Rio -  Agentes das secretarias de Defesa Civil, Saúde e do Ambiente vão participar, nesta sexta-feira, da Operação Emergencial para Coleta de Lixo no município de Duque de Caxias. A ação terá duração de quatro dias e o Estado vai fornecer, além de recursos humanos, equipamentos para a retirada dos dejetos das ruas da cidade.
 
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec) mobilizou 16 viaturas, sendo 14 para transporte de pessoas que integrarão o mutirão de coleta. Duas delas, que serão utilizadas na limpeza das calçadas e ruas, possuem capacidade para 30 mil litros de água.
 
Cerca de 30 militares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil vão participar da operação. Os bombeiros aproveitam a ocasião para conscientizar a população sobre a importância de não colocar fogo no acúmulo de lixo.
 
Outros 30 agentes das superintendências de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica e Ambiental também estarão em Duque da Caxias. O mutirão vai realizar vistorias nos hospitais do município para verificar como está sendo feita a coleta de lixo hospitalar.
 
Diante da grave situação de acúmulo de lixo pelas ruas da cidade, serão tomadas medidas paliativas como desinsetização e desratização para tentar minimizar a proliferação de doenças e o desconforto da população nos pontos mais afetados do município, além do entorno das unidades de saúde da cidade.
 
Serão distribuídos ainda materiais informativos para ajudar à população a se prevenir e identificar doenças transmitidas por insetos e roedores, como a leptospirose e a dengue.
 
A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vão apoiar o mutirão de limpeza. Máquinas do Programa Limpa Rio, da SEA e do Inea, farão a retirada do lixo acumulado nas margens dos rios que cortam os municípios de Duque de Caxias, de Nova Iguaçu e de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O apoio é voluntário e em caráter emergencial.
 
Outra medida para viabilizar uma saída para o caos que tomou conta das ruas de Caxias foi a construção da estrada de 13 quilômetros de extensão, da Avenida Presidente Kennedy, em Caxias, até o aterro sanitário Bob Ambiental, sem passar por hospitais, escolas e bairros residenciais.