Rio -  Cientistas australianos descobriram que uma substância presente no colesterol HDL, conhecido como “colesterol bom”, pode ser usada como remédio para evitar que pacientes sofram um segundo infarto dias depois do primeiro. Segundo eles, a proteína CSL112 aumenta a capacidade do organismo de remover as placas de colesterol que entopem as artérias.
No estudo feito pela equipe australiana, foram injetadas doses da proteína CSL112 na veia de 57 pacientes saudáveis. Em todos eles, a substância conseguiu reduzir imediatamente o índice do LDL.
Depois de uma pessoa sofrer um infarto, o risco de um novo problema nos dias e semanas seguintes é alto. Para impedir a coagulação do sangue e evitar novo entupimento, médicos usam remédios como o ácido acetilsalicílico (AAS). Mas essa estratégia não elimina a causa do problema: o colesterol LDL, chamado de “colesterol ruim”.
O HDL é capaz de retirar essas plaquetas acumuladas. Por isso, outra forma comum de combater o infarto é usar remédios que aumentam os níveis de HDL gradualmente. Essa terapia não evita, no entanto, um segundo infarto em curto prazo.
A coordenadora da Unidade Coronariana da Clínica São Vicente, Lilian Carestiato, destacou que o remédio pode ser essencial para pacientes que não conseguem reduzir o nível do colesterol mesmo tendo hábitos saudáveis. Mas, apesar de considerar promissor, a especialista alerta que serão necessários mais testes para ter certeza da eficácia do tratamento.