Rio -  O Botafogo já definiu o seu favorito para reforçar o setor ofensivo, o mais carente dentro do elenco: Grafite. O atacante, de 33 anos, que foi convocado para a Copa do Mundo de 2010 e atualmente defende o Al Ahli, dos Emirados Árabes, encabeça a lista dos jogadores que interessam à diretoria alvinegra, visando à temporada de 2013.
Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Grafite está nos planos do Botafogo | Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Diferentemente de negociações passadas, nas quais os dirigentes evitavam falar sobre nomes que poderiam ser contratados, desta vez o interesse em Grafite já foi confirmado. No entanto, todos dentro do clube encaram a transação como muito difícil de ser concretizada por causa do alto valor da multa rescisória.

O vínculo do atacante com os árabes vai até junho do ano que vem, mas a diretoria do Botafogo tentará comovê-los a liberar o jogador em janeiro, sem que seja cobrada a quantia prevista no contrato.

A tarefa é complicada, mas não impossível. Apesar de gozar de grande moral no Al Ahli, time do qual é capitão e principal artilheiro, com média próxima a um gol por partida, o matador Grafite tem vontade de retornar ao Brasil.

Com passagens destacadas por Goiás e São Paulo, o goleador se transferiu para aEuropa em 2006. Depois de boa temporada pelo Le Mans, da França, Grafite foi contratado pelo Wolfsburg, da Alemanha, onde viveu o melhor momento de sua carreira. Na temporada 2008/2009, ele foi o artilheiro e recebeu o prêmio de melhor jogador na conquista da Bundesliga.

Considerado uma surpresa entre os convocados pelo técnico Dunga para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o atacante não ganhou muitas oportunidades durante a competição.

Além de Grafite, a diretoria do Alvinegro trabalha com uma lista contendo 20 nomes que podem reforçar o time no próximo ano - dependendo da permanência ou não de atletas do atual elenco. A prioridade, no momento, é a contratação de dois atacantes, um zagueiro - levando em conta que André Bahia já está praticamente fechado - e ainda mais dois laterais.