Rio -  Quem estiver interessado em fazer cursos gratuitos de cuidador de idosos tem duas opções. O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), na Gávea, e o Instituto Vital Brazil, em Niterói, estão oferecendo a oportunidade de profissionalização na área, em que a oferta de trabalho vem crescendo nos últimos anos. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, 12,8% da população residente na capital do Estado do Rio é formada por idosos.

"O cuidador tem como principais ocupações ajudar nas atividades rotineiras dos pacientes acamados, como alimentação, higiene e cuidados com medicação. Ele também ajuda a orientar os familiares. Os procedimentos invasivos são de responsabilidade do enfermeiro", disse a coordenadora do curso do Cepe, Rosângela Gomes.

Realizado duas vezes por ano em Niterói, o curso na sede do Instituto Vital Brazil tem 100 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ivb.rj.gov.br ou telefone 2334-6853. Com módulo de oito horas, os cursos no Cepe acontecem desde março, duas vezes por mês, e já formaram 335 alunos. As inscrições são gratuitas. O endereço é Avenida Padre Leonel Franca, 248.