Sudão do Sul - Um helicóptero da missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) foi derrubado nesta sexta-feira pelo Exército e seus quatro tripulantes morreram, confirmou o porta-voz do organismo, Eduardo del Buey.
Trata-se de um helicóptero da missão da ONU no Sudão do Sul que foi derrubado pelo Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA), o braço armado das autoridades do Sudão do Sul, segundo detalhou Buey.
Os fatos ocorreram no começo da manhã no estado de Jonglei, no leste do país, segundo o porta-voz da ONU, que acrescentou que a missão iniciou uma investigação para determinar as causas da queda.
O helicóptero, um MIM-8 de fabricação russa, não transportava nenhum passageiro e estava realizando um voo de reconhecimento perto de Likuangole quando foi derrubado pelo SPLA, segundo confirmou a UNMISS em comunicado.
O Conselho de Segurança da ONU ampliou até julho de 2013 o mandato de sua missão no Sudão do Sul com o objetivo de proteger à população civil e melhorar a segurança na nação mais jovem da África.
O Sudão do Sul, de maioria cristã e animista, conquistou sua independência do Sudão, de maioria muçulmana, em julho de 2011 graças a um acordo de paz que havia sido assinado em 2005 e que pôs fim a décadas de guerra civil.
As informações são da EFE