Rio -  Desde a última segunda-feira, dia 12 de novembro, o Sebrae/RJ vem realizando uma série de eventos para promover a Semana Global de Empreendedorismo. As principais ações ocorrem nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro e em cidades do interior (ver programação na página ao lado).
Gerente da Área de Educação do Sebrae/RJ, Francisco Marins destaca os inúmeros negócios realizados informalmente nas favelas do Rio e, que nos últimos anos, aderiram à formalização. Segundo ele, há um grande contingente de pessoas que buscam novas oportunidades e, o primeiro passo, é tornar-se um Empreendedor Individual.
“Atualmente a Semana Global de Empreendedorismo vai além de um mero movimento de pessoas sonhadoras, que possuem um ideia e querem obter uma renda. Hoje mostra que é uma alternativa para quem quer melhorar a sua qualidade de vida por meio da renda e da possibilidade de desenvolver um negócio”, acrescenta.
Comunidades do Rio receberão ações de empreendedorismo do Sebrae/RJ | Foto: Divulgação
Comunidades do Rio receberão ações de empreendedorismo do Sebrae/RJ | Foto: Divulgação
De acordo com Marins, além dos negócios que vêm sendo desenvolvidos nas áreas formais da cidade, as comunidades pacificadas são um amplo campo de crescimento para quem quer se desenvolver. Ele lembra que nestas localidades já existe um ambiente propício para novos investimentos e que os pequenos empreendedores e comerciante precisam melhorar a gestão dos seus negócios, para crescer ainda mais.
“A cada dia cresce o número de novos consumidores dentro das comunidade e até mesmo de fora, que começam a frequentar essas localidades. O empreendedor tem que estar atento a esse movimento, principalmente para saber atender melhor o novo cliente por meio de uma gestão qualificada”, explica o executivo, informando que o Sebrae/RJ possui uma série de oficinas e ferramentas para esse novo empreendedor da cidade do Rio.
Empresária aposta na qualificação
Além das ações nas comunidades, o Sebrae/RJ também promoveu palestras e oficinas de capacitação e qualificação no Centro da cidade. Operadora de turismo e proprietária da agência Milênio, a jornalista Lara Bourguignou assistiu, na segunda-feira, a palestra sobre inovação.
“Atuo no mercado de turismo há 15 anos e percebo que o setor vem mudando muito rapidamente nos últimos ano. Assim, vi a necessidade de me atualizar e posicionar melhor a minha empresa dentro desse segmento para conquistar novos clientes e não perder mercado”, afirma a empresária.
Lara conta que sempre assiste as palestras ou participa da oficinas promovidas pelo Sebrae/RJ, com o objetivo de manter a sua empresa atualizada das novidades do mercado. Segundo ela, a internet modificou muito o relacionamento dos consumidores com a empresas de turismo.
“A cada dia há novas empresas, que utilizam e novas ferramentas para se aproximar do consumidor via internet. Porém, o relacionamento é distante. Quero melhorar ainda mais o atendimento presencial e personalizado para o meu cliente”, aponta a proprietária da Milênio.
A empreendedora Regina Jordão está confiante no novo mercado consumidor da Classe C | Foto: Divulgação
A empreendedora Regina Jordão está confiante no novo mercado consumidor da Classe C | Foto: Divulgação
Empreender exige conhecimento
Em palestra sobre capacitação empresarial e inovação, o diretor-executivo da rede MegaMatte, Rogério Gama, destaca que as comunidades do Rio e o público consumidor dessas localidades são a nova fronteira para quem quer investir. Segundo ele, a nova classe média forma os novos consumidores, que possuem poder de compra e aspirações de adquirir produtos e serviços.
“É uma oportunidade única para investir. Segmentos de serviços, como lojas de depilação e alimentação, têm um campo grande para crescer, assim como o empreendimento individual como mecânico de refrigeração”, explica Gama, que aponta as microfranquias como boas oportunidades para os moradores dessas comunidades.
Proprietário da WebSoftware, empresa de tecnologia focada em gestão de franquias, Erick Vils considera que o mercado crescerá ainda mais com os empresários investindo nas comunidades do Rio. “Há ali um amplo campo de crescimento de novos estabelecimentos, principalmente franquias. Porém, empreender exige esforço e dedicação de quem investe nesta área. Para ser competitivo tem que entender do mercado e as suas especificidades”, diz Erick.