Austrália -  O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, confirmou que apresentará sua candidatura ao Senado australiano nas eleições gerais de 2013 e antecipou que anunciará a formação do seu partido no início do próximo ano, publicou nesta quinta-feira a imprensa local.
Assange, atualmente refugiado na embaixada do Equador em Londres para evitar sua extradição à Suécia, comentou que os planos para inscrever o Partido Australiano Wikileaks "avançaram significativamente". 
Foto: 03_assange575_efe.jpg
Popularidade de Assange está em alta na Austrália | Foto: EFE
Além disso, "um grande número de pessoas destacadas e admiradas pelo público australiano" expressou a disposição em filiar-se a sua formação política, acrescentou Assange em uma entrevista ao grupo midiático Fairfax.
O pai biológico de Assange, John Shipton, está a cargo da coordenação da criação do partido, que promoverá uma maior abertura do Governo e da política e combaterá a crescente intrusão na privacidade dos cidadãos.
Chances de ocupar o cargo
Assange é uma figura popular na Austrália e inclusive as pesquisas de opinião realizados este ano pela UMR Research, empresa que elabora as enquetes internas para o governante Partido Trabalhista, sugerem que o ex-hacker teria chance de ganhar uma cadeira nos estados de Victoria e Nova Gales do Sul.
Caso Assange seja eleito e não possa retornar à Austrália para ocupar seu cargo, ele será substituído por uma pessoa designada por sua formação política.
O ativista australiano é reclamado pela Suécia para responder por acusações de delitos sexuais dos quais assegura inocência. Assange teme que o país europeu o entregue aos Estados Unidos, onde seria julgado por ter vazado, através do WikiLeaks, documentos secretos da diplomacia americana. 
As informações são da EFE