Rio -  Durante as filmagens de ‘Xingu’, longa de Cao Hamburguer que a Globo exibe até amanhã em formato de microssérie, Felipe Camargo conviveu intensamente com os índios. Comeu a comida deles, dormiu em ocas, participou de rituais e até jogou pelada com os descendentes dos primeiros habitantes do País. Entre uma cena e outra, o ator, que interpreta o sertanista Orlando Villas-Bôas, aproveitou para fotografar os bastidores da produção.
Ator aproveita trabalho para fotografar | Foto: Arquivo Pessoal
Ator aproveita trabalho para fotografar | Foto: Arquivo Pessoal
“Levei uma câmera portátil, que carregava no bolso, e outra melhor, com duas lentes. Fotografava nos intervalos e nas folgas”, conta Felipe, que aprendeu bastante sobre a cultura indígena. “Experimentei de tudo na aldeia. Até treinei arco e flecha”, revela.
O ator registrou imagens do cotidiano dos índios, homens e mulheres trabalhando ou simplesmente descansando, crianças brincando, além de vários flagrantes de seus colegas de filmagens — os atores João Miguel, Caio Blat e Maria Flor, que vivem, respectivamente, Cláudio, Leonardo e Marina. “Como Maria Flor teve uma participação pequena, ela foi a que menos fotografei. Eu, João e Caio estávamos sempre juntos”, diz Felipe.
Na microssérie há uma névoa forte que envolve muitas cenas. Na verdade, garante o ator, é fumaça das queimadas que se espalham pela região do Xingu. Ele também captou nasfotos o momento em que a aldeia fica encoberta por essa nuvem. “A queimada chegou muito perto do local das filmagens. A gente respirava um ar cheio de fumaça. É uma tragédia o que acontece por lá. Os aviões que traziam suprimentos não puderam pousar nas pistas por três dias por causa dos incêndios. Aí, tivemos que comer a comida dos índios”, relata.
Ator aproveita bastidores para fotografar | Foto: Arquivo Pessoal
Ator aproveita bastidores para fotografar | Foto: Arquivo Pessoal
Aos 52 anos, Felipe Camargo conta que a paixão pela fotografia começou aos 13, por influência do pai e do irmão mais velho. “Fazia fotos com a máquina do meu pai. Depois, ele deu um equipamento completo que eu dividia com meu irmão. Até que um dia o material foi roubado”, lembra o ator, que costuma registrar também os bastidores das novelas nas quais atua. “Gosto de fotografar os colegas e os cenários”.
Apesar de já ter feito exposição — imagens distorcidas usando vidro do carro e água da chuva — ele não pensa ainda em transformar em mostra as fotos do Xingu. “Se fizer, tenho que ter tempo para me dedicar ao tema e alguém para bancar a exposição”, diz.
Sucesso na televisão
Se no cinema ‘Xingu’ foi visto por pouco mais de 370 mil espectadores, Felipe Camargo torce para que a versão televisiva, que traz cenas adicionais, conquiste um público bem maior com a saga dos irmãos Villas-Bôas. “Eles abriram mais de 50 pistas de pouso no Centro-Oeste do Brasil, pacificaram tribos, criaram o Parque Nacional do Xingu, defendiam a natureza bem antes de se falar em ecologia. São os verdadeiros heróis nacionais”, diz.
Pai de Gabriel, de 20 anos, de seu casamento com Vera Fischer, e de Antônio, 1 ano e nove meses, com a atual mulher Malu Guimarães, Felipe faz um balanço positivo de 2012. “Completei 30 anos de carreira. Acho que a gente tem que estar sempre aprendendo. Foi um ano bacana em relação a trabalho e família”, conta.
Em 2013, ele volta às novelas em ‘Sangue Bom’, próxima trama das sete escrita por Maria Adelaide Amaral e Vicente Villarin. “Estou muito empolgado. Meu personagem é um aristocrata, mas de família decadente. Falsifica quadros e troca por verdadeiros para sobreviver”, adianta.