Rio -  Com as duas mãos na taça. Essa é realidade do Fluminense a cinco rodadas do fim do Campeonato Brasileiro. Com 98% de chances de ser campeão, segundo o matemático Tristão Garcia, o Tricolor já aquece o mercado informal com a venda das faixas do tetracampeonato nacional. A vitória sobre o Coritiba, combinada com o empate entre Atlético-MG e Flamengo, deixou o Fluminense numa ótima situação ao fim da 33ª rodada.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Fluminense não quer saber de oba-oba | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Embora tenha iniciado a contagem regressiva, o Fluminense, por enquanto, resiste à festa iniciada pela torcida. Dona da melhor campanha na era dos pontos corridos, a equipe não pretende pecar pela soberba na reta final. Com o São Paulo firme e forte na disputa pela vaga na Copa Libertadores de 2013, o time das Laranjeiras não baixará a guarda no Morumbi. Para evitar o clima de oba-oba, a delegação embarcou nesta quinta-feira para a capital paulista, onde treinará nos próximos dois dias no CT do Audax.

“Minha cabeça está igual, pois sei que nada se decide na próxima rodada. Temos um jogo complicado contra a equipe que mais subiu de produção, que é o São Paulo. Mas será interessante porque de um lado teremos Lucas, Luis Fabiano, Jadson, Osvaldo... Do outro Wellington Nem, Rafael Sobis, Fred e Thiago Neves. Tanto eu quanto Ney (Franco) teremos muita atenção pela ofensividade das duas equipes”, destacou o técnico Abel Braga.

A exemplo de Thiago Neves, Abelão também reforçou a torcida rubro-negra na quarta-feira. O empate entre Atlético-MG e Flamengo foi comemorado, pois reduziu para 2% as chances de título do Galo, agora oito pontos atrás do Fluminense, que soma 72.

“Acompanhei parte do jogo e claro que torci pelo Flamengo. É muito ruim torcer para uma equipe que não seja a sua. Mas seria mentiroso se dissesse que não torci pelo Flamengo. Eles jogaram bem”, confessou o treinador.

À frente da histórica campanha, Abel destaca o ambiente cultivado desde abril de 2011 como diferencial do Fluminense. Com o grupo nas mãos, divide os méritos:
“Acho que nosso maior segredo é o ambiente. Todos falam do elenco, mas quantos garotos já jogaram, quantos se valorizaram? Além disso, temos a consciência de que o campeonato é muito equilibrado. Por isso, trabalho e comprometimento devem existir sempre”.

Tricolores otimistas já festejam

Se para os matemáticos o Fluminense tem 98% de chances de levantar a taça, para alguns tricolores a conquista do título é certa. Entre os mais confiantes está Ottavio Santoro, dono de uma banca de jornais no Largo da Carioca, que está fazendo sucesso com a venda de seu mais novo produto: a faixa do Fluminense campeão do Brasileiro de 2012, vendida por R$ 12.
Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Ottavio Santoro já vende faixa de campeão | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
“Eu acredito no título desde que o Flu chegou à liderança, mas só começamos a vender as faixas há umas três semanas. Esse empate do Atlético-MG com o Flamengo fez a procura aumentar. São oito pontos na frente, estamos tranquilos, seremos campeões”, comemorou.

Confiante na conquista de mais um título, o engenheiro Arnaldo Miniuk não perdeu tempo e garantiu a sua faixa:

“Comprei e vou desfilar com a minha faixa de campeão domingo”.