Rio -  Glicose na língua aumenta a atenção, assim como os níveis de energia e, ainda, pode melhorar o auto-controle, foi o que revelou uma pesquisa desenvolvida na Universidade da Geórgia. Com base nos resultados, os investigadores acreditam que os benefícios podem incluir, também, uma ajuda aos fumantes para que eles consigam abandonar o vício.
Glicose pode ajudar fumantes a abandonarem o vício | Foto: Reprodução Internet
Glicose pode ajudar fumantes a abandonarem o vício | Foto: Reprodução Internet
Testes de autocontrole realizados com 51 estudantes mostraram que aqueles que lavaram a boca com limonada açucarada, ao invés de limonada adoçada artificialmente, responderam significativamente mais rápidos perguntas sobre as cores, confirmando a melhoria que a glicose proporciona para a atenção.
"Os pesquisadores identificaram que você precisava ingerir a glicose para adquirirauto-controle", disse o professor Leonard Martin. "Após os exames, parece que a glicose estimulou os sensores de hidratos de carbono simples sobre a língua. Isso, por sua vez, sinalizou os centros motivacionais do cérebro onde os nossos auto-metas relacionados estão representados. Estes sinais dizem ao seu corpo para prestar atenção", acrescentou.
Ainda de acordo com o professor: "Não ficou claro na investigação a relação do hábito de fumar com os efeitos da glicose a longo prazo". "Então, se você está tentando parar de fumar, ingerir grande quantidade de limonada pode não significar a cura do vício, mas certamente poderá ajudá-lo no curto prazo", garantiu Martin.
Responsável pela pesquisa, o professor Leonard Martin, junto ao co-autor, o doutorando Matthew Sanders, acredita que a motivação vem na forma de auto-valores, ou de investimento emotivo. "É auto-investimento. Ele não apenas coloca a energia em marcha, como faz subir seu investimento pessoal no que está fazendo", disse Martin. Asinformações são do Sun.