Rio -  "Oriundo da Tijuca, nascido em Laranjeiras e criado no samba. Prazer, Paulinho Botelho". Direto, polêmico e no maior estilo malandro, Paulo José Botelho, o famoso mestre Paulinho, é o dono do currículo mais recheado do carnaval carioca, onde foi campeão por diversas vezes.

Em 57 anos de idade, Paulinho leva na bagagem mais de 250 gravações, dentre elas, ao lado de grandes personalidades da música, como Simone, Roberto Carlos, Paul Simon, Quincy Jones, e Isaac Karabtchevsky, com quem gravou uma participação para o Fantástico, junto à Orquestra Sinfônica Brasileira e o Coral da Petrobrás. 
Paulinho começou sua caminhada na bateria da Caprichosos de Pilares, onde também fez sua estreia no comando dos ritmistas, em 1985. Com passagens por Viradouro, Salgueiro, Portela, Beija-Flor, e atualmente na Vila Isabel, o mestre é um grande colecionador de prêmios e, principalmente, de notas 10.

Sua maior marca foi deixada registrada na história da Beija-Flor, onde se consagrou ao perder apenas três décimos em 12 anos trabalhando à frente da bateria. Foi pela escola de Nilópolis que Paulinho fez seu desfile mais marcante, em 2005, onde garantiu um de seus títulos pela Azul e Branco: "Esse ano foi fo%$&...".
Paulinho é um dos mais premiados mestres do carnaval | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Paulinho é um dos mais premiados mestres do carnaval | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Salgueirense de carteirinha, o mestre também tem um grande carinho pela Caprichosos, escola onde começou sua caminhada. Em 19 anos na escola de Pilares, Paulinho viveu toda uma transição de ritmista à mestre, e tem a agremiação guardada em um lugar especial no coração. Até hoje, o sambista marca presença no desfile da escola de Pilares, onde virá apresentando a bateria de mestre Alexandre mais uma vez, em 2013.

Atualmente na Vila Isabel, ao lado do mestre Wallan Amaral, Paulinho não pensou duas vezes ao aceitar conversar com o DIA na Folia, e durante o papo descontraído, acabou batendo de frente com grandes lembranças, ao abrir o coração para falar um pouco sobre sua história no samba.

O DIA: Paulinho, vamos fazer um batuque? Mestre Paulinho: Batuque? Precisa perguntar? Vamos lá!

Então, prepare as paradinhas desta bateria. O que dizer sobre: Caprichosos.O primeiro degrau da minha vida. Aprendi muito, a escola vai ficar sempre marcada na minha história. Passei por todo um processo de transição lá dentro. Comecei tocando repique, fui ritmista lá por vários anos, até que mesmo sem querer, acabei assumindo o comando da bateria. Carinho, afeto e gratidão. É uma grande escola.

Viradouro
É uma escola que até hoje eu amo de paixão, tenho milhões de amigos lá. Mas foi um lugar que também convivi com alguns invejosos(risos). Acabei deixando a Viradouro por motivos pessoais, notei que não estava fluindo da melhor maneira possível, e uma coisa que eu nunca irei fazer é atrapalhar uma agremiação, ainda mais tão querida quanto esta.
'Beija-Flor: Uma linda história' | Foto: Reprodução
Beija-Flor marcou carreira | Foto: Reprodução
Portela
Decepção. Não há outra coisa a falar sobre minha passagem pela agremiação. Mas, atualmente, tenho muitos amigos lá.
 
Beija-Flor
Uma linda história. A Beija-Flor aconteceu, foi onde eu tive boas condições de fazer um ótimo trabalho, e isso fez muita diferença. Foi o terceiro degrau da minha carreira. E me diz, tenho algo a reclamar? Foram vitórias, vitórias e mais vitórias. Ah, e algumas invejas(risos).

Salgueiro
É coração! É uma escola diferente, ainda mais para mim. Tenho o sonho de futuramente poder ajudar a escola de algum modo mais presente. Tenho um amor muito forte pelo Salgueiro, pelas pessoas de lá. Enquanto mestre Louro foi um grande ídolo, Marcão é um grande irmão.

Vila Isabel
Uma surpresa, é legal. Tem uma comunidade fabulosa, totalmente apaixonada pelo pavilhão. Em alguns momentos acabo batendo de frente com algumas situações complicadas, mas são coisas da vida. É enfrentanto e vencendo os obstáculos que nós mostramos de que somos capaz.
Paulinho e Roberto Carlos possuem 'amizade eterna' | Foto: Reprodução
Paulinho e Roberto Carlos possuem 'amizade eterna' | Foto: Reprodução
Sempre buscando ser o mais direto possível, Paulinho não conseguiu manter a objetividade de suas respostas quando os tópicos mencionados na conversa foram sobre algumas pessoas marcantes em sua caminhada. Claramente balançado, o mestre da Swingueira de Noel não conteve a emoção ao falar um pouco de seus maiores aliados.
Roberto Carlos
O Rei. Precisa de mais algo?!(risos) Ele é um grande amigo, um cara que vou levar para toda a vida. Meu irmão e meu exemplo. Tenho centenas de gravações, participações e shows com artistas, quando recordo desses momentos sempre destaco o evento ao lado do Isaac, da Sinfônica e do Coral da Petrobrás, os shows com a Simone e o especial do Roberto em 2008. Ele é fora do normal.

Vitor e Douglas Botelho
São minhas paixões, duas pérolas que tive a honra de colocar no mundo ao lado de minha amada esposa. Tenho também a Viviane, mas Vitinho e Douglas são um orgulho fora do normal. Estão colhendo frutos que sempre plantaram, e sei que irão crescer cada vez mais. Minha família é meu tudo. Espero que Deus esteja sempre olhando por todos.
Paulinho não tem dúvidas do sucesso do amigo: 'Marcão será o cara da avenida' | Foto: Débora Malaquias / Divulgação
'Amigo coruja': 'Marcão será o cara da avenida' | Foto: Débora Malaquias / Divulgação
Mestre Marcão
É um amigo que eu respeito e amo. Vou estar sempre querendo ajudá-lo. Marcão é humilde ao extremo, é um ser maravilhoso. Somente quem convive com ele vê o quanto ele faz o bem. É um cara que está sempre querendo ajudar a todos, ele é um exemplo. Neste momento, o Marcão é um cara que está bem à frente dos demais. Ele convive com os ritmistas, está sempre ali do lado deles, e sempre lutando pela bateria e pelo pavilhão da escola. Ele tem todos os predicados de um mestre exemplar. Vou te confessar uma coisa com toda a sinceridade: Não tem jeito! Fatalmente, o Marcão será o cara da avenida muito em breve.
Mestre PaulinhoUm mestre feito dentro da bateria, não sou um personagem que não sabe onde pisa. A atenção e percepção são muito necessárias. Você precisa estar sempre buscando um ensinamento. Eu fiz isso, e quem me ensinou sabia. A coisa que mais prezo dentro deste mundo são aqueles que estão ao meu redor, principalmente os ritmistas. Eles fazem a diferença, são os mais dedicados deste universo do samba. Sem meus ritmistas não sou nada, eu amo todos! Mas voltando, mestre Paulinho é humildade! Essa sempre foi a chave para o meu sucesso. Tenho muito orgulho de ter chegado até aqui.