Rio -  A professora Dame Sally Davies, consultora para assuntos médicos do governo da Inglaterra, alertou para um risco de infecções cada vez mais graves por causa do uso indevido de antibióticos. Segundo ela, o consumo rotineiro de remédios está aumentando a resistência de diversas bactérias.
Ela, que teve apoio da Agência de Proteção à Saúde (HPA, na sigla em inglês), disse que estudos confirmam que os antibióticos estão perdendo a eficácia “em um ritmo alarmante e irreversível”. A especialista afirmou que o problema é uma das maiores ameaças à saúde humana.
Os antibióticos só devem ser usados em casos de infecções mais sérias | Foto: Banco de imagens
Os antibióticos só devem ser usados em casos de infecções mais sérias | Foto: Banco de imagens
Dame explicou que o problema é causado principalmente por uso desnecessário em casos de infecções leves. Isso, disse ela, acaba aumentando a resistência de algumas bactérias, como a E. coli, responsável por infecções urinárias e pela gonorreia.
O clínico-geral Eduardo Duarte esclarece que a bactéria consegue se familiarizar com o antibiótico e aumentar sua defesa contra a droga se o remédio for usado indevidamente. “A força da bactéria aumenta muito”, explica.
O especialista alerta que, assim, quando a imunidade fica baixa, o micro-organismo vence a defesa do indivíduo, já que o uso do medicamento se torna ineficaz. “O antibiótico seria a arma contra a infecção, mas ele encontra resistência muito maior do que deveria”, afirma.
Outro fator que agrava o problema é a pouca variedade de novos antibióticos sendo desenvolvidos. Por isso, especialistas pedem que pacientes e médicos pensem duas vezes antes de usar ou recomendar antibióticos.
“Quando o paciente precisar da medicação, ele vai ter dado um salto muito grande entre o que deveria ter sido usado, um medicamento básico, e o antibiótico. Assim, o efeito praticamente acaba”, alerta.
Para o clínico, a proibição da venda de antibióticos sem receita médica é uma boa medida para evitar que o problema fique ainda maior.