Rio -  Pesquisadores ingleses estão perto de adotar novo tratamento para a epilepsia. Segundo os estudos, remédios à base de substância produzida pelo corpo são efetivas no combate à doença. O estudo foi divulgado no periódico Neuropharmacology.
Neles, a equipe usou dieta rica em gorduras, moderada em proteínas e pobre em carboidratos, chamada cetogênica. A alimentação força o corpo a queimar gordura em vez de carboidratos e é usada em crianças com resistência aos medicamentos contra a epilepsia. “A dieta produz anticorpos cetônicos, importantes para controlar crises epilépticas”, diz a neurologista Mônica Fonseca.
Apesar de considerada eficaz contra a epilepsia, a estratégia é criticada por causar efeitos colaterais como hipoglicemia, retardo no crescimento e enfraquecimento dos ossos. Por isso, antes de recomendá-la como tratamento, os pesquisadores querem separar ácidos gordurosos produzidos pela dieta que funcionam efetivamente no controle da doença e, a partir deles, criar uma pílula para crianças e adultos sem os efeitos colaterais.
Estudos iniciais apontaram alguns ácidos que parecem ser ideais para criar o remédio. De acordo com os cientistas, alguns ácidos gordurosos controlaram melhor convulsões e causaram menos efeitos colaterais que remédios tradicionais.
Apesar disso, Mônica Fonseca considera que a pesquisa tem pouca relevância. “A ideia de interessante, mas ainda é embrionária”, afirma.
Os pesquisadores concordam que precisam ser feitos mais testes. Mas acreditam que a descoberta é uma nova esperança para crianças e adultos que são resistentes as drogas existentes.