Rio -  Para ajudar os estudantes na difícil tarefa de escolher a carreira profissional que mais se adequa ao seu perfil, a Estácio fez uma parceria com o Dia Online e, desde a semana passada, apresenta entrevistas com coordenadores de cursos, para tirar dúvidas e mostrar as atuações e vantagens de cada profissão, bem como o cenário atual do mercado e as aptidões necessárias. Na semana passada, a carreira escolhida foi Administração.
Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Formado pode atuar como professor Foto: Agência O Dia
Nessa semana, o professor Marcelo Costa conta tudo sobre a Educação Física, sua área de coordenação pedagógica nacional. Ele destaca a proximidade de grandes eventos esportivos, como Copa e Olimpíadas, como um atrativo para seguir essa profissão. Vamos conferir!
1) Qual a duração do curso e a média salarial do profissional formado?
 
A licenciatura dura 3 anos e o profissional formado ganha de 3 mil a 5 mil reais, em média. Já o bacharelado tem duração de 4 anos, com remuneração de cerca de 5 mil a 7 mil reais.
2) Em que áreas pode atuar?
 
Quem faz licenciatura pode atuar na Educação Básica, ou seja, na disciplina Educação Física na escola e todos os projetos não formais de educação (ONGs, por exemplo). Os que optem pelo bacharelado podem atuar em todas as áreas (esporte, academias, hospitais, clínicas, estúdios, escolinhas esportivas etc...), menos na disciplina Educação Física na escola.
 
3) Qual o perfil do profissional?
 
Precisa ser empreendedor, criativo, inovador, proativo, dinâmico, comunicativo, crítico, líder, ético, solidário, organizado e responsável.
4) Há alunos da Estácio que se destacaram e são famosos no mercado? 
 
Sim. Destaco Alan Bastos, Gerente Nacional de Equipamentos da Rede de Academias Body Tech, e Rover Lima, personal training de artistas e socialites.
5) O mercado está atrativo, numa boa fase? Por que?
 
Está numa ótima fase. Há muitas academias, atividades extracurriculares nas escolas, clubes de corrida, escolinhas esportivas, estúdios e clínicas de treinamento personalizado para grupos especiais. Isso ocorre por uma conjunção de fatores: da maior conscientização da população ao bom momento do esporte com os mega eventos no Brasil/Rio de Janeiro.
6) Que diferencial o curso da Estácio oferece em relação aos demais?
Inúmeros convênios e parcerias de destaque: Instituto Olímpico Brasileiro – IOB (entidade do Comitê Olímpico Brasileiro – COB), Clube de Regatas Flamengo, entre outros... Isso além de professores atuantes e de referência no mercado de trabalho, modelo de ensino inovador, currículo atualizado, laboratórios bem equipados e agilidade nos procedimentos e soluções acadêmicas.