Rio -  Num Rio de Janeiro que, cada vez mais, se cerca em condomínios e shoppings centers, um grupo de comerciantes preferiu ser diferente e apostar no comércio de rua, na revitalização do antigo e na valorização da história do Rio. Muitos, inclusive, dedicaram parte de suas vidas ao lugar, por acreditar que o projeto daria certo. E deu mesmo.
A história do Polo Novo Rio Antigo começa em 1991, quando ainda era a Associação dos Comerciantes do Centro do Rio Antigo (Accra). Em 1996, esse grupo de empresárioscomeçou um movimento de revitalização da região, que estava degradada, com problemas de saneamento, de manutenção dos casarios antigos, com ruas mal iluminadas, além de sujas. </CW>Desde então, uma das ações de mais visibilidade implementada pela associação é a Feira Rio Antigo. Com 16 anos, consolidou-se como um espaço democrático, reunindo alguns dos melhores antiquários, sebos e artesanatos da cidade. Mais de 400 expositores ocupam a Rua do Lavradio, entre a Mem de Sá e a Visconde de Rio Branco.
Com o fortalecimento da Accra e a proximidade com órgãos governamentais, as obras vieram. Ao longo de quatro anos, a Prefeitura transformou a Lavradio num lugar vivo, bonito e diferente. Com o investimento público, acabou vindo também o investimento privado: os antiquários, agora com a autoestima elevada, foram se conscientizando e passaram a se renovar. Surgiram novos bares, restaurantes, casas noturnas com boa música ao vivo, além de empreendimentos imobiliários. O resultado de tudo isso é a transformação total de uma área antes completamente abandonada.
Aliás, voltando à Feira Rio Antigo, o número de expositores e o público aumentaram expressivamente após os 10 anos. A iniciativa, estendida aos artesãos, levou a esse ‘boom’. Até 2006, ano em que a Accra se transforma em Polo Novo Rio Antigo por decreto do então prefeito Cesar Maia, 8 mil pessoas circulavam pelo lugar no primeiro sábado do mês. Hoje, cada edição atrai entre 17 mil e 20 mil pessoas.
Com a responsabilidade de fortalecer suas ações junto ao comércio e cultura da cidade, o Polo passa a trazer grandes eventos em dias especiais como o do Samba, em 2 de dezembro. Por isso, preparamos grandes festas, como a deste sábado, homenageando o ritmo. O samba é um dos fios que amarram a história da revitalização dessa área. Com harmoniosas trilhas sonoras, a exemplo de Teresa Cristina, Sururu na Roda, Casuarina, entre outros, o Rio se rendeu ao Centro e à boemia da Lapa.
Isnard Manso é presidente da Associação Polo Novo Rio Antigo