Rio -  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou, na manhã deste sábado, o InstitutoNacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad  (Into), no Centro do Rio, e reforçou as medidas tomadas na última quinta-feira que irão facilitar o atendimento e a marcação de consultas. Padilha andou pelo hospital e visitou as salas de internações no primeiro dia de implantação das novas medidas adotadas que são ampliação do número de cirurgias aos sábados, parceria do Into com redes de Saúde dos municípios do Rio e mais telefonistas para marcação de consultas.

Nesse primeiro dia são previstas 30 cirurgias até as 19h. Para a próxima semana, o ministro prevê uma média de 45 para cada sábado. "Vai facilitar inclusive para as pessoas que estavam vindo ao Rio para serem atendidas. Agora, os pacientes não precisam ficar expostos para marcar suas consultas", explicou.
Foto: Oswaldo Praddo / Agência O Dia
José Padilha (no centro) observa o tratamento de um paciente | Foto: Oswaldo Praddo / Agência O Dia
Padilha ressaltou ainda que, a partir de agora, serviços do Into estarão disponíveis na rede de saúde dos municípios do Rio de Janeiro através de postos de saúde e clínicas da família. Na central de atendimento, que contava com apenas 14 telefonistas, esse número subiu para 50. Já em relação aos atendimentos, dos 3.500 que passaram pela triagem, 2.226 havia recebido atendimento até a noite desta sexta-feira.