Rio -  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), tirou do ar ontem o site de consulta aos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 por suspeita de um ataque de hackers. A decisão foi tomada depois de o sistema registrar 8 milhões de acessos à página na internet, número que é quase o dobro do número de estudantes que prestaram o exame este ano — 4,1 milhões.
O presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, explicou que o número de acessos foi considerado “uma situação completamente anormal”. O acesso foi interrompido das 13h às 13h30, quando foi normalizado. Às 18h, segundo o Ministério da Educação, o número de candidatos que acessaram o sistema para conferir seu desempenho passou de 1,9 milhão.
Os estudantes precisam saber sua nota no Enem antes de se inscrever — entre 7 e 11 de janeiro — para concorrer a uma das 129.279 vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 101 instituições federais de ensino superior.
Se a procura acima do normal foi o ataque de hackers, especialistas chamam a modalidade de “força bruta”, que é a tentativa de acessar um sistema tentando todas as possibilidades de logins e senhas até entrar, utilizando um software. Geralmente o resultado é justamente o que aconteceu ontem: o responsável pelo site atacado suspeita e o tira do ar até que possa voltar em segurança.