Portugal -  A quarta-feira foi marcada por protestos violentos em vários países europeus, principalmente na Espanha, em Portugal, na Itália e na Grécia. O chamado ‘Dia Europeu de Ação e Solidariedade’, que teve como objetivo gerar manifestações contra cortes de gastos sociais dos governos, terminou com dezenas de feridos e presos.

A série de protestos contra os ajustes e as políticas de austeridade foi convocada pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES). Portugueses e espanhóis convocaram greve geral. Nos outros países, houve paralisações parciais.
Foto: EFE
Milhares de trabalhadores e de estudantes tomaram ontem as ruas de Lisboa. Eles tentaram chegar à sede do Parlamento, foram reprimidos pelos policiais e houve confrontos | Foto: EFE
Na Espanha, que enfrenta uma taxa de desemprego de 25%, houve os enfrentamentos mais graves: pelo menos 110 pessoas foram presas e 40 ficaram feridas, em choques entre manifestantes e as forças de segurança. Em Lisboa, manifestantes chegaram a cercar o Parlamento. Confrontos deixaram 48 feridos.

Na Itália, foram registradas mais de 100 manifestações,a maioria delas convocada por sindicatos. Mas os estudantes também se uniram ao movimento em várias manifestações contra os cortes na educação e,em grandes cidades, como Roma, Milão e Turim, os enfrentamentos com a polícia deixaram feridos, inclusive policiais.

Na Grécia, além de uma paralisação geral de três horas, algumas categorias cruzarão os braços até o fim de semana, como advogados e juízes. Ontem, houve ainda manifestações nas ruas de Atenas.

Na capital belga, Bruxelas, sede das instituições da União Europeia (UE), mais de mil pessoas, segundo a polícia, se manifestaram na frente da sede da Comissão Europeia.

Na França, mais de 200 protestos

Na França, segundo as autoridades, houve cerca de 200 protestos. Na Alemanha, pelo menos 200 pessoas participaram de ato de solidariedade à Europa convocado pela Confederação Alemã de Sindicatos (DGB) no Portão de Brandeburgo, em Berlim.

Na Inglaterra, foram registrados protestos nas cidades de Londres, Manchester, Sheffield, Newcastle e Liverpool.