Rio -  As opções são muitas na telinha e o controle remoto fica ali, ao alcance da mão. Qualquer novela, programa de humor, de auditório, série, filme ou telejornal corre o risco de ser trocado por algo mais atraente, que nos prenda em um canal. Atenta a tudo, a coluna fez um levantamento das atrações que conquistaram nossa atenção ou desanimaram em 2012. Confira!
Ligados
1‘Avenida Brasil’, de João Emanuel Carneiro, foi sem dúvida a novela mais bombada deste ano. A história prendeu a atenção até de gente que tinha vergonha de confessar que via novelas. Marcou pelo estilo, ritmo eletrizante, excelentes atuações e direção. 
Carminha faz um teatro e diz para sequestradores a levarem no lugar da filha | Foto: Divulgação
Novela foi um sucesso | Foto: Divulgação
2‘Fina Estampa’, de Aguinaldo Silva, também marcou. A torcida foi grande para Griselda acabar com Tereza Cristina e Crô conquistar Ferdinand.
3‘Gabriela’, pelo conjunto da obra. Figurinos, direção e atuações como as de Laura Cardoso, Gero Camilo, José Wilker, Antônio Fagundes e Ari Fontoura cativaram.
4 ‘CQC’, da Band. Comandado por Marcelo Tas, o programa tem humor, denúncia e o ‘Top Five’, sempre com as gafes cometidas nos programas de TV.
5 ‘Agora é Tarde’, da Band, apresentado por Danilo Gentili. A atração é superdivertida e pontuada com stand-up, piadas e situações hilárias.
6 ‘The Voice Brasil’. O reality musical da Globo foi um dos grandes acertos do diretor Boninho. Fez tanto sucesso que terá a segunda edição.
Show de calouros na TV Globo | Foto: Divulgação
Programa conquistou público | Foto: Divulgação
7 ‘Encontro com Fátima Bernardes’, com o passar do tempo, mostrou a que veio. Fátima fez ótimas entrevistas e levou ao programa boas atrações musicais.
8 As Empreguetes da leve e divertida novela ‘Cheias de Charme’, da Globo. Com muita graça, encantaram os telespectadores. Parabéns!
9 ‘Suburbia’, minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho, que mais uma vez inovou na linguagem da TV e descobriu talentos como Erika Januza.
10 Silvio Santos, o ‘Rei’ da TV. O apresentador se reinventa a cada domingo e faz piadas com ele mesmo e a própria filha.
Desligados
1 ‘Sexo a 3’, da RedeTV!, sob o comando de Robert Rey. O apresentador não sabia nem falar direito e parecia estar em outro planeta, o dele. Rey era tão patético, mas tão patético, que constrangia pelo nonsense e a baixaria! Ainda bem que acabou!
2 ‘Casseta & Planeta Vai Fundo’, da Globo, pela participação de Maria Melilo e de Gustavo Mendes. Eles faziam todos os personagens com a mesma expressão. 
Turma estará fora das telinhas | Foto: Philippe Lima / Ag. News
Ex-BBB não convenceu| Foto: Philippe Lima / Ag. News
3 ‘Estação Teen’, da RedeTV!, com o grupo Restart. O programa parece sem direção e os rapazes não sabem que existe microfone. Fazem a maior gritaria.
4 ‘Ritmo Brasil’, da RedeTV!, apresentado por Faa Morena. As entrevistas são sempre muito lentas e com temas superbatidos. Mais agilidade, Faa.
5 Rafinha Bastos e as brincadeiras de péssimo gosto que costuma fazer. A última delas foi com a atriz Sonia Braga no ‘Saturday Night Live’, da Rede TV!
6 ’A Fazenda de Verão’, reality da Record. Parece que não houve nenhum critério na escolha dos participantes. Era uma baixaria atrás da outra.
Humor sem pagar mico | Foto: Divulgação
Atração não emplacou | Foto: Divulgação
7 ’Pânico na Band’. O programa não tem nada de bom a oferecer. Até o humor do grupo é muito sem-graça. Já passou da hora de se reinventarem...
8 ‘Programa da Tarde’, da Record. A atração desperdiça tempo com banalidades como o namoro do cantor Eduardo Costa e a apresentadora Helen Ganzarolli.
9 ‘Jogo da Comédia’, do ‘Domingão do Faustão’. O concurso de humoristas mais sem-graça do planeta. E, mesmo assim, o vencedor ganhava um carro!
10 ‘Máscaras’, da Record. Apesar de contar com bons atores, a história confusa de Lauro César Muniz não colaborou. Uma pena...