São Paulo -  A vontade de trazer o clima natalino para os ambientes da casa teve início quando Elizabeth Catarina Cunha Sales ainda morava com sua mãe, em Brasília. “Sempre fui apaixonada pelo Natal e adorava montar a árvore. Quando me casei, acabei colocando mais elementos na decoração”, diz a empresária. Mas o aumento não ficou restrito somente a pinheiros ou Papais Noéis. Elizabeth se empolgou e transformou a casa de final de semana da família em um verdadeiro paraíso natalino.
A empresária Elizabeth Sales não mede esforços e capricha na iluminação natalina da área externa da casa | Foto: Divulgação
empresária Elizabeth Sales não mede esforços e capricha na iluminação natalina da área externa da casa | Foto: Divulgação
A ideia que teve início há mais de 20 anos hoje chama a atenção de vários transeuntes do bairro Park Way, em Brasília. A empresária capricha na arrumação dos 19 cômodos da casa (nos 350 m² de área) e usa centenas de enfeites adquiridos ao longo dos anos. Mas não faz tudo sozinha. O trabalho que começa em junho e termina apenas em outubro é dividido com a amiga e decoradora Eleusa Juliana Ruiz, em uma jornada que alcança até oito horas diárias.
Com requinte, a sala de jantar é decorada nas cores vermelho, verde e dourado | Foto: Divulgação
Com requinte, a sala de jantar é decorada nas cores vermelho, verde e dourado | Foto: Divulgação
Na casa de Fernanda Calfat a decoração natalina também é realizada em todos os espaços, porém em um tempo mais reduzido. A fotógrafa paulistana viciada em Natal usa, em média, três mil enfeites e demora três dias para completar o serviço.
“Tenho uma coleção pessoal há 20 anos e sempre compro (ou ganho) itens dos mais diversos lugares”, afirma. “Gosto tanto da época que já levei até minhas filhas para acidade do Papei Noel, em Rovaniemi, na Finlândia”, diz.
Nem mesmo a cozinha escapa do clima de Natal. Pinheiros e guirlandas têm presença garantida | Foto: Divulgação
Nem mesmo a cozinha escapa do clima de Natal. Pinheiros e guirlandas têm presença garantida | Foto: Divulgação
Regina Helena Ferreira é outra paulistana que adora o Natal e não mede esforços para decorar todos os ambientes da casa. A jornada começa ainda em setembro e demora cerca de três semanas para ser finalizada, mesmo com a ajuda dos filhos. Todos os anos, novos Papais Noéis e outros elementos decorativos são comprados para aumentar ainda mais o impacto da decoração natalina.

Com informações de Bruna Bessi, do IG