O Estado do Rio é líder em número de casos de dengue grave (hemorrágica) no Brasil. Foram 891 notificações em 2012, segundo pesquisa do Ministério da Saúde: quase 24% das ocorrências em todo o País. O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Márcio Garcia, explica que o alto índice se deve a uma particularidade do Rio: a circulação de todos os tipos de vírus da dengue.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Os quatro sorotipos já passaram pelo Rio. A mistura favorece o número elevado de casos graves. Quem pega dengue de um determinado sorotipo e já teve a doença antes, de outro tipo, desenvolve a forma grave”, afirma. Há outros fatores, segundo o diretor médico do Laboratório Richet, Hélio Torres. “As temperaturas mais altas causam maior proliferação do mosquito transmissor, Aedes aegypti. Além disso, o relevo montanhoso torna o combate ao inseto difícil”, diz.
O infectologista da UFRJ Edmilson Migowski teme que o aumento do número de casos que houve entre abril e junho — período em que as notificações costumavam cair — signifique a preparação de epidemia para 2013. “O atendimento pré-hospitalar deve ser prioritário. Assim, é possível identificar a doença em estágio inicial e evitar que evolua para uma dengue hemorrágica”, explica.
Torres relembra que como os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças, o exame laboratorial é fundamental: “O exame de sangue é a única forma de garantir que um paciente com dor no corpo, fraqueza, febre alta e manchas na pele tem dengue”. Um dos exames é o Dengue Vírus Antígeno NS1, que detecta a doença já a partir do 1º dia de sintomas.
PREVENÇÃO EM CASA
Altas temperaturas e fortes chuvas — características do verão no Rio — favorecem a proliferação do mosquito da dengue. É importante prevenir o surgimento de focos do inseto.

PLANTA SEM PRATINHO
Pratos sob vasos devem ser retirados, para evitar acúmulo de água.
CAIXAS D’ÁGUA
Devem ser totalmente vedadas e as calhas, limpas constantemente.
RECIPIENTES
Tonéis, baldes, galões, garrafas PET e de cerveja devem ser fechadas ou deixadas de cabeça para baixo.
Deve ser coberta com lonas bem esticadas.

AR-CONDICIONADO
Bandejas de ar-condicionado e geladeira devem ser deixadas sem água e limpas, sempre.
EM CONDOMÍNIOS
Ralos externos, canaletas para drenagem da água da chuva e fossos de elevador devem ser deixados sempre tampados ou com telas.