Rio -  Se perder esse trem que sai agora neste fim de semana, só em 2013. É isso mesmo: afinal, Dia Nacional do Samba — comemorado em 2 de dezembro — só tem uma vez por ano. E o destino não é Jaçanã, como na canção de Adoniran Barbosa, mas os clássicos redutos do gênero no Rio. Prepare o gogó: tem show no Parque de Madureira com Dudu Nobre e Jorge Aragão. Tem, também, a 17ª edição do Trem do Samba, na qual o ritmo embarca em composições que saem da Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz. Tudo de graça.
Em cada vagão tem um grupo cantando. E é só samba tradicional. Conduzimos pelos trilhos essa memória e a história do nosso bairro e do nosso povo”, conta o sambista e idealizador da festa, Marquinhos de Oswaldo Cruz. “Essa é a maior festa de música tradicional do Brasil. É um ponto de referência para o samba, assim como a Flip é para a literatura”, valoriza Marquinhos.
Na foto, a partir da esq.: Sombrinha, Ana Costa, Fred Camacho, Grupo Expressão e Dudu Nobre se apresentam no Parque de Madureira | Foto: João Laet / Agência O Dia
Na foto, a partir da esq.: Sombrinha, Ana Costa, Fred Camacho, Grupo Expressão e Dudu Nobre se apresentam no Parque de Madureira | Foto: João Laet / Agência O Dia
O samba entra nos trens no sábado, a partir das 18h. Além disso, também foram montados palcos na Central e pelo bairro de Oswaldo Cruz. O carro-chefe da noite de hoje é Jorge Aragão, que se apresenta a partir das 21h. Amanhã, no show da Central, a partir das 15h, só tem a nata: Wilson Moreira, Nelson Sargento, Noca da Portela e Velha Guarda da Portela, entre outros.
Já em Oswaldo Cruz, é a vez de Martinho da Vila lembrar clássicos de sua carreira, às 19h. E ainda tem Jongo da Serrinha, às 19h. “O samba nasceu do jongo, do candomblé, dacultura negra”, ressalta Lazir Sinval, uma das quatro cantoras do grupo. Enquanto isso, no domingo, às 17h, o Parque de Madureira vai se transformar numa grande roda de samba, com Jorge Aragão, Dudu Nobre, Leandro Sapucahy, Monarco, Sombrinha e Marquinhos Sathan. Cada um canta cinco músicas, com espaço para o improviso de partido alto. Ao final, uma bateria composta pelos 40 melhores instrumentistas das escolas do Grupo Especial relembra sambas-enredo que marcaram história.
“Vai ser um grande encontro do samba. No Rio, temos várias vertentes do ritmo. Cada lugar com a sua característica específica: a Lapa, a Baixada, Vila Isabel... A cidade é um grande celeiro. Essa multiplicidade mostra o quanto o samba evoluiu, conquistando o Brasil e o mundo e até o universo, pois já tocou até em Marte”, acredita Dudu, que promete cantar ‘A Grande Família, ‘Tempo de Don Don’ e ‘Vou Botar Teu Nome Na Macumba’.
Ainda no domingo, excepcionalmente, Moacyr Luz comanda o Samba do Trabalhador — que sempre acontece às segundas — no Clube Renascença, no Andaraí, a partir das 15h. “O momento para o ritmo é muito bom. Nos desvinculamos do mercado. Com a Internet, a cultura está independente”, analisa Moacyr. E, para não deixar o samba morrer, Sombrinha dá seu recado ao artista mais novo: “Tem que ralar, compor, tocar muito. Só assim é reconhecido. Acredito que daqui a cem anos continuaremos tendo muito samba”. 
PROGRAMAÇÃO DE BAMBA
PARQUE DE MADUREIRA
DOMINGO
17h: Roda de samba com Jorge Aragão, Dudu Nobre, Leandro Sapucahy, Wilson das Neves, Marquinhos Sathan, Monarco e Sombrinha. A festa também terá a participação de intérpretes do Império Serrano e da Portela, além de passistas, mestres-salas e porta-bandeiras. O show do Grupo Expressão abre do evento. Rua Soares Caldeira 115, Madureira.
PROCISSÃO DO SAMBA
DOMINGO
17h30: Concentração em frente à Quadra da Unidos de Vila Isabel. Boulevard Vinte e Oito de Setembro 382.
18h30: Saída do cortejo em direção à Praça Barão de Drumont (antiga Praça Sete).
19h30: o músico Bandeira Brasil comanda a roda de samba com Dorina, Velha Guarda da Vila Isabel, Rodnei da Mangueira, Tonico Ferreira (filho de Martinho da Vila), Gaúcha e Reinaldo, o príncipe do Pagode. Praça Barão de Drumond.
SAMBA DO TRABALHADOR
DOMINGO
15h: O tradicional samba de segunda-feira acontece excepcionalmente neste domingo, com feijoada e tudo. Renascença Clube. Rua Barão de São Francisco 54 (3253-2322), Andaraí. R$ 25.
TREM DO SAMBA
HOJE
20h: Show da Orquestra Tabajara. Palco Mestre Candeia. Rua João Vicente s/nº, Oswaldo Cruz. Grátis.
21h: Apresentação de Jorge Aragão. Palco Alcides Malandro Histórico. Rua Átila da Silveira s/nº, Oswaldo Cruz.
AMANHÃ
15h: Show com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Velhas Guardas da Portela, Império Serrano, Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel, Ney Lopes, Delcio Carvalho, Noca da Portela, Serginho Procópio, Monarco, Surica, Wilson Moreira, Baianinho, Nelson Sargento e Bateria do Mestre Faísca. Palco da Central do Brasil.
19h: Arlindo Cruz, Tia Doca, Marquinhos Cruz, Ito Melodia e Ernesto Pires cantam sucessos. Palco Mestre Candeia. Rua João Vicente s/nº, Oswaldo Cruz.
19h: Martinho da Vila, Marquinhos de Oswaldo Cruz, e as Velhas Guardas da Portela, Império Serrano, Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel fazem show. Palco Manaceia. Praça Paulo da Portela s/nº, Oswaldo Cruz.
19h: Martn’ália, Mauro Diniz, Marcelinho Moreira, Toninho Geraes e Zé Luiz do Império agitam o público. Palco Alcides Malandro
Histórico. Rua Átila da Silveira s/nº, Oswaldo Cruz.
19h: Jongo da Serrinha, Dona Ivone Lara e Quinteto em Branco e Preto se apresentam no Palco Jair do Cavaquinho. Rua Adelaide Badajos s/nº, Oswaldo Cruz.
NOS VAGÕES DO TREM
AMANHÃ
Saída às 18h04. 1º Vagão: Marquinhos de Oswaldo Cruz e Velha Guarda Da Portela; 2º Vagão: Velha Guarda do Império Serrano; 3º Vagão: Velhas Guardas da Mangueira e do Salgueiro; 4º Vagão: Velha da Guarda da Vila Isabel.
Saída às 18h24. 1º Vagão: Só Alegria; 2º Vagão: Pagode do Renascença; 3º Vagão: Bateria do Mestre Faísca; 4º Vagão: Clube do Samba; 5º Vagão: Quilombo de Irajá; 6º Vagão: Bloco das Cuícas; 7º Vagão: Cacique de Ramos; 8º Vagão: Democráticos de Guadalupe. 
Saída às 18h44. 1º Vagão: Blocos dos Cachaças; 2º Vagão: Pagode do Nelsinho e Wilma; 3º Vagão: Sambola e Naldo; 4º Vagão: Parados na Ponte; 5º Vagão: Bip Bip; 6º Vagão: Quintal do Samba; 7º Vagão: Sambalegre; 8º Vagão: Quilombo Selma Candeia. 
Saída às 19h04. 1º Vagão: Embaixadores da Folia; 2º Vagão: Bloco Manga Preta; 3º Vagão: Locomotivas do Samba; 4º Vagão: Grupo da Analimar; 5º Vagão: Agenda Samba Choro; 6º Vagão: Criolice; 7º Vagão: Galeria Velha Guarda da Portela; 8º Vagão: Grupo Regente. 
Saída às 19h24. 1º Vagão: Pagode do Balde; 2º Vagão: Samba Puro de Belford Roxo; 3º Vagão: Grupo Autonomia; 4º Vagão: Beco do Rato; 5º Vagão: Nossa Arte; 6º Vagão: Junte-se a Nós; 7º Vagão: Sambadellas; 8º Vagão: Bloco Sangue Bom.Estação Central do Brasil. Praça Cristiano Ottoni s/nº, Centro (0800-7269494). 
O evento pede a doação de 1kg de alimento não-perecível entregue na própria Central, a partir das 14h do dia do evento. A lotação é de 3 mil pessoas.