Rio -  O ouro liderou o ranking de investimentos em 2012, com ganhos de 15,26%. Com as incertezas do mercado externo e a crise fiscal na Zona do Euro, investidores optaram por empregar seus recursos em um local mais seguro.
“Em alguns momentos, dado o agravamento da crise na Espanha, chegamos perto de uma ruptura do bloco. Diante desse ambiente, o ouro é sempre visto como um investimento seguro de última instância”, avalia Newton Rosa, economista-chefe da SulAmérica Investimentos.
Melhor em dezembro, Ibovespa só superou a poupança ao longo do ano | Foto: Divulgação
Melhor em dezembro, Ibovespa só superou a poupança ao longo do ano | Foto: Divulgação
Em segundo lugar ficou o dólar, com alta de 9,42%. A divisa, que em fevereiro estava cotada a R$ 1,80, fecha o ano a R$ 2,045. Para especialistas, porém, a posição foi resultado da intervenção do governo no câmbio para desvalorizar o real, a fim de ajudar na recuperação de parte do setor industrial.
Na penúltima posição do ranking, ficando na frente apenas da poupança, figura o Ibovespa, com variação acumulada de 7,40%. De acordo com João Pedro Brugger, analista da Leme Investimentos, o desempenho da bolsa foi afetado pelas intervenções do governo em alguns setores da economia.
Para 2013, a expectativa dos analistas é de que o Ibovespa tenha um desempenho melhor do que este ano. “A crise mundial não deve piorar e sim ficar acomodada, o que deve estimular a busca por ativos de risco”, espera Newton Rosa. Já Brugger acredita que as preocupações com o cenário externo devem diminuir, pois as incertezas em relação à Zona do Euro estão menores e a economia norte-americana deve retomar o ritmo de crescimento.
Ibovespa deu salto em dezembro
Apesar da baixa posição da Ibovespa no ano, a situação se inverteu em dezembro. No período, a bolsa brasileira liderou os ganhos, com alta de 6,05%, enquanto o ouro teve queda de 6,41%. “A preocupação com a crise na Zona do Euro ficou um pouco de lado, reflexo das medidas de austeridade e aprovação da união bancária do bloco. Além disso, é natural a bolsa dar uma arrancada, pois estamos muito atrasados em relação aos outros países”, avalia Brugger.