Rio -  Apesar de os produtos de marca própria não serem tão recentes no mercado, muitas pessoas ainda se sentem inseguras em comprá-los, por não estarem familiarizadas com a marca. Muito comuns na Europa e nos Estados Unidos, esses produtos costumam oferecer preços mais baixos que as marcas convencionais e com a mesma qualidade. Por essas razões, esse é um segmento que cresce a cada ano no Brasil.

Pergunta e resposta
Por Marco Quintarelli

Onde faço compras, costumo ver produtos com o nome do supermercado. Na maioria das vezes, bem mais baratos que as marcas comuns. Tenho vontade de comprá-los, mas tenho receio de trocar minha marca favorita. Posso comprá-los sem susto? Esses produtos são bons?
Rosana, Nilópolis

Produtos com marca de supermercados são conhecidos como “produtos de marca própria”. A cada ano o Brasil cresce nesse segmento, que tende a oferecer ao consumidor um preço médio 20% menor em relação às marcas mais famosas e populares. Na Europa e nos Estados Unidos, esses produtos já fazem parte da rotina da maioria das famílias.

As indústrias que normalmente fabricam produtos de marca própria estão cada vez mais modernas, investindo em alta tecnologia e inovação e oferecendo, portanto, a mesma qualidade de produtos similares de outras marcas.

Hoje o mercado oferece produtos em todos os segmentos, do básico — como arroz,óleo e açúcar — passando pelas bebidas, produtos de higiene e até eletrodomésticos.Atualmente, também estão disponíveis no mercado produtos light, diet, goumert e orgânicos com marcas de supermercados, que vendem mais do que marcas famosas, devido ao preço acessível e boa qualidade.

Não só os supermercados, mas as farmácias e lojas de materiais de construção já atuam com esses produtos. Com isso, o consumidor acaba ganhando na qualidade e nos preços menores, pois passa a ter mais opções de compra sem ficar “preso” a determinada marca.

Há, ainda, a Associação Brasileira de Marcas Próprias (Abmapro), que busca certificar cada fabricante para que ofereça produtos com qualidade e preços competitivos.
Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos