Rio -  Abrir um negócio não é tarefa fácil. Além de exigir do empreendedor uma reserva considerável de recursos, precisa também de muita dedicação, principalmente no começo. Por isso, uma boa alternativa para quem deseja abrir o próprio negócio é contar com a ajuda financeira e administrativa de um sócio. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a parceria dê certo e seja vantajosa para os dois lados.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
“Sou formada em educação física e gostaria de abrir uma academia, mas não tenho recursos suficientes. Pensei em convidar amigos para serem meus sócios e me ajudarem tanto na administração quanto com os recursos que faltam. É uma boa ideia?”
Tatiana, Flamengo

Como você não tem recursos suficientes, optar por sócios que podem completar o capital pode ser uma alternativa interessante. Isso pode lhe ajudar tanto no aspecto financeiro, quanto na administração, pois eles podem lhe ajudar a dividir decisões e pensar soluções para a empresa. Afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma.
No entanto, é importante que haja grande afinidade e que seus sócios tenham os mesmos valores e entusiasmo que você. Também é necessário que o sócio seja uma pessoa de confiança e, de preferência, supra as deficiências que você possa ter.
Outro cuidado é definir claramente a divisão de responsabilidades e tarefas, de acordo com a experiência e disponibilidade de cada um. É importante que no contrato fiquem especificadas as obrigações e os benefícios de cada sócio e o capital social da empresa. Também deve ficar definido previamente o procedimento a ser adotado em caso de término da parceria.
Mas, atenção: antes de escolher o sócio, o ideal é verificar se o negócio que você pretende abrir é viável. Para isto, é necessário fazer um estudo de viabilidade e um Plano de Negócios, ou seja, um levantamento de informações como mercado, perfil do cliente, fornecedores, investimento necessário, custos, etc.
Para mais informações, acesse o site Mundo Sebrae (www.mundosebrae.com.br), onde você encontrará blogs com textos que abordam a escolha do sócio.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras