Estados Unidos -  Canadá - Olhar para o prato e ver um legume, enquanto os amigos comem sacos de batata frita, é o suficiente para deixar muitas pessoas tristes. Uma nova pesquisa revela que abandonar uma dieta rica em gordura provoca alterações químicas no cérebro que podem torná-lo vulnerável a um ciclo de comer compulsivamente e em jejum.
Cientistas da Universidade de Montreal dizem que seus resultados sugerem que entrar em uma dieta pode ter um efeito similar no cérebro como a retirada de uma droga.
Começar uma dieta pode ser tão estressante quando abandonar um vício | Foto: Reprodução Internet
Começar uma dieta pode ser tão estressante quando abandonar um vício | Foto: Reprodução Internet
O líder do estudo, Dr. Fulton Stephanie, disse: "Trabalhando com ratos, cujos cérebros são em muitos aspectos comparáveis aos nossos, descobrimos que a neuroquímica dos animais que se alimentavam de uma dieta rica em gordura e açúcar era diferente dos que tinham sido alimentados com uma dieta saudável".
"Os produtos químicos modificados pela dieta estão associados com a depressão. Uma mudança de dieta, então, faz com que apareçam sintomas de abstinência e uma maior sensibilidade a situações estressantes, o que ocorre no início de um novo ciclo de má alimentação", disse ele.
A equipe de pesquisa alimentou um grupo de camundongos com uma dieta de baixa gordura e outro com uma dieta rica em gordura. Durante seis semanas, os ratos foram monitorados. Foi verificado como a comida diferente afetava o modo dos animais se comportarem.
Um grupo de ratos gordos entrou em uma dieta com 11% das calorias de baixo teor de gordura e um outro grupo de ratos obesos entrou em uma dieta 58% rica em gordura. No fim das seis semanas, os ratos da dieta rica em gordura aumentaram o tamanho da cintura em 11%.
Em seguida, a equipe usou uma variedade de técnicas para avaliar a relação entre ratos gratificantes com alimentos e seu comportamento resultante de emoções. Eles também analisaram os cérebros dos ratos para ver como eles tinham mudado.
Os ratos que tinham sido alimentados com a dieta de elevado teor de gordura exibiram sinais ansiedade, tal como fuga de lugares abertos. Seus cérebros foram também alterados fisicamente por suas experiências.
Uma das moléculas no cérebro, que os pesquisadores observaram é a dopamina. Ela permite que o cérebro nos brinde com bons momentos, incentivando-nos a aprendercertos tipos de comportamento. Este produto químico é o mesmo em seres humanos, ratos e outros animais. Certos agentes envolvidos na produção de dopamina são controlados pela molécula de CREB.
"CREB é muito mais ativa em cérebros de ratinhos com maior teor de gordura na dieta e estes ratos também apresentam níveis mais elevados de corticosterona, um hormônio que está associado com o estress. Isso explica tanto a depressão quanto o ciclo de comportamento negativo", disse Dr. Fulton.
"É interessante que essas mudanças ocorram antes da obesidade. Estas descobertas desafiam a nossa compreensão da relação entre a dieta, o corpo e a mente", relatou.
"Devemos pensar sobre como podemos apoiar as pessoas psicologicamente na hora em que eles adotam hábitos alimentares saudáveis, independente de sua corpulência atual", completou. As informações são do Daily Mail.