Rio -  Mais um herdeiro à vista na linha de frente da política fluminense. Na convenção regional do PMDB, marcada para o próximo dia 22, o estudante de direito Marco Antônio Cabral, 21 anos, filho do governador Sérgio Cabral e estudante de Direito na PUC, será homologado novo vice-presidente do partido no estado. O ex-deputado estadual Jorge Picciani, atual presidente da legenda, será reconduzido ao cargo.
Em 2010, o estudante de Direito Marco Antônio Cabral, 21 anos, fez campanha para Jorge Picciani, que tentou se eleger senador pelo Rio | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Em 2010, o estudante de Direito Marco Antônio Cabral, 21 anos, fez campanha para Jorge Picciani, que tentou se eleger senador pelo Rio | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
No xadrez eleitoral do estado, Marco Antônio, atual presidente da Juventude nacional do PMDB, passa a ter função de um dos principais articuladores do partido no estado. Seu próximo passo seria se candidatar a deputado federal nas eleições de 2014. Mas, para isso, seria necessário que o pai se licenciasse do cargo seis meses antes das eleições, o que ainda não está decidido.
Marco Antônio vai substituir o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Régis Fichtner. Para o ex-deputado federal Jorge Gama, ex-presidente regional do PMDB, Marco Antônio é um “bom nome” para o partido. “Ele já comanda a Juventude do partido com desenvoltura. Mostrou que tem grande capacidade. Como o Régis tem o tempo tomado pelo cargo no governo do estado, teria toda a disposição para ajudar o Picciani na tarefa de compor o partido”, explica.
Durante as eleições municipais, Marco Antonio Cabral teve grande papel, ao lado de Picciani, visitando e pedindo votos para candidatos a prefeito do PMDB e de partidos aliados, muitas vezes substituindo o pai. O jovem tem o apoio de Picciani, que já declarou que gostaria de vê-lo como candidato a deputado federal. Picciani tem o filho mais velho, Leonardo, deputado federal, e o mais novo, Rafael, secretário estadual de Habitação no governo Cabral.