Rio -  No lugar de Julieta, um Romeu ao quadrado. Substituindo a eterna mocinha de William Shakespeare por um rapaz chamado Romeu, na peça ‘Romeu & Romeu’ — escrita por Ronaldo Ciambroni, que estreia no dia 28 de dezembro, no Solar de Botafogo —, o diretor Ignácio Coqueiro pretende inovar ao contar a história de um casal gay com muitos conflitos. “Apesar de estarmos num tempo moderno, o tema ainda é cheio de rótulos e preconceitos. Falamos da relação de amor de dois homens que têm problemas como qualquer outra pessoa”, esclarece Ignácio, que também é diretor de novelas da Record.
Casal protagoniza peça | Foto: Divulgação
Casal protagoniza peça | Foto: Divulgação
Assim como no clássico de Shakespeare, ‘Romeu & Romeu’ também leva aos palcos uma tragédia. Ao sofrer bullying, um dos mocinhos empurra o agressor, que acaba batendo a cabeça e morrendo em seguida. “O cara chama um deles de veado no meio da rua, na frente de todo mundo”, adianta Ignácio.
Os atores escolhidos, Adriano DiCarvalho e Iuri Saraiva, não são gays. “Fiz questão de chamar dois atores heterossexuais. Falo para eles que todo mundo tem um lado gay dentro de si e peço para colocarem para fora. A química dos dois é muito boa”, elogia o diretor, que foge da polêmica do beijo gay. Segundo ele, não será apenas um. Serão vários beijos durante todo o espetáculo de 60 minutos. “É uma peça 100% gay, mas abordamos as questões de uma forma sensível e delicada. São vários beijos e abraços que acontecem naturalmente, sem aquela coisa forçada”, explica.
Apesar do tema e do título polêmicos, o diretor espera todo tipo de público, do conservador ao moderninho. “Fizemos questão de fazer algo para qualquer público, do A ao Z. Não é um espetáculo apenas para o público gay. Contamos uma história de amor, a diferença é que o casal de protagonistas é gay”, simplifica.