim que se chamava o Barão de Santa Margarida. Nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, a 24 de julho de 1864. Era filho legítimo de Joaquim Vidal Leite Ribeiro e Alexina Amélia Caldeira de Andrada Fontoura, Barão e Baronesa de Itamarandiba.
    Seu pai descendia da família de José Leite Ribeiro (avô do Barão de Santa Margarida) que muito contribuiu para a evolução cafeeira do Rio de Janeiro no século passado. Daí surgiu toda uma estirpe de homens notáveis para a formação de uma nova cidade para Rio de janeiro, em sua maioria seleciona os trabalhos realizados por seu avô e logo depois por seu pai nos cafezais, cujos nomes estão ligados à história e benfeitorias de várias cidades fluminenses, tais como: Vassouras, Barra do Piraí, Barra Mansa entre outras.
    Fernando Vidal Leite Ribeiro passou sua infância entre Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Petrópolis e Friburgo. Em 1882 fez uma longa viagem a Europa, só interrompida com a morte de seu pai em 1883.
    Apesar de não haver uma formação acadêmica, era dotado de excelente cultura e possuía uma vasta biblioteca que com o tempo e as mudanças acabou se dispersando, devido este ocorrido passei a resgatar a história do bairro.
    Cassou-se com Margarida de Castro, a 24 de julho de 1884, na Matriz de São João Batista da Lagoa, no Rio de janeiro, com quem teve vários filhos, existindo ainda um grande número de descendentes diretos e indiretos. O Barão e a Baronesa casaram-se muito jovens, ele com 19 (dezenove) anos e ela com 18 (dezoito) anos completos, dentre os inúmeros convidados presentes a cerimônia estava o Visconde de Santa Cruz e Antonio Furquim Werneck.

    Criado num ambiente de verdadeiros fazendeiros do interior. Ainda jovem passou depois da República a conviver com pessoas ligadas à administração pública, entre as quais seu cunhado Sampaio Ferraz, então poderoso chefe de polícia do Rio de Janeiro.
    Foi agraciado com o título de Barão por decreto reconhecido pela Princesa Imperial Regente pelos serviços prestados ao Império. Sendo este título já decretado por D. Pedro II o Imperador do Brasil, conforme decreto de 21-07-1887 a favor deFernando Vidal Leite Ribeiro, Barão de Santa Margarida.
    Em 05 de dezembro de 1890 aos 25 (vinte e cinco) anos de idade, foi nomeado Tenente-Coronel da Guarda Nacional, comandante do 4º Batalhão de Infantaria da Capital Federal, tendo à patente sido assinada pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
    Foi um dos mais jovens titulares do Império, tendo sido herdeiro de apreciáveis recursos financeiros. Mais seus recursos já não eram tantos depois dos prejuízos que a família sofreu com a crise financeira do início da República, principalmente com a quebra do Banco do Brasil em 1901.
    Em 1912, passou fazer parte do Conselho da Caixa Econômica do Rio de Janeiro. Nos últimos anos de sua vida dedicou-se a Santa Casa de Misericórdia, na qual foi Mordomo da Tesouraria do Hospital Geral durante um longo período.
    Também dedicou com muito empenho na construção do hospital São Zacharias, pertencente à Santa Casa que em seu interior existe a Enfermaria Santa Margarida, onde ainda se vê um retrato da Baronesa, sua esposa. Encontra-se na secretaria da Escola Municipal Barão de Santa Margarida na zona oeste do Rio de janeiro seu retrato na parede como uma singela homenagem ao seu criador.
    Até a década de 1970, existia no alto de uma colina na atual Rua Coremas do citado sub-bairro Santa Margarida, uma grande casa de cor amarela, portas azuis, estilo fazenda com vários cômodos, possuindo um amplo varandão cujo terreno existia várias árvores de tamarindos espalhadas pelo quintal a gosto do Barão. Durante algum tempo esta grande casa foi ocupada pelo Barão e pela Baronesa que tempos depois serviu de escritório para o loteamento e venda dos lotes pela Cia Territorial Palmares.
    O Barão Fernando Vidal Leite Ribeiro faleceu em 15 de junho de 1936 e a Baronesa Margarida de Castro a 25 de abril de 1938 ambos no Rio de Janeiro, sepultados no Cemitério de São João Batista, jazido perpétuo nº 5507.

EXPLICATIVAS:

     No atual sub-bairro Santa Margarida existia uma linda fazenda produtora de laranja que depois foi desmembrada em lotes
idealizado pelo projeto de loteamento da Cia Territorial Palmares. Um de seus filhos, Armando Vidal Leite Ribeiro sendo administrador deste empreendimento sob o comando do Barão que tinha na época influencia na administração pública.
    O sub-bairro foi criado a mais de 35 (trinta e cinco) anos, há documentos de promessa de compra e venda de lotes desde 1939, período que ainda assolavam os grandes fazendeiros de uma grande crise devido à quebra da bolsa de Nova Iorque nos EUA. Este empreendimento só foi possível devido às grandes dificuldades que os fazendeiros passaram na época.    Hoje Santa Margarida possui 54 (cinqüenta e quatro) ruas, várias praças, 06 (seis) escolas públicas, 01 (um) posto policial, 01 (um) centro social urbano, 02 (dois) postos de saúde municipal, 01 (um) centro de recuperação de dependentes químico, 01 (um) asilo e (01) uma creche. Possui também iluminação pública nas ruas, um comércio local em expansão, uma Igreja Católica e várias igrejas protestantes.    O sub-bairro é considerado um dos maiores núcleos populacional, tem uma população enorme que na sua maioria dependente das atividades econômicas do bairro de Campo Grande e do centro metropolitano da cidade do Rio de janeiro.    Santa Margarida é uma subdivisão do Bairro de Cosmos, área da AP-5, XVIII Região Administrativa. Atualmente seus moradores lutam pela sua emancipação na administração pública para tornar em bairro da cidade do Rio de Janeiro, Santa Margarida ainda é um sub-bairro do bairro de Cosmos.
        
Bibliografias:
In Familia Vidal Leite Ribeiro, Armando Vidal Leite Ribeiro – 1960.
Anuário Genealógico Brasileiro, pag. 350, ano III, 1941, IGB, São Paulo.

HITÒRICO DA ZONA OESTE! VAMOS CONHECER?


    No Rio de Janeiro é a região dos bairros  localizados a oeste do Maciço da Tijuca. Ocupa uma grande área do  município e compreende os bairros de Anil, Bangu, Barra da Tijuca, Barra de Guaratiba, Camorim, Campo Grande, Campo dos Afonsos, Cidade de Deus, Colônia, Cosmos, Curicica, Deodoro, Freguesia de Jacarepaguá, Gardênia Azul, Gericinó, Grumari, Guaratiba, Inhoaíba, Itanhangá, Jacarepaguá, Jardim Sulacap, Joá, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pechincha, Pedra de Guaratiba, Praça Seca, Realengo, Recreio dos Bandeirantes, Rio das Pedras, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vila Militar e Vila Valqueire.

A Zona Oeste apresenta uma certa divisão dos bairros:

    Ao Norte do Maciço da Pedra Branca

 Temos os bairros de Bangu, Realengo,Campo Grande , Santa Cruz, conheça alguns deles:
 Barra de Guaratiba  Campo Grande   Guaratiba      RealengoSubprefeitura Zona Oeste

   Ao sul, entre o Maciço e o mar

 Baixada de Jacarepaguá - Jacarepaguá, Freguesia, Taquara, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Itanhangá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Praça Seca, conheça alguns deles:
  Barra da Tijuca     JacarepaguáSão Conrado   Cidade de DeusSubprefeitura Barra

barra_pier      barra_nova_ipanema
   Destaque Zona oeste

O destaque fica por conta  da Barra da Tijuca que é um bairro residencial de classe alta e média-alta que recebe um grande numero de novos empreendimentos imobiliários, incluindo grandes hipermercados, shoppings e sedes de empresas. É um dos bairros que mais cresce na cidade e onde está prevista a construção da Vila  Olimpica de 2016 .

Também os bairros do Recreio e de Jacarepaguá (principalmente na região do Riocentro e de Curicica e os bairros da Freguesia e Taquara) têm recebido lançamentos imobiliários. Há especial preocupação com construções nessas localidades, tendo em vista a agressão ao ambiente e a perda da tranquilidade de algumas áreas dessas regiões. Há lugares com limite para altura dos prédios. Em Vargem Grande, há problemas com construções irregulares de condomínios,   restaurantes e shoppings. Na Freguesia, além da preocupação com o verde, existe o problema do trânsito, já que as ruas do bairro são pequenas e não estão dando conta do  do fluxo de carros. Há também a preocupação com as lagoas da região e com a favelização de algumas áreas, algumas dessas tomadas por traficantes  e milicianos na Cidade de Deus e  Rio das Pedras.

Algumas áreas dessa região foram projetadas no Plano Piloto de Lucio Costa para Urbanização da Barra da Tijuca, Pontal de Sernambetiba e de Jacarepaguá , que permitiu a criação de grandes vias e a chegada de empresas e construções de condomínios na Barra, Jacarepaguá, Riocentro e no Recreio. Ainda falta a criação de duas linhas de metrô (linhas 4, Barra até a Zona Sul e 6, Barra até o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão). No transporte rodoviário, a região conta com a Linha Amarela, e Av. das Americas.


Outros destaques ficam com o bairro de Campo Grande onde fica o Centro Esportivo Miécimo da Silva e o Campo Grande Atlético Clube. Um dos maiores polos comerciais da cidade, o bairro de Campo Grande também vem recebendo muitos lançamentos imobiliários. Em Santa Cruz situa-se a Base Aérea de Santa Cruz, um dos principais aeródromos militares da América Latina, onde está também construído o único Hangar para uso de Zepelins ainda existente e ainda um dos distritos industriais do municipio.

Em Realengo e Padre Miguel há algumas atividades culturais interessantes como a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel e o Bar do Baiano na Rua do Imperador, com cardápio musical variado, do jazz ao choro. Também conta-se com uma unidade escolar do tradicional Colégio Pedro II em Realengo.

Em Bangu encontramos clubes como o Bangu Atlético Clube, o Céres Futebol Clube, o Casino Bangu e o Bangu Campestre Clube, que fica hoje dentro dos limites do bairro do Gericinó.

A maioria dos bairros dessa região conta com o trem como meio de ligação ao Centro da cidade. Há também problemas com favelização. Na região de Guaratiba (Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Praia de Guaratiba, Guaratiba e Santa Cruz), tem havido crescimento na especulação imobiliária, assim como ocorreu na Barra da Tijuca, para futura valorização. É uma região de futuro potencial, devendo receber a devida atenção e planejamento pelas autoridades.

pedra_guaratiba      Sepetiba

Outros Sites



COMPARANDO...SEXO X FUTEBOL!

SEXO E FUTEBOL (Luis F. Veríssimo) 
E, já que o assunto é sexo, vamos lá. Em que o sexo e o futebol se parecem?
No futebol, como no sexo, as pessoas suam ao mesmo tempo, avançam e recuam, quase sempre vão pelo meio mas tambem caem para um lado ou para o outro, e às vezes há um deslocamento.
Nos dois é importantíssimo ter jogo de cintura.
No sexo, como no futebol, muitas vezes acontece um cotovelaço no olho sem querer, ou um desentendimento que acaba em expulsão. Aí um vai para ochuveiro mais cedo.
Dizem que a única  diferença entre uma festa de amasso e a cobrança de um escanteio é que na grande área não tem música, porque o agarramento é o mesmo, e no escanteio tambem tem gente que fica quase sem roupa.
Tambem dizem que uma das diferenças entre o futebol e o sexo é a diferença entre camiseta e camisinha.
Mas a camisinha, como a camiseta, tambem não distingue, ela tanto pode vestir um craque como um medíocre.
No sexo, como no futebol, você amacia no peito, bota no chão, cadencia e tem que ter uma explicação pronta na saída para o caso de não dar certo.
No futebol, como no sexo, tem gente que se benze antes de entrar e sempre sai ofegante.
No sexo, como no futebol, tem o feijão com arroz mas tambem tem o requintado, a firula e o lance de efeito. E, claro, o lençol.
No sexo tambem tem gente que vai direto no calcanhar.
E tanto no sexo quanto no futebol o som que mais se ouve é aquele "uuu".
No fim, sexo e futebol só são diferentes, mesmo, em duas coisas.
No futebol não pode usar as mãos.
E o sexo, graças a Deus, não é organizado pela CBF.

HUMOR DA REDAÇÃO. RIR È O MELHOR REMÉDIO!

O garoto apanhou da vizinha, e a mãe furiosa foi tomar satisfação: Por que a senhora bateu no meu filho? Ele foi mal-educado, e me chamou de gorda. E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele?

Se casamento fosse bom, não precisaria de testemunhas

Por que é que as mulheres colocam chifres nos homens? Porque um homem sem chifres é um animal muito indefeso.

Minha mulher é uma anja!
Sorte a sua! A minha ainda está viva! 

Coração de mulher é igual circo, sempre cabe mais um palhaço

Qual é a diferença entre uma fada e uma bruxa? Cinco anos de casamento. 

Passado de mulher é igual a cozinha de restaurante chinês: Melhor não conhecer. Senão você não come

Quanto custa um casamento? Não sei, ainda estou pagando!

Uma parte dos homens agem sem pensar, e a outra metade nem pensa

Um homem de sucesso é o que ganha mais dinheiro do que sua mulher consegue gastar. Uma mulher de sucesso é a que consegue encontrar um homem desses

PARA LER E REFLETIR!!!


Frases e Mensagens Filosóficas de Reflexão sobre o Amor e a Vida

Pensar e refletir sobre a vida é muito importante para dar uma nova direção para nossas atitudes por isso vamos mostrar algumas frases filosóficas sobre a vida, o amor e mensagens para meditar sobre o seu dia a dia e o que é realmente importante para fazê-lo mais feliz.

Reflexão sobre o Amor e a Vida

A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida - Vinícius de Moraes

Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que haja falta de amor - Vladimir Maiakovski

Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer - Frase de Mahatma Gandhi

As mais belas frases de amor são ditas no silêncio de um olhar - Frase de Paulo Coelho

Sócrates é meu amigo, mas sou mais amigo da verdade - Aristóteles

Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo - Pitágoras

Veja também:
Frases e Mensagens de Sabedoria - Pessoas Incríveis
Frases e Pensamentos Positivos - Motivação e Otimismo

Sonha e serás livre de espírito... Luta e serás livre na vida - Che Guevara

A amizade é um amor que nunca morre - Mario Quintana

A alegria evita mil males e prolonga a vida - William Shakespeare

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida - Platão

Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida - Confúcio

Pensando na Vida: Mensagens e Frases sobre a Virtude
Ter uma vida maravilhosa cheia de virtudes

O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar - Carlos Drummond de Andrade

A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente - Soren Kierkergaard

Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos - Frase de Confúcio

Leia mais frases e mensagens de reflexão sobre a vida:
Pensamentos e Frases Filosóficas sobre a Vida e o Amor
Sobre Pensar, Desistir, Superar, Vencer - Acreditar em Si Mesmo

Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura - Friedrich Nietzsche

quinta-feira, 26 de julho de 2012


26/07/2012 07h30 - Atualizado em 26/07/2012 07h30

Com Neymar de referência, Brasil inicia busca pelo ouro nesta quinta

Pressionada por conquista inédita, Seleção de Mano Menezes estreia na competição contra o Egito, no Millenium Stadium, em Cardiff, País de Gales

Por Márcio IannaccaDireto de Cardiff, País de Gales
46 comentários
A preparação foi intensa. Foram quatro amistosos na Alemanha e nos Estados Unidos. Quase 20 dias de treinos. Nomes de peso na lista de atletas acima dos 23 anos, entre eles Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, e Marcelo, do Real Madrid. Uma estrela de apenas 20 anos no comando da equipe, o atacante Neymar. E nesta quinta-feira, às 15h45m (de Brasília), chegou a hora de o torcedor brasileiro ver o resultado. A Seleção de Mano Menezes vai estrear nas Olimpíadas, contra o Egito, em Cardiff, no País de Gales, em jogo válido pelo Grupo C do torneio.

O jogo será transmitido ao vivo pelo Sportv e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
neymar seleção brasileira londres 2012 olimpiadas (Foto: Mowa Press)Neymar é a grande esperança da seleção brasileira pela busca do inédito ouro olímpico (Foto: Mowa Press)
O caminho até a estreia não foi fácil. Na preparação, o time ideal foi encontrado por Mano. Foram três vitórias (Dinamarca, Estados Unidos e Grã-Bretanha) e duas derrotas (México e Argentina) nos jogos de preparação. E é justamente nesse ajuste ideal que o comandante espera superar os rivais e conquistar a inédita medalha de ouro para o futebol brasileiro.

- Penso que na preparação foi possível fazer uma sequência maior (de jogos) e isso aumentou a confiança da Seleção e a nossa, que a dirigimos. Tenho certeza que isso vai se refletir na produção dentro de campo.
Mano Menezes no treino da Seleção Brasileira (Foto: Mowa Press)Mano Menezes acha que a seleção brasileira está
com a confiança elevada (Foto: Mowa Press)
Vale lembrar que no meio do caminho, Mano perdeu o goleiro titular. Rafael Cabral sofreu um trauma no cotovelo direito e acabou cortado. Neto, ex-Atlético-PR e atualmente na Fiorentina, ganhou a posição. Gabriel foi inscrito como reserva imediato do time canarinho, e Renan Ribeiro como terceira opção, caso um novo contratempo aconteça com atletas da posição.

Com a equipe na ponta da língua

Desde os amistosos da Seleção Olímpica já era possível escalar a equipe brasileira do goleiro ao ponta-esquerda. Nesta quarta-feira, após finalizar a semana de treinos, o time canarinho está mais do que definido: Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Romulo e Oscar; Neymar, Hulk e Leandro Damião.

Além da aposta no lado coletivo, Mano sabe que tem peças que podem decidir a partida a qualquer momento. É o caso de Neymar. Convocado para a Seleção pela primeira vez com o atual comandante, o atacante do Santos já marcou dez vezes com a camisa amarelinha e a principal referência do ataque canarinho.

O volante Sandro, por exemplo, elogiou os homens de frente da Seleção.

- Temos jogadores de qualidade lá na frente que podem resolver para a nossa equipe. Além disso, nós trabalhamos outras situações que podem nos ajudar.

Presidente da CBF passa tranquilidade ao comandante
Por muitas vezes pressionado por conta da falta do título, Mano Menezes ouviu palavras de apoio às vésperas da estreia.

O presidente da CBF, José Maria Marin, mostrou estar confiante em uma boa participação da Seleção nos Jogos de Londres.
Não existe pressão sobre o Mano. Todos que estão aqui se preparam
José Maria Marin, presidente da CBF
- Não existe pressão sobre o Mano. Disputa é disputa, principalmente no campo esportivo. Todos que estão aqui se preparam. Estamos confiantes e passamos essa tranquilidade à nossa comissão, ao nosso diretor Andrés Sanches. Disputa esportiva nós temos que levar na esportiva. O principal é que tenhamos um bom desempenho, que o Brasil faça um bom papel em todos os esportes. Vamos torcer de uma maneira geral.
Egito aposta em garotada da sub-20 nas Olimpíadas

O Egito chegou aos Jogos de Londres com um time jovem. Vale lembrar que oito dos 18 convocados estiveram no Mundial sub-20, disputado no ano passado, na Colômbia. Naquela ocasião, a equipe africana foi eliminada nas quartas de final.

Do elenco que conquistou a classificação na Colômbia atrás apenas do Brasil, os seguintes atletas vão atuar nas Olimpíadas: o goleiro Elshenawy, os zagueiros Eldin, Fathy, Garber e Hegazi, os apoiadores Gomaa e Saleh e o atacante Neny.

Dos jogadores acima dos 23 anos, o técnico Hany Ramzy relacionou os zagueiros Aboutrika, de 33, e Fathi, de 27, e o atacante Emad, de 29.
BRASIL X EGITO
Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk e Leandro Damião.Elshenawy, Eldin, Aboutrika, Fathi e Gaber; Gomaa, Saleh, Hossan e El Neny; Emad e Mohsen.
Técnico: Mano Menezes.Técnico: Hany Ramzy
Local: Millenium Stadium, em Cardiff, no País de Gales. Horário: 15h45m (de Brasília),
Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália)
Auxiliares: Elenito di Liberatore (Itália) e Gianluca Cariolato (Itália)
Tramsmissão: assista ao vivo no Sportv e em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM

Links Patrocinados



29/06/2012 15h41 - Atualizado em 29/06/2012 18h59

Copa Sul-Americana terá oito times a mais em 2012. Confira os confrontos

Conmebol divulga sorteio de jogos e duelos dos brasileiros na competição

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
318 comentários
A Conmebol realizou nesta sexta-feira, na cidade paraguaia de Luque, o sorteio da Copa Sul-Americana, que começará em 25 de julho e será disputada até 12 de dezembro. A novidade na edição deste ano é a inclusão de oito times, beneficiando Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Chile. Serão 47 participantes, mantidos os oito do Brasil e seis da Argentina. O campeão continua ganhando uma vaga na Libertadores do ano seguinte.
Os confrontos da fase brasileira, que já eram conhecidos em função da posição na tabela do Brasileiro de 2011, são Bahia x São Paulo, Atlético-GO x Figueirense, Grêmio x Coritiba, e Palmeiras x Botafogo.
sorteio da Copa SulAmericana  (Foto: EFE)Conmebol realiza sorteio da Copa Sul-Americana em Luque, no Paraguai (Foto: EFE)
A primeira fase terá 16 confrontos envolvendo todos os países da Conmebol, com exceção de Brasil e Argentina. Para evitar que os times percorram grandes distâncias, os jogos foram regionalizados. Assim, em oito jogos enfrentam-se representantes de Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Nos outros oito, os confrontos reúnem Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Os vencedores se enfrentam em seguida, em um chaveamento anunciado pela Conmebol (confira abaixo). Essa mesma segunda fase tem os quatro confrontos brasileiros e os três argentinos.
Os 15 classificados se juntarão nas oitavas de final ao Universidad de Chile, atual campeão da Copa Sul-Americana. Os oito times que vieram da primeira fase enfrentarão brasileiros, argentinos e La U, em confrontos a serem sorteados pela Conmebol.
A primeira fase da Sul-Americana será disputada entre 25 de julho e 19 de setembro. As oitavas de final vão de 26 de setembro a 24 de outubro. As partidas das quartas de final serão realizadas entre 31 de outubro e 7 de novembro; as das semifinais, entre 21 e 28 de novembro; e as da decisão em 5 e 12 de dezembro.
Confira o resultado do sorteio de jogos:
Primera Fase:Jogo 1 - Danubio-URU x Olimpia-PAR
Jogo 2 - Chile 4 x Nacional-URU
Jogo 3 - Blooming-BOL x Universidad Católica-CHI
Jogo 4 - Guaraní-PAR x Oritente Petrolero-BOL
Jogo 5 - Liverpool-URU x Universitario-BOL
Jogo 6 - Aurora-BOL x Cerro Largo-URU
Jogo 7 - Tacuary-PAR x Cobreloa-CHI
Jogo 8 - Chile 3 x Cerro Porteño-PAR
Jogo 9 - Inti Gas-PER x Millonarios-COL
Jogo 10 - Equador 4 x Universidad San Martín-PER
Jogo 11 - La Equidad-COL x Mineros-VEN
Jogo 12 - Deportivo Táchira-VEN x Equador 1
Jogo 13 - Deportes Tolima-COL x Deportivo Lara-VEN
Jogo 14 - Deportivo Quito-EQU x León Huanuco-PER
Jogo 15 - Unión Comercio-PER x Envigado-COL
Jogo 16 - Monagas-VEN x Equador 2
Segunda Fase:Vencedor 3 x Vencedor 13
Vencedor 2 x Vencedor 16
Vencedor 1 x Vencedor 10
Vencedor 6 x Vencedor 14
Vencedor 4 x Vencedor 9
Vencedor 5 x Vencedor 15
Vencedor 7 x Vencedor 12
Vencedor 8 x Vencedor 11
Bahia x São Paulo
Atlético-GO x Figueirense
Grêmio x Coritiba
Palmeiras x Botafogo
Argentina 6 x Independiente-ARG
Colón-ARG x Racing-ARG
Argentinos Juniors-ARG x Tigre-ARG

Links Patrocinados