Rio -  Algumas mulheres sofrem mensalmente com alergias a absorventes, que causam coceira e irritação na virilha. Uma alternativa é o uso do copo menstrual, feito à base de silicone cirúrgico e introduzido no canal vaginal. Ao contrário dos outros absorventes, ele coleta o fluxo ao invés de absorvê-lo, não alterando o pH vaginal.
Segundo a ginecologista Andréa Scherer de Sá, do MDX Medical Center, o copo menstrual se caracteriza por ser um coletor de fluidos menstruais e, por possuir essa propriedade, ele não cria um meio de proliferação de bactérias ou fungos.
Copo menstrual coleta o fluxo ao invés de absorvê-lo e não alterando o pH vaginal | Foto: Reprodução Internet
Copo menstrual coleta o fluxo ao invés de absorvê-lo e não alterando o pH vaginal | Foto: Reprodução Internet
“Sendo assim, a chance de desequilíbrio da flora vaginal (vaginose bacteriana), ou até mesmo de uma infecção urinária originada pelo uso do copo menstrual, é muito baixa. Além disso, devido à posição do copo ser afastado da vulva, impede que haja um contato maior do sangue com o ar ambiente, sendo associado à menor odor quando comparado aos tampões”, diz Andréa, que ainda destaca a característica hipoalergica do copo, o que diminui a chance de desenvolver processo alérgico.
Existem dois tipos de copo menstrual que podem ser diferenciados entre descartáveis e reutilizáveis, esse último podendo durar até 10 anos. A ginecologista alerta para a importância da higienização para garantir a durabilidade. “A limpeza deve ser feita com água e, se possível, sabão neutro. Alguns fabricantes possuem líquidos ou gel para higienização do copo, e também orientam que este pode ser higienizado com lenços umedecidos. Após o final do ciclo é prudente lavar como o habitual e, posteriormente, esterelizar em água fervente”, ensina Andrea.
A médica ressalta ainda que o copo menstrual não deve ser usado com a finalidade de método anticoncepcional, pois não tem essa propriedade. A recomendação do tamanho do copo é individualizada e a quantidade de fluxo e porte físico da mulher não interfere no tamanho a ser usado. Devido a isso, é conveniente um exame físico ginecológico adequado.