Rio -  Clima tenso na manhã deste sábado no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Em resposta à morte de dois acusados de tráfico de drogas, na noite desta sexta-feira, após troca de tiros com policiais da UPP Nova Brasília, traficantes teriam passado o recado para moradores avisando de um possível ataque às 15h deste sábado. Até as 17h deste sábado, nenhum tiro havia sido disparado na localidade.
Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
Comércio é fechado e policiamento é mantido nos acessos à favela | Foto: Fabio Gonçalves /Agência O Dia
Pela manhã, o comércio local ficou fechado. Vendedores de uma feira livre que acontecia no pé da favela foram avisados, pela associação dos moradores local, para fechar mais cedo. Há viaturas da Polícia Militar nas principais vias de acesso ao Complexo. Alguns policiais estão revistando moradores que entram na comunidade. Os mototaxistas também estão proibidos de circular na favela.
Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
Feira livre é desfeita após denúncias de ataque | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
Polícia mata dois no Alemão
Um suspeito de integrar o bando que matou o cabo PM Fábio Barbosa da Silva, de 36 anos, foi um dos dois acusados de tráfico de drogas que morreram, nesta sexta-feira à noite, durante troca de tiros com policiais da UPP Nova Brasília, no Complexo do Alemão. Segundo os PMs, o criminoso foi identificado apenas como Chiclete. Nas últimas duas semanas, seguidos episódios violentos deixaram tensos moradores e comerciantes da região. O policiamento foi reforçado após o confronto desta sexta-feira.

De acordo com nota enviada pela PM à imprensa, o tiroteio começou por volta das 18h30 na localidade Areal, após os PMs tentarem checar informe passado pelo Disque-Denúncia (2253-1177) sobre crime com reféns.
Ainda conforme relatos dos policiais envolvidos na ocorrência, os bandidos estavam armados e com drogas. Duas viaturas com oito policiais estavam chegando ao local quando se depararam com cinco criminosos que atiraram contra os policiais.

Os agentes revidaram e dois bandidos foram atingidos, sendo levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Complexo do Alemão, onde morreram.

Com eles, prosseguiu a PM, foram apreendidos duas pistolas, uma 9 milímetros e outra 45 milímetros, certa quantidade de dinheiro e drogas que ainda estavam sendo contabilizadas até o fim da noite desta sexta. A ocorrência foi registrada na 22ª DP (Penha). Equipes das UPPs do Complexo do Alemão fazem cercos em busca dos outros criminosos.