Rio -  Começam nesta quarta-feira as inscrições para creche da Prefeitura do Rio. Pais de crianças de até 3 anos e 11 meses de idade devem correr, porque as matrículas vão só até segunda-feira. Já estudantes do Ensino Fundamental e Pré-Escola têm até domingo para garantir seu lugar nas salas de aula do município.

Na Educação Infantil, além das 249 unidades municipais de horário integral, há vagas nos 100 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), 178 creches conveniadas e nas 98 escolas da rede adaptadas para atender crianças a partir de 6 meses.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Há vagas nos 100 EDIs do Rio. O do Catumbi atende a 150 crianças | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Sorteio de vagas

Para inscrever o filho, basta ir à unidade mais próxima com os documentos solicitados. Mas atenção: há pouca ofertade vagas, e a Secretaria Municipal de Educação vai sortear, com acompanhamento do Ministério Público, nos dias 29 e 30, os selecionados.
Alunos que já estudam nas creches e escolas da prefeitura terão matrícularenovada automaticamente.

Segundo a secretaria, o sorteio seguirá a seguinte ordem de prioridade: crianças cuja família seja beneficiária do Cartão Família Carioca; com deficiência; com pais inscritos no Bolsa Família; na lista de espera da creche elaborada em 2012; vítimas de violência doméstica; portador de doenças crônicas; com alguém do núcleo familiar usuário de drogas; com alguém do núcleo familiar que seja presidiário ou ex-presidiário; ter irmão gêmeo que também está sendo inscrito e ser filho de mãe adolescente.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, desde 2009, já foram criadas 23.103 vagas na cidade, com a inauguração de 100 EDIs, a adaptação de 98 escolas e de unidades já existentes e a ampliação das creches conveniadas. Hoje, são mais de 47 mil crianças atendidas.

A prefeitura promete, até 2016, a criação de mais 30 mil vagas em EDIs, que atendem de creche à Pré-escola, têm biblioteca, material específico por faixa etária e área aberta para lazer.

Creches

Inscrição desta quarta-feira a segunda em creche ou EDI. Sorteio nos dias 29 e 30. Leve certidão de nascimento e, se for beneficiário, o Cartão Família Carioca.

A partir da pré-escola

Pré-matrícula no Pré, E. Fundamental e Educação de Jovens e Adultos vai até domingo em matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br.

Confirmação

Matrícula deve ser efetuada na escola onde a vaga foi confirmada. Nos dias 17/12 a 19/12 para Pré-escola e 1º e 2º anos do Fundamental. E dias 7/1 a 11/1 para 3º ao 9º anos e EJA.

Segunda chance

Entre 18/1 a 25/1 haverá novo período de pré-matrícula para quem ainda não conseguiu garantir a vaga.

No estado, prazo termina no dia 30
A pré-matrícula na rede estadual vai até o dia 30 pelo site www.matriculafacil.rj.gov. O resultado sairá no dia 20 de dezembro. A renovação da matrícula de quem quer continuar na mesma unidade de ensino vai de segunda-feira que vem até 28 de dezembro.
Para se candidatar a vaga na Educação de Jovens e Adultos, é preciso ter ao menos 18 anos (para entrar no Ensino Médio) e 15 (no Fundamental). Para o ensino médio regular, o candidato deve ter até 20 anos.
No ato da pré-matrícula, é preciso cadastrar no mínimo duas opções de escola e estar com os seguintes documentos: RG e CPF (se tiver) do aluno e do responsável, certidão de nascimento ou casamento. É preciso declarar se é deficiente e, se estiver afastado da escola, informar o tempo de afastamento.