Rio -  O governo do estado começou a reforçar a infraestrutura das colônias pesqueiras e quer expandir, em 2013, o Banco de Alimentos a todas as unidades da Central de Abastecimento do Estado do Rio (Ceasa-RJ). O ano de 2012 foi, para a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca o pontapé para importantes projetos. Além da urbanização da colônia pesqueira Canto de Itaipu e da drenagem de dez sub-bacias da Região Oceânica, em Niterói, a Ceasa fechará o ano com lucro. Para o secretário da pasta, Pedro Cascon, este foi o ano para dar início a iniciativas que terão continuidade em 2013.
Estado quer expandir a todas as colônias pesqueiras do Rio de Janeiro o banco de alimentos da Central de Abastecimento | Foto: Divulgação
Estado quer expandir a todas as colônias pesqueiras do Rio de Janeiro o banco de alimentos da Central de Abastecimento | Foto: Divulgação
“O ano foi muito importante para a secretaria pois consolidou sua instalação e o início de uma série de trabalhos estruturantes. Muitos desafios históricos foram superados e para 2013 vários projetos iniciados ganharão desdobramentos, como a Cidade da Pesca,Programa de Urbanização de Comunidades Pesqueiras e o de Apoio a infraestrutura das cidades”, comentou.
A urbanização do Canto de Itaipu foi a primeira experiência através do programa de Infraestrutura e Urbanização de Comunidades Pesqueiras no Estado do Rio. A iniciativa tem objetivo de requalificar as colônias para oferecer melhor qualidade de vida e novasoportunidades de trabalho. Para 2013, a secretaria vai levar o projeto para Jurujuba, em Niterói, e Gradim, em São Gonçalo.
Realizada em setembro, a 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional revisou a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) com a articulação federativa e social. Agora, a secretaria se prepara para participar da discussão com outras regiões do país.
Ceasa fechará o ano com lucro. Para o secretário Pedro Cascon, este é só o começo de novas políticas | Foto: Divulgação
Ceasa fechará o ano com lucro. Para o secretário Pedro Cascon, este é só o começo de novas políticas | Foto: Divulgação
“Para a construção da política, a conferência deu visibilidade a todas as iniciativas públicas e privadas que visam ao desenvolvimento compartilhado, une lugares, pessoas e regiões no esforço coletivo em busca do bem-estar da população”, afirmou.
Promoção do Estado
O Desenvolvimento Regional também promove a gastronomia do estado. O Festival Gastronomia do Mar teve a sua segunda edição este ano em parceira com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio (Fiperj). A iniciativa incentiva o consumo de pescado com foco na alimentação saudável. O diferencial deste ano foi o concurso cultural nas mídias sociais em que os participantes tiveram suas fotos escolhidas pelos jurados e expostas concorrendo a prêmios como viagens e smartphones.
Para 2013, a secretaria planeja colocar em prática dois planos de estruturação territorial: no Norte e no Leste fluminense. Para o Norte, o Desenvolvimento Regional quer identificar as principais carências e necessidades dos dez municípios da região, as vocações e as potencialidades locais e regionais de atividades econômicas. Para o Leste, o impacto do Complexo Petroquímico do Estado (Comperj) é o principal foco.