Rio -  A Unidos de Bangu está retomando suas atividades após 15 anos de inatividade. Impulsionado pelo crescimento do bairro, um dos mais populosos da Zona Oeste do Rio, e sentindo a carência de uma entidade representativa, um grupo de jovens se mobilizou para a realização deste sonho, que era ver novamente a escola de samba desfilar.
O pedido foi referendado nesta quarta-feira, na plenária da Associação das Escolas de Samba (Aescrj). Na ocasião, a Independente de São João de Meriti informou a parceriacom a Unidos de Bangu e cedeu seu direito de desfile e representação.

O enredo já está definido: "Nas lembranças da infância, um carnaval de esperança". A agremiação realizará em breve um evento que marcará a refundação e o início dos preparativos para o Carnaval 2013.
Símbolo da Unidos de Bangu | Foto: Divulgação
Símbolo da Unidos de Bangu | Foto: Divulgação
Histórico

A Unidos de Bangu foi fundada em 15 de novembro de 1937. É a madrinha da Acadêmicos de Santa Cruz. Já participou do Grupo 1 (atual Especial) entre 1958 e 1960 e em 1963.

A agremiação, a exemplo do Casino Bangu e o Bangu Atlético Clube, nasceu de um grupo de operários da hoje extinta Fábrica Bangu. As primeiras cores oficiais da escola foram o azul e o branco. As cores vermelho e branco somente foram adotadas em 1966, em homenagem, após o segundo título do campeonato carioca conquistado pelo Bangu Atlético Clube. Foi a primeira escola de samba a ter uma quadra coberta no Brasil.

Nos anos 80 a Unidos de Bangu esteve bem próximo de realizar o grande feito de retornar ao grupo das grandes escolas, tendo como figura marcante seu presidente Wanderley Portugal e o intérprete Sobrinho. Desfilou de 1980 a 1985 no Grupo I-B, atual Série “A”.