Rio -  Nunca se viu tanta gente pedindo para sair de um reality show. Há quase dois meses no ar, a ‘Fazenda de Verão’ já perdeu três participantes por desistência. Rodrigo Simões, Halan Assakura e Haysam Ali não aguentaram a pressão e tocaram o sino, deixando o jogo e a chance de ganhar o prêmio de R$ 1 milhão. Mas não é só a debandada de peões que vem chamando a atenção no programa. O polêmico romance entre Manoella Stoltz e Angelis Borges, que hoje disputa a roça com Rodrigo Carril, também está dando o que falar.
Para Rodrigo Carelli, diretor do reality rural, o recorde de abandonos tem a ver com a mecânica do jogo ser mais rígida do que a da ‘Fazenda’ com famosos. “A resistência ao confinamento é o ponto crucial deste projeto. Queremos testar os limites de pessoas comuns dentro dessa situação. E isso pode incluir a desistência. Não interferimos nem tentamos negociar essas desistências”, garante o diretor. “Talvez o menor índice de desistências em outros realities do gênero se deva a algum subterfúgio para evitá-las. Não vemos sentido nisso”, completa.
Lucas foi expulso do jogo | Foto: Edu Moraes
Lucas Barreto foi expulso do jogo | Foto: Edu Moraes
Carelli rechaça a possibilidade de erro na escalação dos participantes e lembra que manter o equilíbrio emocional é um dos objetivos de quem quer ganhar o programa. “No reality de confinamento da concorrência houve desistências antes mesmo de os participantes entrarem no jogo, ainda no hotel. Aí, sim, me parece um erro de casting”, alfineta ele, fazendo referência ao ‘Big Brother Brasil’, da Globo.
Pelo estágio adiantado do jogo, Haysam, o terceiro a pedir arrego, não vai ter substituto. Mas, quando Rodrigo Simões abandonou o barco, Manoella entrou em seu lugar. Halan foi embora, mas foi substituído por Lucas, que acabou expulso dias depois por “comportamento incompatível com as regras de convívio” — ele ameaçou Haysam com um machado. 
“A mecânica segue a mesma”, garante Carelli, que descarta mudanças devido às baixas e avalia positivamente o desempenho dos peões: “Como eu disse, são regras mais rígidas, o que gera um conteúdo muito rico quando se trata de anônimos”.
DEBAIXO DO EDREDOM
Nas redes sociais, a relação entre Angelis e Manoella virou motivo de críticas ao programa. As câmeras já flagraram as duas sob o edredom, fazendo movimentos que sugerem uma relação sexual. Circula na internet ainda um vídeo em que as duas aparecem dando um beijo enquanto dividem um morango. Os diálogos também dão a entender que elas têm algo mais do que amizade. No entanto, a edição do programa não mostra as participantes juntas, provocando comentários de internautas de que as imagens são censuradas. 
“Estamos deixando claro que é um romance com papos entre elas, dos participantes sobre elas. Não estamos escondendo a relação”, garante Carelli. Desde a estreia em 31 de outubro, quando marcou 13 pontos, o reality show acumula média de 7 pontos em São Paulo e 9 no Rio. 
O beijo entre Manoella e Angelis | Foto: Reprodução de Vídeo
O beijo entre Manoella e Angelis | Foto: Reprodução de Vídeo

“A audiência está dentro da média prevista para esta época do ano e para o projeto ‘Fazenda de Verão’. E é um sucesso comercial. Foram vendidas as mesmas cotas de ‘A Fazenda 5’ e novos anunciantes avulsos continuam entrando”, diz o diretor, avisando ainda que o programa termina no fim de janeiro como estava planejado.