Rio -  Pelo menos cinco pessoas foram detidas durante uma operação de repressão ao tráfico de drogas em um casario na Rua do Lavradio, 122, na Lapa, bairro boêmio do Centro do Rio. O objetivo é cumprir mandados de busca e apreensão para a localização de drogas. Até às 7h, nada havia sido apreendidos, segundo o adjunto da 5ª DP (Mém de Sá), delegado Leonardo Affonso.
Ação da 5ª DP conta com apoio de policiais de delegacias distritais e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e um cão. Os policiais se concentraram principalmente nos sobrados nos fundos da vila de casas. O local é conhecido como um dos principais pontos de venda de drogas do Centro do Rio, principalmente às sexta-feiras e nos fins de semana, quando o movimento na região aumenta devido a proximidade com a região debares da Lapa.
Foto: Oswaldo Praddo / Agência O Dia
Poliiciais revistam suspeitos durante operação | Foto: Oswaldo Praddo / Agência O Dia
Nos casarios, as condições precárias de moradia surpreenderam os policiais. Eles encontraram fezes em cômodos e mau cheiro. Várias crianças e mulheres vivem no local. Os agentes suspeitam que há risco de alguns imóveis desabarem. O local fica em frente a um Ciep e há poucos metros do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e da sede do Cordão da Bola Preta.
No mês passado, policiais da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) prenderam o traficante Daniel Rodrigues dos Santos, 31 anos. Ele foi apontado pela polícia na época como o principal revendedor de droga na região. O acusado foi localizado quando saia do casario da Rua do Lavradio para entregar uma pedra de crack a uma usuária de droga.
Em junho, o soldado da PM Leonardo José Martins, de 32 anos, foi preso por porte ilegal de arma, em frente ao casario da Rua do Lavradio, quando estava em atitude suspeita em um Astra branco, acompanhado de mais dois homens e uma mulher. No veículo foram encontradas duas pistolas. Ele era lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Batan, em Realengo, na Zona Oeste.
Em maio deste ano, policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) prenderam um casal acusado de tráfico de drogas na Rua do Lavradio, Centro da cidade. Com Anderson da Silva Petel, de 36 anos, e Cláudia de Paula Soares, de 38 anos, foram apreendidos 94 cápsulas de pó, seis sacolés de maconha, um caderno com anotações do tráfico e R$ 10.