Rio -  Nos quatro cantos do Rio, a festa de Réveillon mostrará que o Rio de Janeiro, Patrimônio Cultural da Humanidade, está de braços abertos para a diversidade cultural.
Em Copacabana, onde são esperados 2 milhões de pessoas, vão desfilar no palco o axé de Claudia Leitte, o samba de Diogo Nogueira, o pagode do Sorriso Maroto e o talento do ganhador do "The Voice Brasil", da Globo.
E ainda tem bateria da Unidos da Tijuca e DJ Mam. Isso apenas no palco principal — serão quatro, ao todo. A programação foi divulgada nesta sexta-feira pela prefeitura. “Vai ter muita salsa, muito samba e dança. O povo vai gostar”, avisa Diogo Nogueira.
Foto: Arte: O Dia
Clique para ver o infográfico maior | Arte: O Dia
No momento apoteótico da noite, 24 toneladas de fogos — divididos em 11 balsas — entram em sincronia com a trilha sonora e colorem o céu durante 16 minutos. E tem novidade: além de 16 canhões de luz instalados nas embarcações, um efeito batizado como "Sino do Vento" vai reproduzir confetes brilhantes no ar.
Enquanto isso, o palco principal ganha telas de LED que garantem iluminação três vezes maior do que no ano passado. Tecnologia semelhante foi utilizada nos Jogos Olímpicos de Londres.
Somente em Copacabana, foram gastos R$ 17 milhões — pagos pelos patrocinadores, de acordo com o secretário de turismo, Antonio Pedro Figueira. Ele não informou o valor dosinvestimentos em outros locais. Também haverá shows na Ilha do Governador, Paquetá, Sepetiba, Piscinão de Ramos, Flamengo, Penha, Pedra de Guaratiba e, pela primeira vez, no Parque Madureira.
“Temos ainda mais motivos para sentir orgulho por sermos cariocas. No ano que vem, sediaremos grandes eventos. E festa da virada divulga a cidade no exterior e traz riqueza. Teremos entre 88% e 90% de ocupação nos hotéis”, prevê Antonio Pedro.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Grupo Revelação, a cantora Mariene de Castro e Diogo Nogueira fazem parte do grupo de artistas que se apresentará nos palcos da Zona Sul durante a festa de Réveillon | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
“Em Madureira, todo mundo dança. Está no sangue”, diz DJ Corello

Tem música para todos os gostos. No Piscinão de Ramos, por exemplo, a festa é agitada por atrações como Jaula das Gostosudas, MC Koringa, MC Anitta e baterias da Mangueira e da Grande Rio.
O Parque Madureira, inaugurado há seis meses, abre alas para ritmos típicos da região: o samba e o charme. Entre as atrações, a Velha Guarda da Portela e o DJ Corello. Por lá, são esperadas cerca de 40 mil pessoas.
“Madureira vai explodir, meu amigo! Lá, todo mundo dança. Está no sangue”, festeja Corello, um dos precursores do charme.
Também haverá queima de fogos em São Conrado e Rocinha. “Antigamente, era o poder paralelo que promovia os fogos ali. Hoje, é o município que faz”, pontuou Antonio Pedro.
Além das atrações principais, Copacabana terá shows da cantora Baby do Brasil, Revelação, Mariene de Castro, Olodance e baterias do Salgueiro e Unidos de Vila Isabel. Ao total, 300 banheiros químicos serão distribuídos pela orla, além de 30 postos de policiamento, 26 UTI móveis e quatro postos médicos.

Reportagem de Rodrigo Cabral