Rio -  O neurocirurgião Adão Crespo dos Santos, que faltou ao plantão  no Hospital Municipal Salgado Filho no dia 24, no Méier, Zona Norte do Rio, foi afastado temporariamente das funções. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.
O médico pode ainda ser indiciado por omissão de socorro à menina Adrielly dos Santos Vieira, de 10 anos, baleada na cabeça na comunidade Urubuzinho, em Pilares, Zona Norte do Rio, que esperou por oito horas antes de ser atendida.
A menina foi transferida na tarde desta quinta-feira para o CTI do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estado de saúde dela apresentou estabilização, mas ainda é considerado grave..
diretor-geral do Salgado Filho, Conrado Norberto Júnior, prestou depoimento na 23ª DP (Méier) na tarde desta quinta-feira.
Paes chama médico de "delinquente"
Crespo foi chamado nesta quarta-feira de "delinquente" pelo prefeito Eduardo Paes. “Tem que demitir esse médico irresponsável. Não dá para a pessoa estar escalada para o plantão e simplesmente não aparecer. Acho até que ele tinha que responder criminalmente pela ausência”, disse Paes, em Brasília, onde se reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Marco Vieira e Adriana Santos, pais da vítima, deixam a 23ª DP (Méier) | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Nesta quarta, a polícia enviou requerimento para que o hospital apresente quatro médicos para prestarem depoimento. A intimação refere-se a Adão; Enio Eduardo Lopes, chefe do plantão; e outros dois médicos que estavam na unidade depois que a menina chegou. O delegado Luiz Archimedes, da 23ª DP (Méier), abriu inquérito para apurar se houve omissão de socorro.
Caso seja indiciado e condenado, o neurocirurgião pode pegar pena que varia de um mês a 1 ano e meio de detenção. Pais da vítima prestaram depoimento nesta quarta.
A direção do hospital também vai instaurar inquérito administrativo. O pai da vítima, Marco Antônio Vieira, pretende entrar na Justiça. “Primeiro, quero sair do hospital com a minhafilha, do jeito que ela era. Eles têm de pagar pela negligência e irresponsabilidade. Isso não vai ficar assim”.