Rio -  Entre perfumes, maquiagens, cremes hidratantes, esmaltes, tintas para cabelo e outros cosméticos, os brasileiros devem movimentar R$36,24 bilhões este ano. Os dados são da Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência. Os números apontam a nova classe média como maior consumidora do setor de produtos de beleza no país.
Sócia-proprietária do Salão Silvanio’s, no Largo do Machado, Marcia Cristina David afirma que a concorrência faz os salões de beleza criaram novos serviços para atrair a clientela | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Sócia-proprietária do Salão Silvanio’s, no Largo do Machado, Marcia Cristina David afirma que a concorrência faz os salões de beleza criaram novos serviços para atrair a clientela | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Ao todo, o grupo deve ser responsável por 42,6% dos gastos na área distribuídos entre os mais de 26 milhões de domicílios que compõem a classe. Em seguida, em termos de gastos, aparece a classe B, que embora tenha menos domicílios (cerca de 12 milhões), totaliza um potencial de consumo próximo ao registrado pela C, com 41,5% dos gastos no setor.
Feira de beleza
A feira na Cidade Nova reúne cerca de 80 estandes com 100 marcas | Foto: Divulgação
A feira na Cidade Nova reúne cerca de 80 estandes com 100 marcas | Foto: Divulgação
Já em relação às regiões do Brasil, o Sudeste concentra 50% do poder de consumo dos produtos de beleza, com gasto total de R$ 18,08 bilhões estimados para o setor. Entretanto, a maior despesa per capita ao ano é registrada no Sul do país. Na região, que representa 16% do consumo nacional, cada habitante deve desembolsar R$ 252,83 em produtos.
Para discutir ainda mais o mercado consumidor e profissional do setor acontece no domingo e na segunda-feira próximos a edição da ‘Feira Profissional de Beleza Rio Belleza’, no Centro de Convenções SulAmérica, das 10 às 20 horas, na Cidade Nova.
Evento aponta tendências do mercado
Com cerca de 100 expositores, incluindo grandes marcas como Wella, L’Oréal, Senscience, Mix Use, Embelleze, Payot e Gama estarão entre os destaques da ‘Feira Profissional de Beleza Rio Belleza’, que ocorre nos dias 2 e 3 próximos no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Para este ano, os organizadores do eventoinvestiram R$ 1,1 milhão e esperam movimentar em negócios cerca de R$ 1,5 milhão, 50% a mais do que a edição anterior, em 2011.
“Gestão empresarial e formação profissional são também grandes atrativos desta edição da feira”, destaca Paulo Roberto Fonseca, diretor do evento. Segundo ele, estarão presentes 100 expositores das principais marcas de cosméticos no mercado.
Conforme Fonseca, a expectativa de público para este ano é de 20 mil pessoas, 35% a mais do que no ano passado. “Esse é um dos segmentos da economia que mais cresce no país. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor brasileiro de cosméticos foi o de maior crescimento econômico em 2011, movimentando mais de U$43 bilhões. Só o Estado do Rio movimentou 13% do total deste valor”, assegura o organizador do evento.
De acordo com a entidade nacional, o Brasil é o terceiro maior mercado do setor no mundo, vindo atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, com uma fatia de 10,1% do mercado global.
Congresso científico
Durante os dois dias, a ‘Feira Profissional de Beleza Rio Belleza’ promove também o congresso científico de estética. Serão 12 palestras técnicas e 36 workshops que mostrarão as novidades nas áreas de maquiagem, unhas, composição química de alisamentos de cabelo e gestão de salões.
Entre os destaques do seminário, haverá o workshop promovido pela especialista em Cosmetologia Denise Nunes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que falará sobre os novos princípios ativos, que substituem o formol de escovas progressivas.
O Walter’s Coiffeur do Plaza Shopping é uma das 16 unidades da rede. Para 2013, crescimento de até 10% | Foto: Divulgação
O Walter’s Coiffeur do Plaza Shopping é uma das 16 unidades da rede. Para 2013, crescimento de até 10% | Foto: Divulgação
Capacitação e qualificação
Segundo a Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), nos últimos cinco anos o número de salões de beleza cresceu 78%. O mercado deu um salto qualitativo, com novas opções de formação e treinamento. Com o crescimento da concorrência, quem sai ganhando é o cliente.
Os salões de beleza Bellíssima Beauty, no Leblon, têm promovido investimentos em marketing, excelência no atendimento, capacitação e treinamento da equipe como forma de atrair novos clientes e manter os antigos. De acordo com o sócio Daniel Silva, para 2013 é estimado um crescimento na ordem de 20%, gerando mais empregos diretos.
Nova Iguaçu é o maior polo de cosméticos
Maior polo de cosméticos do Estado do Rio e o segundo do país, Nova Iguaçu reúne hoje mais de 40 empresas do setor, entre elas a Niely, Embeleze, Suíça e Aroma do Campo. Para discutir o segmento, será realizado no dia 7 de dezembro a 10ª edição da CosmoFest, feira voltada aos profissionais que atuam na Baixada.
As principais empresas do município são hoje grandes exportadoras de produtos de beleza, principalmente para os países do Mercosul. Em setembro, a comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2172, que concede ao município de Nova Iguaçu o título de ‘Capital Nacional dos Cosméticos’.
Rede de São Paulo quer aportar no Rio
Com 16 unidades nos principais shoppings do Rio, o Walter’s Coiffeur prevê um crescimento entre 8% a 10% no próximo ano, em relação a 2012. Para expandir e obter uma melhor capacitação dos profissionais, Walter Cabral criou a Walter’s Academy, um moderno Centro Técnico, em Copacabana.
A partir de 2013, as principais redes do Rio terão que enfrentar a concorrência dos salões de beleza Jacques Janine, uma das principais redes de São Paulo. De acordo com o gerente de marketing da rede, Flávio Nunes, hoje, o grupo possui 60 unidades espalhadas em seis estados do país. “Esperamos também levar para o Rio a nossa academia”, contou ele.