Rio -  Quem deseja se inscrever para os cursos gratuitos do ProJovem Trabalhador, programa de qualificação do Governo Federal, em Maricá, deve correr. As inscrições chegam ao fim somente no dia 30 de novembro, só que mais da metade das 1.000 vagas já foram preenchidas. Para os cursos de administração e turismo, por exemplo, restam apenas 16 e 38 vagas, respectivamente. As aulas terão início em janeiro. Os cursos são destinados a jovens de 18 a 29 anos, alunos da rede pública de ensino e que estejam desempregados.
As aulas terão início em janeiro. Além nas áreas de administração e turismo, ainda há vagas nos cursos de Beleza e Estética (161 vagas); Construção e Reparos (217); Pesca e Piscicultura (90); e Alimentação (35). Os cursos têm duração de seis meses e 350 horas de carga horária total, sendo 100 delas voltadas para um currículo comum que inclui noções de inclusão digital, cidadania e ética, educação ambiental, segurança do trabalho e empreendedorismo. As aulas acontecerão em Inoã, Itaipuaçu, Centro, Ponta Negra, São José do Imbassaí e Barra de Maricá.
O ProJovem foi criado para quem já concluiu o Ensino Médio e agora procura uma qualificação profissional. Os alunos receberão bolsa-auxílio de R$ 600, divididos em seis parcelas de R$ 100, além de alimentação, passagem de ida e volta e material didático.
O projeto disponibiliza 161 vagas para o curso de beleza e estética | Foto: Reprodução Internet
O projeto disponibiliza 161 vagas para o curso de beleza e estética | Foto: Reprodução Internet