Rio -  A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, terminou a instalação do sistema de monitoramento de câmeras, que vai acompanhar em tempo real a segurança e fiscalizar o trânsito em diversos pontos estratégicos do município.
As câmeras têm ainda zoom que aproxima a imagem em até 33 vezes, o que significa captação nítida a uma distância de 1.000 metros | Foto: Vitor Nantes / Divulgação
As câmeras têm ainda zoom que aproxima a imagem em até 33 vezes, o que significa captação nítida a uma distância de 1.000 metros | Foto: Vitor Nantes / Divulgação
No primeiro momento foram instaladas oito câmeras em Casimiro de Abreu e cinco no distrito de Barra de São João. Os operadores receberam as instruções para operar o equipamento, que filma, grava e capta imagens em tempo real. As câmeras giram 360 graus e têm ainda zoom que aproxima a imagem em até 33 vezes, o que significa captação nítida a uma distância de 1.000 metros. Atitudes suspeitas ou flagrantes são informadas imediatamente para viaturas da Guarda ou para encarregados de outros órgãos públicos, ligados à segurança.
“Já tivemos alguns flagrantes, como furto e roubo, e prendemos os suspeitos junto com a Polícia Militar. As câmeras são muito eficientes e operam 24 horas, garantindo mais segurança para as pessoas, principalmente agora, com a aproximação das festas de fim de ano. Além disso, as câmeras ajudam a monitorar o trânsito no município”, disse o secretário de Segurança, Luiz Fernando Shinkado.
A central de monitoramento fica na sede da secretaria, em Casimiro de Abreu, onde também foi instalada uma câmera, e na sede da Guarda Municipal em Barra de São João.