Rio -  A prefeitura do Rio espera fazer 30 mil testes rápidos de Aids no próximo sábado, como parte da campanha nacional Fique Sabendo. Em 2011, foram 17,5 mil exames na capital fluminense, segundo o subsecretário de Atenção Primária e Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Daniel Soranz. " No ano passado, no Fique Sabendo, a prefeitura do Rio de Janeiro foi a que fez o maior número de exames em um único dia. Nesta nova campanha, a gente pretende repetir a marca, com maior número de exames do país", disse.
Teste permite detecção rápida da doença | Foto: Divulgação
Teste permite detecção rápida da doença | Foto: Divulgação
No próximo sábado, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h. Normalmente, as unidades funcionam de 8h às 12h. Iniciada no dia 10 de novembro, a campanha Carioca da Prevenção oferece testes para detecção do vírus HIV e da sífilis em 200 postos de saúde e clínicas da família em toda a capital, em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, órgão da prefeitura. Somente no dia 10 de novembro, quando teve início a ação, 21,6 mil exames foram feitos.
Daniel Soranz explicou que qualquer cidadão pode fazer os exames. É coletado sangue do paciente e o resultado sai em aproximadamente oito dias. O resultado ficará disponível nas unidades de saúde e na internet. Segundo Soranz, os casos de aids e sífilis no Rio estão dentro da média brasileira. "Com o aumento da disponibilidade de exames, a gente espera encontrar mais casos precocemente para proteger a população de casos futuros", disse.
Quem procurar as unidades de saúde também poderá se vacinar contra a hepatite B e, no caso das mulheres, fazer o exame preventivo do câncer de colo de útero. Haverá ainda aferição de pressão arterial, distribuição de material educativo e de preservativos, além de atividades de promoção à saúde. Para obter mais informações sobre onde fazer o teste, os interessados podem ligar para a central de atendimento da prefeitura pelo telefone 1746.
As informações são da Agência Brasil