Estados Unidos -  Um vídeo divulgado pela Nasa defende que o mundo não vai acabar. A publicação, do fim de novembro, pode servir de resposta para várias teorias sobre o assunto. O cientista do Laboratório de Propulsão de Jatos Don Yeomans de cada uma das hipóteses mais conhecidas e afirma que o mundo não acaba em 2012.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
21/12
Yeomans explica a data para o "fim do mundo", 21 de dezembro de 2012 começou com o calendário Maia, que terminaria neste dia. Segundo o cientista, o que está indicado no calendário é o fim de um ciclo e o início de outro, como os 365 dias do ano, que do último dia de dezembro passa para o 1º de janeiro do ano seguinte.
Planeta X
O especialista também fala sobre "Planeta X", um planeta que seria quatro vezes maior do que a Terra e que estaria em uma rota de colisão com o planeta que habitamos, o que para ele impossível nenhum cientista ter visto antes.
Tempestade solar
Uma grande tempestade solar, também citada em algumas teorias do fim do mundo, seria a razão do fim do mundo. Para a ciência, o fenômeno acontece porque o Sol passa por ciclos e seu período de maior atividade está previsto para o fim deste ano e o começo de 2013.
Mudança nas marés
Segundo ele, outros planetas não poderiam afetar as marés e também não há nenhum alinhamento previsto para o fim de 2012. Mesmo assim, os únicos corpos celestes capazes de fazer isso são a Lua e o Sol.
Pólos magnéticos
Também existe o boato de que, de alguma forma, os pólos magnéticos da Terra irão se inverter. Isso simplesmente não pode ocorrer por causa da Lua – nosso satélite estabiliza a rotação do planeta e não permite que a rotação dele mude de uma hora para a outra. Os pólos podem, sim, mudar, mas fazem isso aos poucos, demorando milhares de anos até que eles se invertam.
Assista ao vídeo (em inglês):