Rio -  A terceira passagem de Adriano pelo Flamengo acabou sem o atacante entrar em campo. Nesta terça-feira, Zinho confirmou o desligamento do Imperador do clube. O diretor do Fla concedeu coletiva sozinho: Adriano não foi ao Ninho para falar sobre a decisão de voltar a jogar em 2013. O atacante já havia se antecipado ao Rubro-Negro e anunciado, por meio de sua assessoria de imprensa, que volta aos campos no ano que vem.
Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
Zinho confirmou saída de Adriano | Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
Zinho fez questão de frisar que a decisão do desligamento foi de Adriano e não respondeu se o Flamengo rescindiria com o atacante caso ele não tivesse anunciado a saída do Fla. O Imperador deixa o clube sem ter recebido salário. O contrato de imagem já havia sido suspenso após as primeiras indisciplinas do atacante. O acordo entre clube e jogador era de R$ 50 mil (contrato de imagem) mais R$ 50 mil por jogo disputado. Como não entrou em campo, Adriano não teve o que receber.

"Partiu dele se desvincular. Era inviável a permanência para este período. Encerra, acaba, o Flamengo está com a consciência limpa de que fez tudo pelo Adriano. Eu também. Pelo contrato, três ausências já nos davam o direito (de rescindir o contrato), passamos por cima, colocamos regra, como um tratamento psicológico que não foi cumprido também e voltou a ter várias faltas, culminando com esta de quinta e pedindo para não vir", disse Zinho na coletiva.

Adriano se antecipou ao clube e divulgou na segunda-feira que voltaria a jogar apenas em 2013. O comunicado, via assessoria do atacante, não agradou ao Flamengo. O Imperador tomou a decisão após faltas a treinos na semana passada. Ele ainda foi flagrado em boate, quando subiu ao palco e fez até um desabafo.

Foto: Márcio Mercante/ Agência O Dia
Zinho teve de explicar saída de Adriano sem a companhia do atacante | Foto: Márcio Mercante/ Agência O Dia
O Imperador voltou para o Flamengo em agosto. O contrato assinado, que era até dezembro, não foi cumprido. Ele chegou ao Fla para se recuperar de uma cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo. Porém, ele não conseguiu entrar em forma e sai do clube sem ter entrado em campo.

Confira as principais declarações de Zinho na coletiva

Desligamento: Adriano não é jogador do Fla

"Pelas declarações dele, não é (jogador do clube). Pelas notas (divulgadas pela assessoria do atacante) e pelo que conversei com ele desde sexta, não é. Espero a chegada dele. O meu objetivo era tê-lo aqui comigo. Foi o objetivo que falei para ele na sexta, para conversarmos, batermos um papo, saber o porquê da decisão depois de tudo o que o Flamengo fez para a recuperação dele. Ele comunicou que não estava a fim de vir na sexta, estava muito chateado, com problemas particulares e no sábado comunicou que estava indo para São Paulo. Estávamos muito desgastados com as ausências, indisciplinas. Ontem (segunda-feira), teve esta nota equivocada. O certo era ele falar conosco e nós aqui sentados comunicar o que foi resolvido: ele se desligar para no próximo ano saber se vai jogar ou não. Falei com ele ontem (segunda), mas ele já divulgou. Partiu dele se desvincular. Era inviável a permanência para este período. Encerra, acaba, o Flamengo está com a consciência limpa de que fez tudo pelo Adriano. Eu também. Pelo contrato, três ausências já nos davam o direito (de rescindir o contrato), passamos por cima, colocamos regra, como um tratamento psicológico que não foi cumprido também e voltou a ter várias faltas, culminando com esta de quinta e pedindo para não vir."

Adriano não ter ido à coletiva

"Infelizmente tomou esta decisão. Disse que estava em São Paulo e chegaria tarde. Tinha uma audiência às 13 horas e seria inviável. Soube depois pela imprensa que a audiência acabou cedo. Tentei ligar para ele, sem sucesso. Acho que seria bom para ele se despedir dos amigos, falar com vocês (imprensa). Ele disse que não vai parar de jogar. É só este fim de ano. Disse que estava atrapalhando o Flamengo com as faltas. E estava. Concordo com a decisão dele de se desvincular. Ele se comprometeu de vir amanhã (quarta-feira) falar com os colegas e vocês da imprensa. Acho importante sair pela porta da frente. Dizer os motivos e por que não conseguiu jogar este ano. Ele até estava em um estágio melhor, mas as faltas atrapalharam."

Portas abertas em 2013?

"Eu vou continuar, independemente do Flamengo, não vou desistir de Adraino, de recuperar o ser humano. É uma missão minha, particular. De repente, sem os holofotes e sem essas coisas que ele faz fora de campo e que não condizem com a vida de um atleta, a gente possa ter sucesso. Vou continuar conversando com ele, dando opinião. No lado profissional chegou ao limite. No momento, não tem meu apoio como profissional, mas como ser humano vou ajudar para recuperar o lado psicológico e espiritual dele. O ser humano tem escolhas, ele está escolhendo erradamente: as companhias, o encontro com Deus. O lado profissional não progride porque ele erra nas outras áreas."

Zinho Vilão?

"Não estou preocupado com isso de vilão. Todos têm opinião. Vocês estão vendo que todos aqui deram carinho para ele. Conversei com chefes de torcida, todos adoram Adraino, mas ele não faz por onde."

Acompanhamento psicológico

"Ele disse que faria. Demos número e endereço para ele. O empresário disse que chegou a marcar a consulta, mas em cima da hora ele não foi. Ele precisa se cuidar para não tomar atitudes que ele tomou no vídeo (Adriano foi flagrado em uma boate na sexta)."

Recomenda a contratação de Adriano?

"Hoje acho muito difícil para ele. Ele tem de provar e se cuidar fora de campo, como disse na nota que vai fazer. Ele disse que como faltam poucos jogos prefere sair, tentar se recuperar para 2013 tentar uma nova chance aqui ou em outro lugar, como diz a nota. Moramos no mesmo condomínio, vou continuar amigo dele."

Recuperação

"Isso que ele fez (desabafo na boate) não é de uma pessoa normal. Não vir trabalhar. Ficou não sei até que horas na noite, sobe no palco e diz aquilo não é normal, né? Quando parar de fazer estas coisas é porque está se recuperando. Não tem problema ele sair, ser da favela, sou de Nova Iguaçu, vou lá, tenho amigos, alguns não estão mais por aqui, família, tenho casa lá e nem por isso não tenho uma conduta que não é profissional."

Aposta em Adriano

"Como diretor de futebol, sou funcionário. Não foi uma decisão só minha. Foi tudo conversado com a direção, na hierarquia. Foram vários estágios. Quem operou foi o nosso médico Runco, ele nos passou que estava curado clinicamente e ia passar por um período de treino. Ele preferiu que não houvesse vínculo por enquanto, mas chegou a um ponto que ele precisou treinar no período dos jogadores e ele mesmo  Adriano quis um vínculo para se motivar. Então chegou ao estágio de fazer um contrato, mas com o Flamengo protegido."

Arrependimento?

"Adriano é uma boa pessoa. Tem coração bom, por isso precisa de tratamento. Quem o conhece sabe que o normal dele é muito agradável. Fico triste, está jogando o grande momento dele, o que sabe fazer de melhor, o que pode dar alegria a ele, fora. O Flamengo vai seguir normalmente. Zico parou de jogar e o Flamengo continuou, mas seria uma grande oportunidade para ele se recuperar. Por isso fico triste. Não foi uma decepção pois ele tem um histórico. Sabíamos que seria possível. Duro é quando não se espera."

Medo sobre o futuro de Adriano?

"Primeiramente, Adriano disse que não vai parar de jogar. Segundo, tenho liberdade para pegar no pé, ligar e tentar ajudar, mas, se ele não se preparar para um término de carreira, continuo me preocupando."