Rio -  Está proclamado: ninguém precisa coçar o bolso para se divertir neste feriadão. Como bom timoneiro, basta se levar pelo mar de opções gratuitas que invadem a cidade. Amanhã, bons ventos sopram da Zona Norte, mais especificamente do Parque de Madureira. Afinal, por lá, Paulinho da Viola comemora 70 anos num show repleto de clássicos, com direito à participação da Velha Guarda da Portela.
Foto: Divulgação
Paulinho se apresenta em Madureira | Foto: Divulgação
“Já fiz muito show aberto ao público, na beira de praia, parques, mas lá tem muito a ver com a minha história e acho que pode resultar numa coisa muito legal”, festeja o sambista. Para os amantes da história da arte, a maré puxa em direção ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro, onde acontece mais uma edição da Virada Impressionista. Das 9h de amanhã até 21h de domingo, as portas estarão abertas para a exposição ‘Impressionismo: Paris e a Modernidade’. São reunidas, ao todo, 85 peças do Museu d’Orsay — um dos mais importantes do mundo.“Parece que estamos dentro de uma coleção permanente. Todo mundo se sente em Paris”, afirma Marcelo Mendonça, gerente do CCBB.
Foto: Divulgação
Dudu canta fora do Rio | Foto: Divulgação
Além da arte visual, a música clássica também segue a onda democrática. Um dos destaques deste fim de semana do festival Villa-Lobos, que chega aos 50 anos, é a apresentação dos pianistas Lucia Barrenechea e Antonio Lauro Del Claro. É amanhã, às 19h, na Escola de Música da UFRJ. Já na série ‘Choro no Jardim’, domingo, às 11h, o grupo Luzeiro de Paquetá se apresenta no Jardim Botânico. “Trazemos a nata da música de câmara do Brasil”, afirma o diretor artístico, Marcelo Rodolfo.
Foto: Divulgação
Raça Negra faz show em Cabo Frio | Foto: Divulgação
Enquanto isso, em Bangu, o projeto ‘Procissão do Samba’ terá show do Fundo de Quintal, no domingo. A concentração é no Conjunto João Saldanha. Já no Festival Sesc Rio de Blues e Jazz, a palavra de ordem é a black music. No Sesc Tijuca, há ensaios abertos do músico norte-americano Kenny Brown, no sábado, e da brasileira Taryn Szpilman, domingo. Nos dois dias, o som começa às 17h. “Meu show se chama Negro Blue. O título diz tudo. Enquanto o samba surgia por aqui, o blues apareceu na mesma época na América do Norte. Em ambos os lugares, esse povo foi escravizado. E o lamento saía em forma de arte”, pontua Taryn.
É a deixa para entrar na maré das atividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra, terça-feira. Em vários locais da Zona Portuária, um circuito sobre o tema terá, a partir de segunda, mostras de fotografia, imagens cinematográficas, grafite, artes cênicas e gastronomia. Trata-se do projeto ‘Herança Africana — Intervenções Urbanas no Caminho do Porto’.
E, para os timoneiros que curtem travessias mais longas, vale curtir o fim de semana em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A cidade comemora 397 anos neste fim de semana, com shows de Raça Negra (sexta), Daniel (sábado) e Dudu Nobre (domingo). “Vou cantar clássicos do samba de Martinho da Vila e Adoniran Barbosa, por exemplo, sempre mesclando com minhas músicas. O negócio vai esquentar!”, garante Dudu.
Sem colocar a mão no bolso
ANIVERSÁRIO DE CABO FRIO: Nos festejos de fim de semana, a cidade terá shows de Raça Negra (hoje), Daniel (amanhã) e Dudu Nobre (domingo). Espaço de Eventos de Unamar. Rodovia Amaral Peixoto km 128, distrito de Tamoios. Hoje, amanhã e dom, a partir das 23h.
AS BIBLIOTECAS DO MUNDO: O espetáculo de contação de histórias é adaptado do livro ‘Bibliotecas do Mundo’, de Daniela Chindler. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março 66, Centro (3808-2254). Amanhã e dom, às 11h e às 18h. Distribuição de senhas 1h antes das atividades.
CAMINHOS — UMA INTERVENÇÃO URBANA: No espetáculo da Cia Enviezada, o público recebe aparelhos de mp3. Ao mesmo tempo, todos apertam play e andam por um percurso pré-determinado. Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. Rua Monte Alegre 306, Santa Teresa (2242-9741). Amanhã e dom, às 14h.
FESTIVAL VILLA-LOBOS: Lucia Barrenechea e Antonio Lauro Del Claro se apresentam amanhã, às 19h. Escola de Música da UFRJ. Rua do Passeio 98, Centro (2262-8742). Domingo, o grupo Luzeiro de Paquetá faz show, às 11h, na série ‘Choro no Jardim’. Jardim Botânico. Rua Jardim Botânico 1.008 (3874-1808).
HAPPY HOUR NAS ESQUINAS: O projeto tem shows de Mariane Guerra, Márcia Guedes e Áquila. No repertório, pop rock nacional e internacional, samba e MPB. Downtown. Avenida das Américas 500, Barra da Tijuca (3153-7740). Hoje, às 18h.
HERANÇA AFRICANA — INTERVENÇÕES URBANAS NO CAMINHO DO PORTO: Circuito com fotografias, imagens cinematográficas, grafites e artes cênicas no Largo São Francisco da Prainha, Pedra do Sal, Cais do Valongo, Jardim Suspenso do Valongo, Praça da Harmonia e Rua Pedro Ernesto. Seg, ter, qua e sáb, das 11h às 24h. Programação: www.afrocariocadecinema.org.br.
JOÃO E JOANA: Integrantes do projeto Dançando Para Não Dançar, 50 bailarinos de comunidades cariocas apresentam o espetáculo. Teatro João Caetano. Praça Tiradentes s/nº, Centro (2224-3602). Seg e ter, às 19h.
LAMBE-LAMBE: Resgatando uma profissão em extinção, Maria Di Andrea Hagge leva cenários e figurinos às ruas e fotografa transeuntes. Parque de Madureira. Rua Soares Caldeira 115. Amanhã, das 9h às 15h.
PAULINHO DA VIOLA: O sambista comemora seus 70 anos em um show repleto de clássicos e com participação da Velha Guarda de sua escola, Portela. Parque de Madureira. Rua Soares Caldeira, 115. Amanhã, às 20h. Livre.
PEQUENAS MÃOS: Acompanhadas dos pais, crianças de 3 a 6 anos podem participar de contações de histórias e experimentar diversos processos artísticos. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março 66, Centro (3808-2254). Amanhã e dom, às 15h. Distribuição de senhas 30 minutos antes das atividades.
PROCISSÃO DO SAMBA: O ritmo toma conta das ruas de Bangu. Neste fim de semana, há apresentação do grupo Fundo de Quintal. Conjunto Habitacional João Saldanha. Rua Bico do Lacre. Dom, às 16h.
RECREIO SHOPPING
O Papai Noel chega em um helicóptero. No mesmo dia, há apresentação do coral da UFRJ. Recreio Shopping. Avenida das Américas 19.019 (2138-9888). Dom, a partir das 18h.
SESC RIO DE BLUES E JAZZ: O norte-americano Kenny Brown e a brasileira Taryn Szpilman fazem ensaio aberto ao público. Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita 539, Tijuca (3238-2100). Amanhã: Kenny Brown, às 17h. Dom, Taryn Szpilman, às 17h. Livre.
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: O evento reúne dança, artes plásticas, música e literatura. Confira a programação completa no site: migre.me/bQYiT. Centro Cultural da Uerj. Rua São Francisco Xavier 524, Maracanã (2334-0625). Qua, às 18h. Qui, às 19h. Sex, às 18h.
TAÍS FEIJÃO: A cantora, que mistura música e poesia, apresenta clássicos de Chico Buarque, Djavan e Dorival Caymmi. Reserva+. Rua Francisco Otaviano 67, Arpoador (2227-1192). Amanhã, às 18h. Livre.
VIRADA IMPRESSIONISTA: Oitenta e cinco peças do Museu d’Orsay estão expostas na mostra ‘Impressionismo: Paris e a Modernidade’, que entra madrugada adentro. Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB). Rua Primeiro de Março 66, Centro (3808-2020). Amanhã, às 9h, até dom, às 21h.