Rio -  O Ministério da Educação (MEC) suspendeu em todo o país o vestibular de 200 cursos universitários — sendo 17 no estado do Rio — que tiraram, em 2008 e 2011, notas 1 e 2, em escala que vai até 5. Entre os punidos estão dois cursos da Universidade Federal Fluminense (UFF): Arquitetura e Urbanismo e Licenciatura em Ciências Sociais. Foram fechadas 38.794 vagas.
As medidas atingem a UFRJ e a UFRRJ (Rural), que não tiveram cursos fechados, mas estão impedidas de ampliar a oferta de vagas em 13, entre eles os de Pedagogia e Geografia. No Rio, foram canceladas faculdades na UniverCidade (Biologia), na Fama (dois cursos de Letras e um de Matemática), Souza Marques (Química), Santa Úrsula (Arquitetura), Universo (Matemática), Estácio (dois cursos de Tecnologia em Redes de Computadores e um de Matemática) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (dois cursos de Letras, Computação, Biologia e Matemática). As instituições têm 60 dias para cumprir exigências do MEC, como contratar mestres e doutores e oferecer laboratórios.
Os reitores da UFF, Roberto Salles, e da UFRJ, Carlos Levi, atribuíram a queda na nota ao boicote de alunos ao Enade, antigo Provão. Salles propôs ao MEC que estudantes sejam impedidos de tirar o diploma se faltarem ao Enade.