Rio -  O roubo e o sequestro-relâmpago de um recruta da Polícia Militar terminou com um bandido morto no bairro Tomazinho, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na madrugada desta quinta-feira. Houve perseguição por cerca de sete quilômetros. Três suspeitos conseguiram fugir após roubar duas motos. O futuro policial não se feriu. Ele afirmou que não vai abandonar o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), em Sulacap, na Zona Norte do Rio, onde se forma em 15 dias.
ação dos quatro bandidos começou pouco antes da meia noite, próximo a rodoviária no Centro de Nilópolis, na Baixada Fluminense. A bordo do Siena preto, placa LPG-8805, roubado no dia 19 de novembro, na área da 128ª DP (Rio das Ostras), o grupo rendeu duas primas e o marido de uma delas que estavam em uma moto, na Rua Alberto Teixeira da Cunha. Os três tiveram armas apontadas para a cabeça. Os criminosos fugiram em seguida levando o veículo.
Devido ao acionamento do segredo, a moto de 300 cilindradas parou na Avenida Nilo Peçanha, a cerca de três quilômetros do local do roubo. Irritados, os bandidos atiraram contra o tanque de combustível do veículo. Policiais da 57ª DP (Nilópolis) recuperaram a moto.
"Eles renderam o marido da minha prima e pediram o segredo da moto, mas ele disse que não tinha. Depois eles nos renderam com armas na cabeça e levaram nossas bolsas. Desesperadas, corremos para dentro do pronto-socorro que fica próximo", disse B, de 25 anos, filha de um sargento da PM.

Roubo e sequestro relâmpago de recruta terminou com um bandido morto | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Sequestro relâmpago de recruta terminou com um bandido morto | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Vinte minutos depois, o quarteto fez mais uma vítima, agora em São João de Meriti, também na Baixada Fluminense. O recruta R., de 27 anos, foi rendido quando também estava em sua moto de 300 cilindradas conversando com uma mulher no bairro Jardim Botânico. Temendo que o veículo também tivesse segredo de segurança, os bandidos colocaram o soldado no Siena e dois deles seguiram na moto. Mesmo não estando com documento que o identificasse como policial, R. foi agredido com socos e coronhadas, e ameaçado de morte caso a moto parasse.
Policiais do 21º BPM (São João de Meriti) que patrulhavam a região suspeitaram quando o motorista do carro fez uma manobra brusca ao avistar a viatura. Os dois ocupantes da moto fugiram. Os PMs continuaram a perseguição ao Siena com os dois suspeitos e o recruta a bordo. Na altura da estação de trem de Agostinho Porto, os marginais começaram a disparam contra a viatura. Houve revide e a perseguição se estendeu por outros bairros. Os bandidos chegaram a empreender velocidade acima de 100 km/h.
No bairro de Tomazinho, o motorista do Siena ferido perdeu o controle, desceu a Rua Doutor Luís Sobral e bateu em um muro próximo a Via Light. Ele foi encontrado morto. O comparsa dele fugiu à pé e armado. O recruta da PM não se feriu.
"Não tem essa de desistir. Agora que eu vou encarar mais ainda a missão de ser policial. Foi meu primeiro teste e espero que não aconteça mais comigo esse tipo de situação que vivi", disse R. no início da manhã ao deixar a 64ª DP (São João de Meriti), onde o caso foi registrado. Ele está no curso de soldado há oito meses e se forma no próximo dia 28.
Além de reconhecer o bandido morto como um dos criminosos que as abordaram, as duas primas comemoraram a recuperação das bolsas roubadas. A polícia vai investigar se a quadrilha que praticou os dois roubos tinha como alvos apenas motos de 300 cilindradas.